“Devemos aproveitar todas as oportunidades possíveis para evitar uma separação rígida entre habitações e para estimular o que restou do sentimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Advertisements

FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Como é o seu grupo? Extraído de Liderança Cristã, de Nancy G. Dusilek
Programa de Ética e Cidadania
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Equações Matemática a Giz de Cor – Matemática – 7.º Ano.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Qual a diferença entre Emergência, Urgência e o Pronto Atendimento?
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL
Censo, Caracterização e Diagnóstico
O conteúdo.
Que desconforto é esse?.
Dos tempos de Salazar ao Futuro
Ministério da Criança e do Adolescente
REUNIÃO REQUALI 2005 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS
AS SEMENTES DO AMOR Expandir a capacidade de amar e cuidar bem de: Nós mesmos Dos outros Do ambiente em que vivemos.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
O Quebra-Cabeças e a Vida.
A MAGIA ESTÁ EM VOCÊ A MAGIA ESTÁ EM VOCÊ Paulo Araujo Paulo Araujo
CONCEITO PROPOSTO A tipologia concebida combina os conceitos da moradia verticalizada, que potencializa o aproveitamento do terreno, e da casa unifamiliar,
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Sagrada Familia.
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
Relatório da atividade
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
Ministério com Casais.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
Escola Estadual Dona Consuelo Muller
Cristiane Liberali Dalva Gugeler Malú Rocha Samara de Matos
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Minha família...EU CURTO! Honrar pai e mãe...EU CURTO!
GRUPOS NA PERSONALIDADE
TEMA E PROBLEMA.
As diversas formas de organização da coletividade.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Entre o Psicodiagnóstico e o Aconselhamento Psicológico
Professora: Daniela de Souza
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Razões dos Pequenos Grupos
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será.
REUNIÕES DE TRABALHO.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
TROCA DE CALOR SENSÍVEL
Cálculo Apresentação de Limite Elano Diniz.
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA MÃOS A OBRA 1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas -Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Educação Financeira para crianças e Jovens
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO PROF.ESP.SAMANDA NOBRE.
Casa Comum, Nossa Responsabilidade.
REAÇÕES EMOCIONAIS DIANTE DO SOFRIMENTO / MORTE
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NA ATENÇÃO À SAÚDE
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
Cuide do seu relacionamento e aproveite
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Transcrição da apresentação:

“Devemos aproveitar todas as oportunidades possíveis para evitar uma separação rígida entre habitações e para estimular o que restou do sentimento de participar de algo que nos é comum ”

“Pública é uma área acessível a todos a qualquer momento; a responsabilidade por sua manutenção é assumida coletivamente. Privada é uma área cujo acesso é determinado por um pequeno grupo ou por uma pessoa, que tem a responsabilidade de mantê-la”

“O conceito de intervalo é a chave para eliminar a divisão rígida entre áreas com diferentes demarcações territoriais. A questão é, portanto, criar espaços intermediários que, embora do ponto de vista administrativo possam pertencer quer ao domínio público quer ao privado, sejam igualmente acessíveis para ambos os lados, isto é, quando é inteiramente aceitável, para ambos os lados, que o “outro” também possa usá-lo”

“O sentimento de comunidade está presente em qualquer interação social do cotidiano, tal como nas brincadeiras das crianças, no hábito de revezar-se para tomar conta delas, na preocupação em manter-se informado sobre a saúde do outro, em suma, em todos esses cuidados e alegrias que talvez pareçam tão evidentes que tendemos a subestimar sua importância”

“As escadas comunitárias não devem ser apenas fonte de aborrecimento no que diz respeito ao acúmulo de sujeira e à limpeza – devem servir também, por exemplo, como um playground para as crianças de famílias vizinhas.”

“O conceito de rua de convivência está baseado na idéia de que os moradores têm algo em comum, que têm expectativas mútuas, mesmo que seja apenas porque estão conscientes de que necessitam um do outro. Este sentimento, no entanto, parece estar desaparecendo rapidamente de nossas vidas. A afinidade entre os moradores parece diminuir à medida que aumenta a independência proporcionada pela prosperidade”

Esquema demonstrando o fluxo de pessoas quando o espaço de estacionamento de veículos é retirado para a periferia do terreno.

Liberação do térreo para a colocação de serviços e comércio que propicie o fluxo da região do entorno ao próprio conjunto.

Proposta de trocas de experiências entre os novos moradores do conjunto e os recicladores que habitam a região.

“Dar igual atenção à moradia e à rua significa tratar a rua não apenas como o espaço residual entre quadras residenciais, mas sim como um elemento fundamentalmente complementar, espacialmente organizado com tanto cuidado que possa criar uma situação na qual a rua possa servir a outros objetivos além do trânsito motorizado”

É sempre uma questão de achar o ponto de equilíbrio capaz de fazer com que os moradores possam refugiar- se na privacidade quando o quiserem, mas que possam também procurar contato com os outros”