BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Carta da Terra Uma introdução sobre valores e princípios para uma sociedade global justa, sustentável e pacífica no século XXI.
Advertisements

Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Cidadania Cosmopolita
Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese
Processos participativos
Mestrado em Sociologia do Trabalho e das Relações
In “Educação Matemática: Caminhos e encruzilhadas”
I- Concepção de Educação
Juventude, juventudes: culturas juvenis
Kátia Rodrigues Araújo (IC) e Flávia Ulian (PQ)
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Tortura nas Prisões: um Património de Silêncio nas Ciências Sociais
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
O Positivismo.
Betinho, uma vida de luta e afeto
Desenvolver Por uma Nova Escola.
II Jornada de Recuperación del Patrimonio Historico Educativo
CONTEMPORANEIDADE 1 UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS
Crítica da razão indolente: contra o despedício da experiência
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Encontro dos Programas de Educação Tutorial - PET/UFC Fortaleza, 29 de Junho de 2012.
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CURSO O TRABALHO.
OS PODERES INSTRUTÓRIOS DO JUIZ NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO Souza, T. H. M; Gonçalves, V. O.
UNIVERSIDADE POPULAR DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras
Movimentos Sociais Contemporâneos. 1.Associativismo Local 2. Inter-organizacional 3. Mobilizações Três níveis de organização SOCIEDADE CIVIL (Sherer-Warren)
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
Direito Constitucional III
Tendências contemporâneas na produção do conhecimento: aproximações com a agenda pós-moderna Professora Gisele Masson Programa de Pós-Graduação em Educação.
Aulas 3H TP; 1h OT. Abordar as principais linhas de força da história da imprensa; polemizar os conceitos já adquiridos, através de sessões expositivas;
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Mário Alberto Nobre Lopes Soares Elsa Matias Ruben Nogueira Cef-Foto 24 de Outubro de 2010.
DOCENTES: ELISABETH FIGUEIRO DUARTE BRAGA LIDIANE ANDRADE SOUSA TÍTULO: CONTEXTO FAMILIAR x.
Aula de Sociologia – Karl Marx
MASS MÉDIA ANÁLISE AO CANDIDATO - FERNANDO NOBRE.
Almerindo Janela Afonso
Normas para citações bibliográficas segundo a APA
Economia e Gestão Prof. MSc. João Claudio T. Arroyo
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
O Positivismo.
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
REPRESENTAÇÕES DE INTERESSES, FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS E HEGEMONIA
Elaboração e Organização da Bibliografia
Teorias e Sistemas em Psicologia -
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Recife
Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social Profª : Elisônia Carin Renk CAPITULO.
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PESQUISA CIENTÍFICA.
Novembro – 18 Eixo 2. Formação profs. para a Ed. Básica: problemas; impasses; propostas (concluindo...). Eixo 3. Trabalho e Trabalho Docente conceitos.
A CONCEPÇÃO SOCIALISTA DE DH
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
Painel 8 – Inclusão digital e uso de informação Moderador – Cecília Leite – IBICT Painelista 1 – César Santos Alvarez - Presidência da República Painelista.
A crise da Universidade na contemporaneidade Grace Tanikado Patricia Oliveira Brito Raquel Karpinski Lemes Walcy Pereira Oliveira SA: Democracia e Universidade.
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.
Normatização ABNT.
Dinâmicas e Trajectórias de Mudança Social: o papel da Ciência e dos Cientistas Anália Torres CIES/ISCTE Presidente da European Sociological Association.
Transcrição da apresentação:

BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS

BIBLIOGRAFIA Boaventura de Sousa Santos (Coimbra, 15 de Novembro de 1940) é doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É diretor dos Centro de Estudos Sociais e do Centro de Documentação 25 de Abril [1] dessa mesma universidade. É atualmente, um dos principais intelectuais da área de ciências sociais, com mérito internacionalmente reconhecido, tendo ganho especial popularidade no Brasil, principalmente, depois de ter participado nas três edições do Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Defensor da ideia de que movimentos sociais e cívicos fortes são essenciais ao controlo democrático da sociedade e ao estabelecimento de formas de democracia participativa, foi inspirador e sócio fundador em 1996 da Associação Cívica Pro Urbe (Coimbra). Sua trajetória recente é marcada pela proximidade com os movimentos organizadores e participantes do Fórum Social Mundial e pela participação na coordenação de uma obra coletiva de pesquisa denominada "Reinventar a Emancipação Social: Para Novos Manifestos".

ALGUMAS OBRAS * 1987: Um Discurso sobre as Ciências, Coimbra. * 1988: O Social e o Político na Transição Pós-moderna * 1989: Introdução a uma ciência pós-moderna * 1990: O Estado e a Sociedade em Portugal (1974-1988). Porto: Afrontamento. * 1993 (org.): Portugal: um retrato singular, Porto: Afrontamento. * 2000 Para uma concepção pós-moderna do direito. Acrítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência, Porto: Afrontamento. * 2001 (org.): Globalização: Fatalidade ou Utopia?, Porto: Afrontamento. * 2004 : Escrita INKZ, Rio de Janeiro: Aeroplano. * 2005: " A Universidade do Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade". 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. (Coleção questões de nossa época; v.120). * 2006 : Viagem ao centro da pele. Rio de Janeiro: Revista Confraria do Vento [2] * 2006 : A gramática do tempo: para uma nova cultura política, S. Paulo, Porto : Cortez Ed., Afrontamento. * 2006 : The Heterogeneous State and Legal Pluralism in Mozambique, Law & Society Review, 40, 1: 39-75.