Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
William/Giovano/Paulo Amado
Advertisements

Espaço Confinado  Vigia
Transportes e Armazenagem
Prof: Michelly Gonçalves Fernandes Vitória 2007
Treinamento de Segurança Para Operadores de Paleteira
Segurança Vidrarias Prof. Dr. Fernando Cruz Barbieri
ILUMINÂNCIA DE EMERGÊNCIA
Segurança no uso de Empilhadeira
Mãos: Por que é tão importante termos cuidados com elas?
TREINAMENTO INTEGRAÇÃO
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
Segurança Rodoviária.
Cicloturismo.
Aula 5 : Sinalização Horizontal
Aula 7 : Sinalização Vertical (continuação)
ES723 - Dispositivos Eletromecânicos
INCIDENTE COM GUINDASTE
Auditoria de Segurança da Informação
PLANEJAR PARA EXECUTAR
Procedimentos de Segurança
Padrões Mínimos de Segurança
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
Montagem do Gradil Bovino.
Administração, Segurança e Território
SEGURANÇA INDUSTRIAL Empilhadeiras
Treinamento: Segurança no uso de Empilhadeira.
14 Regras simples de Segurança
SEGURANÇA na UTILIZAÇÃO de
BBS – Segurança Baseada no Comportamento
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
INSTRUÇÕES DE USO DO DRIVE THRU
15 Mandamentos da Cortesia ao Volante
Metodologia 5S’s e Práticas da Armazenamento
Pneus, Freios e Luzes Pneus, freios e luzes são três dos elementos mais importantes do seu veículo. O uso e a manutenção adequados desses itens são sinônimo.
Segurança com serra clipper
Manual de Segurança para PONTES ROLANTES
TREINAMENTO Pós-Vendas John Deere Brasil – Todos os direitos reservados. Material elaborado em Outubro/2008. A John Deere Brasil reserva-se ao direito.
INSTRUÇÕES DE USO DO DRIVE THRU. CLIENTES MASCULINOS 1.Dirija até o caixa automático. 2.Baixe o vidro. 3.Introduza o seu cartão e a senha. 4.Selecione.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Equilíbrio de um Corpo Rígido Cap. 5
Momentos de Inércia Cap. 10
Sistema de Monitorização da Condução de um Automóvel
Sistema de Monitorização da Condução de um Automóvel
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
CURSO RECICLAGEM DE OPERADOR DE EMPILHADEIRA
Cuidado com as mãos.
APRESENTA.
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
CHECK-LIST NR 17.
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO Iluminação de Emergência
Desafios para Implantação dos Requisitos de Ergonomia – NR-36
TREINAMENTO PARA OPERADOR DE EMPILHADEIRA 1° fase (teórica)
Abril
NORMA REGULAMENTADORA TRABALHO EM ALTURA
Óptica: Segmento da Física que estuda os fenômenos luminosos.
TREINAMENTO Pós-Vendas John Deere Brasil – Todos os direitos reservados. Material elaborado em Outubro/2008. A John Deere Brasil reserva-se ao direito.
Prevenção de acidentes no trânsito e alcoolismo
FORMAÇÃO PARA OPERADORES DE EMPILHADEIRA, TRANSPALETEIRA
Pá carregadeira / Tratores
Técnico em Segurança do Trabalho
Edson Donizetti da Silva - TST - São Carlos - SP
Segurança no uso de Empilhadeira
SESMT Serviço Especializado em Engª de Seg. e Medicina do Trabalho
NINGUÉM ESTÁ AUTORIZADO A CORRER RISCOS EM NOME DA EMPRESA!!!
Empilhadeira – Conceito
Treianmento para operação de Paleteira Elétrica.
Procedimentos de Segurança
Transcrição da apresentação:

Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira.

OBJETIVO: Definir requisitos mínimos para: Operação; Inspeção; Qualificação do operador.

INTRODUÇÃO GENERALIDADES Existem basicamente quatro tipos de empilhadeiras de cargas a saber:

TIPOS DE EMPILHADEIRAS  Gasolina;  Diesel;  Elétrica;  GLP IMPORTANTE Para ambientes confinados somente deverá ser utilizadas as empilhadeiras elétricas.

O QUE É UMA EMPILHADEIRA? É um veículo auto-propulsor, projetado para Levantar, Transportar e Posicionar materiais.

COMO FUNCIONA ? As cargas são carregadas em garfos, com movimentos para cima e para baixo, sobre um quadro situado na parte dianteira do veículo. As rodas traseiras são Direcionais e as dianteiras são de Tração.

PRINCÍPIOS FÍSICOS As empilhadeiras baseiam-se no Princípio Físico da alavanca em que temos um contrapeso para permitir apanhar, levantar ou abaixar a carga. Com isto a empilhadeira funciona com uma gangorra, onde a carga colocada nos garfos deve ser equilibrada pelo peso da máquina.

O ponto de apoio é o eixo das rodas dianteiras. PRINCÍPIOS FÍSICOS IMPORTANTE O ponto de apoio é o eixo das rodas dianteiras.

IMPORTANTE O contrapeso da traseira contrabalança o peso suportado sobre os garfos. O fulcro ( ponto de apoio e balanço) está localizado no centro das rodas de propulsão. Evidentemente quanto mais afastada for a carga, maior será a tendência da empilhadeira tombar sobre as rodas de tração.

IMPORTANTE A escolha do tipo de pneus é em função das condições de Operação, Local, Piso, Rampa e Distância a ser percorrida.  Pneus com câmara de ar - são usados em serviços pesados, operações externas e terrenos irregulares;  Pneus maciços -usado onde o empilhamento é alto e onde são requeridos pequenos diâmetro.

REGRAS GERAIS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS Na condução do veículo:  Deve-se estar corretamente instalado no comando e utilizar corretamente os comandos da máquina;  Nunca conduzir com as mãos ou sapatos gordurosos ou molhados e nem sentido mal-estar (comunique ao seu chefe);  Evitar qualquer parte do corpo fora dos limites do veículo.

REGRAS GERIAS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS Na circulação com o veículo:  É o condutor que deve evitar as pessoas e não o oposto;  Ser muito prudente, seguir o percurso reservado aos veículos de carga e vigiar cuidadosamente a carga;  Para cruzar com outro equipamento, chegar-se à direita;

REGRAS GERAIS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS Na circulação com o veículo:  É proibido passar por baixo dos garfos da Empilhadeira, estando com ou sem carga; e também puxar ou empurrar vagões ou outros veículos;  Observar os sinais e placas de avisos existente indicando mudança de direção;

REGRAS GERAIS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS Na circulação com o veículo:  Com ou sem carga, nunca circular com os garfos elevados; deixar sempre um espaço mínimo de 15 cm entre o garfo e o piso;  Sempre conduzir em velocidade reduzida, e em terreno ondulado, acidentado ou escorregadio, manter firme o volante para prevenir golpe da direção;  Não manobrar a empilhadeira em rampas.

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA Regulamentos: Item 1  Não é permitido que qualquer pessoa sem o treinamento adequado, opere empilhadeiras; Item 2  Proceder a Verificação diária do equipamento.

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA Verificar a cada inicio de operação:  O estado geral da máquina quanto às avarias e o estado do extintor de incêndio;  O bom estado dos pneus, a eficácia do freio e o funcionamento da buzina;  O funcionamento dos sistemas de elevação, inclinação e direção;  Se o equipamento apresenta vazamento.

MANDAMENTOS DO OPERADOR Não é permitido operar Empilhadeira sem a formação adequada;  Verificar antes do início das atividades diárias, o estado geral e o funcionamento do equipamento ( testar os pontos vitais ), e comunicar qualquer irregularidade que notar durante o trabalho;

MANDAMENTOS DO OPERADOR Observar a sinalização e estar sempre atento. Seja consciente na sua tarefa diária;  Ficar sempre atento aos pedestres nos deslocamento e manobras. Manter distância segura, utilizando a buzina;  Com ou sem carga,manter sempre os garfos a 15cm do piso durante os deslocamentos;

MANDAMENTOS DO OPERADOR Nunca eleve ou transporte qualquer tipo de carga em um só garfo; Não transportar pessoas em qualquer parte da Empilhadeira;  Nunca permita a passagem de pessoas e/ou equipamentos sob a carga elevada;  Ficar sempre atento à capacidade da Empilhadeira; verifique o peso da carga a levantar ou transportar;

MANDAMENTOS DO OPERADOR Não opere sem protetor contra queda de cargas ( Santo Antônio );  Se a carga estiver obstruindo a visão, transite de marcha a ré, exceto subindo rampas.

REGRAS GERAIS. Somente operadores Treinados, Qualificados e Autorizados podem operar empilhadeiras; Todo operador deve ter CNH ( Carteira Nacional de Habilitação) para veículos automotivos; Todo operador deverá portar credencial conforme anexo C-4.1.3; Transitar sempre com os faróis acesos;

REGRAS GERAIS. Toda empilhadeira dede estar equipada com : Alarme de ré, Luz de freios, Giroflexe e retrovisores; Tenha sempre certeza de que o peso a ser transportado, está de acordo com a capacidade da empilhadeira; A capacidade da empilhadeira deve estar identificada em local visível.

REGRAS GERAIS Circular na área com velocidade máxima de 10 km/h; Não fumar, não usar rádio ou celular durante as operações; Nunca movimentar a empilhadeira com os garfos elevados; Nunca usar a empilhadeira para elevar ou levantar pessoas

Mantenha-se sempre atento aos pedestres Ao observar A preferência é do pedestre.

O espelho retrovisor é um equipamento muito importante, utilize-o Cuidado !!! Tenha a certeza de que o pedestre está longe, quando você estiver saindo, chegando ou manobrando . O espelho retrovisor é um equipamento muito importante, utilize-o

Permita uma distância segura e sinalize manualmente “ Vá em Frente” para comunicar com quem deverá prosseguir primeiro. Jamais permitir que um pedestre permaneça embaixo de partes elevadas de um veículo.

Reduza a velocidade nos cruzamentos mesmo providos de semáforos ou espelhos panorâmicos Obedeça a sinalização.

A frase ‘Tome Cuidado” se aplica também a você como operador, dirija cuidadosamente onde pedestres estão trafegando.

Tipos de EPI’s CAPACETE; ÓCULOS DE SEGURANÇA; BOTA DE SEG. COM BICO DE AÇO;     PROTETOR AURICULAR.

“A SEGURANÇA SÓ EXISTE QUANDO É PRATICADA”

? STOP