Vagina Tubo músculo-mebranoso, impar e mediano, o qual Representa o Órgão de Cópula Feminino. Apresenta para estudo Anatômico 02 Paredes: Anterior e Posterior,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino
Advertisements

Sistema Genital Masculino
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Aparelho Reprodutor Feminino – Patricia Egea Oliveira Araújo – Escola Estadual Osvaldo Aranha - Lobato.
Sistema reprodutor masculino
REPRODUÇÃO HUMANA Objetivos:
Sistema Reprodutor Masculino
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor Feminino
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Sistema reprodutor masculino
Aparelho reprodutor feminino
Professor Jorge Antonio Sistema Respiratório.
SISTEMA GENITAL MASCULINO
DISCIPLINA DE ANATOMIA SISTEMA GENITAL FEMININO
FISIOLOGIA HUMANA REPRODUÇÃO.
Fases da vida da mulher e anatomia reprodutora
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Sistema Reprodutor Bases fisiológicas da Reprodução
Disciplina Anatomia II.
SISTEMA REPRODUTOR.
A REPRODUÇÃO HUMANA.
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
REPRODUÇÃO HUMANA.
SISTEMA RESPIRATÓRIO CONJUNTO DE ORGÃOS QUE PROMOVEM O RÁPIDO
SISTEMA EXCRETOR.
Aparelho Reprodutor Feminino
1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
Sistema Reprodutor Feminino
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
SISTEMA URINÁRIO CONCEITO
SISTEMA REPRUDUTOR.
Sistema Urinário Composto por órgãos que elaboram e armazenam a urina e temporariamente até ser eliminada para o exterior: - rins (2), que produzem a urina,
Estruturas Anatômicas dos Genitais Femininos Internos e Externos
Sistema Genital Feminino
Reprodução Humana Evento biológico responsável pela perpetuação da espécie Humana. Os órgãos envolvidos com essa função se reúnem para constituir o Sistema.
SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA HUMANA EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA
SEGUNDA PARTE.
EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA
Sistema Cardiovascular
3ª part (PUTZ; PABST, 2000.)
SISTEMA REPRUDUTOR.
ASSER Profa Camila Papini
SISTEMA URINÁRIO.
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professor Léo.
Sistema Respiratório Profa: Marta Adorno.
SISTEMA URINÁRIO.
dos órgãos reprodutores
ÓRGÃOS URINÁRIOS Profa. Dra. Marta Luppi.
Orgãos Genitais Externos
Genitália Externa Feminina Equipe: Amanda Kelly; Ana Paula Queiroz; Andressa Saldanha; Elaine Nunes; Fca. Roberta Páscoa; Rita de Cássia Rochelle Holanda.
EMBRIOLOGIA HUMANA Profª. Ms.Dulci Leite.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
6 Parte. Útero Útero Definição: Órgão oco, em forma de pêra, impar e mediano. É predominante muscular, o que favorece a sua função, pois cabe ao mesmo,
Transcrição da apresentação:

Vagina Tubo músculo-mebranoso, impar e mediano, o qual Representa o Órgão de Cópula Feminino. Apresenta para estudo Anatômico 02 Paredes: Anterior e Posterior, justapostas. A parede Anterior da Vagina é mais curta, em razão de sua relação com o COLO DO ÚTERO. A Vagina se comunica superiormente com a CAVIDADE DO ÚTERO, através do ÓSTIO do ÚTERO, inferiormente se comunica com o meio externo, através do ÓSTIO da VAGINA. (PUTZ; PABST, 2000.) Nas virgens, o ÓSTIO da VAGINA é parcialmente fechado pela presença de um membrana conjuntiva, de pouca espessura, revestida por mucosa, pobremente inervada e vascularizada, o HÍMEN. Após a 1ª relação sexual, o HÍMEN é rompido, restando apenas seus fragmentos, as CARÚNCULAS HIMENAIS, em sua margem de inserção.. (NETTER,2002)

Órgãos Genitais Femininos Externos

Pudendo Feminino Está representado pelas seguintes estruturas:. 1 MONTE PÚBICO (1): elevação mediana situada por diante da Sínfise Púbica. È constituída por Tecido adiposo, revestido por cútis, na qual após a puberdade verifica-s e a presença de pêlos. LÁBIOS MAIORES (2): duas pregas cutâneas alongadas, delimitam entre si uma fenda mediana, a RIMA DO PUDENDO. Os Lábios Maiores apresenta uma face medial lisa, e outra lateral com pêlos após a puberdade. 3 3 2 2 4 LÁBIOS MENORES (3): duas pregas cutâneas lisas, situadas medialmente aos Lábios Maiores, delimitam entre si o VESTÍBULO DA VAGINA, onde identificamos: o ÓSTIO da URETRA; ÓSTIO DA VAGINA (4); E OS ÓSTIOS dos DUCTOS DAS GLÂNDULAS VESTIBULARES. (PUTZ; PABST, 2000.)

Estruturas Eréteis CLITÓRIS (1): órgão erétil feminino, homólogo ao pênis masculino. É constituído, por 02 RAMOS fixos aos ramos inferiores dos púbis, unindo-se medianamente para formar o CORPO DO CLÍTÓRIS, terminando em uma dilatação anterior, a GLANDE DO CLITÓRIS, identificada, no ponto em que se unem superiormente os LÁBIOS MENORES. 1 2 BULBO DO VESTÍBULO (2): Formado por duas massas pares de tecido erétil, situados profundamente aos Lábios Menores da Vulva, envolvidos pelo M. Bulbocavernoso. Quando cheios de sangue, dilatam-se e desta forma proporcionam maior contato entre o pênis e o Óstio da vagina. (NETTER,2002)

Glândulas Anexas (PUTZ; PABST, 2000.) GLÂNDULAS VESTIBULARES MAIORES (1): glândula esférica, par, de tamanho próximo ao de uma ervilha, situadas profundamente no VESTÍBULO DA VAGINA, onde abrem-se seus DUCTOS (2). GLÂNDULAS VESTIBULARES MENORES: apresentam-se em número variável, com ductos diminutos, os quais se abrem no VESTÍBULO da VAGINA, entre o ÓSTIO DA URETRA e o ÓSTIO da VAGINA. 1 Este conjunto de Glândulas visa promover a lubrificação, tornando úmidos as estruturas associadas à cópula feminina, favorecendo assim a relação sexual. 2 2 (PUTZ; PABST, 2000.)

Mamas Roberto_anatomia@yahoo.com.br Definição: são GLÂNDULAS CUTÂNEAS MODIFICADAS e especializadas na função exócrina de produzir e ejetar o leite, para alimentar o novo ser nos primeiros momentos da vida extra-uterina. 1 CONFIGURAÇÃO EXTERNA: se apresentam como duas projeções cônicas , cujas bases se ajustam sobre os Mm. Peitorais Maiores. São identificadas na parede anterior do Tórax. No ápice da Mama identificamos uma projeção cilíndrica e pigmentada, a PAPILA MAMÁRIA (1). A PAPILA MAMÁRIA está situada no centro de uma área circular, também escura, com 3cm de diâmetro, a ARÉOLA MAMÁRIA (2). 2 (PUTZ; PABST, 2000.) ARQUITETURA: PARÊNQUIMA: constituído por tecido glandular, é representado por 15 a 20 Lobos em forma de Pirâmides com o ápice voltada para a papila. A reunião dos lobos constituí o CORPO DA MAMA, de consistência mais firme, à palpação, do que as áreas vizinhas. ESTROMA: formado por tecido adiposo, entremeado por septos de tecido conjuntivo. O volume do Tecido Adiposo influencia na forma e volume das mamas.