Programa Cidades Sustentáveis Foto: Por gelinh. Flickr Creative Commons.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Programa Cidades Sustentáveis
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Transporte Público Urbano
Programa Cidades Sustentáveis
Programa Cidades Sustentáveis
Programa Cidades Sustentáveis
PLANO DE GESTÃO.
Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
Conferência das Cidades Mato Grosso
Programa STAQ (Sustainable Transport and Air Quality) Projeto Regional Brasil 12ago2010.
Plano de Controle de Poluição Veicular PCPV
MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE PÚBLICO
“Conservação do passeio público”
Transporte Público Urbano
Agenda da sustentabilidade
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
VOCÊ “AINDA” TEM COMPROMISSO
Conferência das Cidades Mato Grosso
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Faculdade de Tecnologia de Jundiaí TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES – GISELLE ROSATTI KRUMMRICH.
INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA
MOBILIDADE URBANA JÁ. MOBILIDADE URBANA JÁ Responsabilidade e direito de todos nós Mudança cultural Conscientização Participação social Ação Planejamento.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança
ITANHAÉM Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Itanhaém.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
MONITORAMENTO DE VEÍCULOS DE
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
A Educação como Elemento Chave numa Estratégia de Mobilidade Urbana Tiago Farias Conferência Mobilidade Eléctrica Torres Vedras, 29 de Abril de 2011 Tiago.
Ciclomobilidade: os caminhos legais
4ª Reunião Fórum Temático de Infraestrutura 14 de setembro de 2012.
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
A Política de Mobilidade Urbana no desenvolvimento das cidades
RP e Mobilidade Urbana. Mobilidade Urbana é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas em uma localidade.
Movimento Nossa São Paulo 1.
A Importância do Transporte Urbano
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
ASPECTOS DA FISCALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
MINISTÉRIO DAS CIDADES
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Plano de Desenvolvimento Participativo para Russas (Preliminar) Principais Metas: Russas- CE, 21 de abril de
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA.
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança Importância econômica Cidade como passagem e ponto de chegada.
Bicicleta e mobilidade Conhecendo os dados
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Política Climática da Cidade do Rio de Janeiro,. Principais Instrumentos  Criada pela Lei n°5248/2011 estabeleceu metas de redução de Emissões de GEE:
Mobilidade Urbana.
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE VOLTA REDONDA
Projeto de Lei nº 396/15 (PDDU) Capítulo V – Da Mobilidade Urbana.
Sou + De Bicicleta. Sou + De Bicicleta Plano de Governo de Fernando Haddad 13 Prefeito Propostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana.
PROGRAMAS E AÇÕES DE INFRAESTRUTURA. SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA À Secretaria de Estado da Infraestrutura compete desenvolver, as atividades relacionadas.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.
Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Audiências Públicas Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do Pais 2º Ciclo Financiamento.
Cidades Modernas e Sustentáveis ALUNOS: ISABELLA, WESLEY, ESTEFANI ALMEIDA, KAROLAINE E RAFAELA FREITAS. 2º ANO “A”
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Programa Cidades Sustentáveis Foto: Por gelinh. Flickr Creative Commons

Realização O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização sem fins lucrativos, caracterizada como Oscip (organização da sociedade civil de interesse público). Sua missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. A Rede Nossa São Paulo foi lançada em 15 de maio de 2007 e sua missão é mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, e articular ações visando a uma cidade de São Paulo justa e sustentável. Apartidário e inter-religioso, é apoiado por cerca de 700 organizações e milhares de cidadãos. A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis foi lançada em 08 de julho de 2008 e sua missão é comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável de suas cidades.

Contexto No Mundo Atualmente: mais da metade da humanidade já vive em cidades 2030: 60% e 2050: 70% (ONU) Emissões de gases de efeito estufa: 80% nas cidades (Banco Mundial) América Latina Mais de 180 milhões de pobres moram atualmente em cidades (Cepal) No Brasil Atualmente: 85% da população é urbana (IBGE)

Programa Cidades Sustentáveis Objetivo: sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável

1 - Ferramentas A) PLATAFORMA CIDADES SUSTENTÁVEIS, agenda para a sustentabilidade das cidades, que incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural; B) INDICADORES associados aos eixos da plataforma que farão parte dos compromissos dos prefeitos(as), sendo 100 básicos e mais de 300 gerais; C) BOAS PRÁTICAS. Casos exemplares e referências nacionais e internacionais.

A) PLATAFORMA CIDADES SUSTENTÁVEIS - aborda as diferentes áreas da gestão pública, em 12 eixos temáticos.

A) PLATAFORMA CIDADES SUSTENTÁVEIS - Agenda Melhor Mobilidade, Menos Tráfego Promover a mobilidade sustentável, reconhecendo a interdependência entre os transportes, a saúde, o ambiente e o direito à cidade Reduzir a necessidade de utilização do transporte individual motorizado e promover meios de transportes coletivos acessíveis a todos, a preços módicos; Aumentar a parcela de viagens realizadas em transportes públicos, a pé ou de bicicleta; Desenvolver e manter uma boa infraestrutura para locomoção de pedestres e pessoas com deficiências, com calçadas e travessias adequadas; Acelerar a transição para veículos menos poluentes; Reduzir o impacto dos transportes sobre o ambiente e a saúde pública; Desenvolver um plano de mobilidade urbana integrado e sustentável.

B) INDICADORES Melhor Mobilidade, Menos Tráfego Frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com deficiência: Porcentagem da frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com deficiência Mortes no trânsito: Número de mortes em acidentes de trânsito por dez mil habitantes, por local de moradia da vítima. Corredores exclusivos de ônibus: Porcentagem de quilômetros da rede de corredores exclusivos de ônibus sobre o total de extensão em km de vias da cidade. Divisão modal: Distribuição percentual da média diária dos deslocamentos: a pé, por transporte coletivo e por transporte individual (carros, taxis, motos, ônibus, bicicletas). Ciclovias exclusivas: Porcentagem de km de ciclovias permanentes sobre o total de km de vias da cidade. *Ciclovias devem ser definidas como infraestrutura voltada unicamente a ciclistas, não devendo abarcar as vias acessíveis a ciclistas e a outras formas de transporte simultaneamente.

Melhor Mobilidade, Menos Tráfego Rio Branco é uma cidade exemplo de como a vontade política e investimentos corretamente direcionados podem favorecer o uso da bicicleta com segurança. Com a priorização da bicicleta na cidade e a instalação de infraestruturas alternativas, seu uso como meio de transporte foi facilitado e ampliado para toda a população, que se apropriou da cidade, ocupando os espaços públicos: ruas, praças, parques. C) BOAS PRÁTICAS Crédito: by Ricardo Corrêa, TC Urbes Cerca de 160 km de vias “cicláveis” projetadas Mais de 100 km já em funcionamento Principal uso da bicicleta é como meio de transporte Intervenções para todos os modais: programa de acessibilidade de pedestres; ruas de convivência; “vias cicláveis”; sistema integrado de transporte coletivo Cidade: Rio Branco País: Brasil População: 305 mil

Melhor Mobilidade, Menos Tráfego Curitiba pode ser considerada uma das pioneiras na instalação de corredores inteligentes para o transporte público e no uso dos veículos Bus Rapid Transit (BRT), modelo de serviço de baixo custo, utilizado por mais de 2 milhões de pessoas por dia. O ponto mais original da estratégia é a otimização e a integração da eficiência e produtividade dos transportes, ocupação do solo e desenvolvimento da habitação. C) BOAS PRÁTICAS Crédito: Uploaded on February 19, 2010 by whl.travel 200 km de ciclovias 385 linhas de ônibus e 29 terminais 351 estações “tubo” O sucesso do sistema público de transporte tem influenciado os bons resultados na qualidade do ar local O tráfego de automóveis diminuiu em 30% Cidade: Curitiba País: Brasil População: 1.8 milhões

Melhor Mobilidade, Menos Tráfego Diferenciada da maioria das cidades brasileiras, Uberlândia é exemplo graças à criação de leis e órgãos de fiscalização em acessibilidade. Em 2000, foi instituído, na Prefeitura Municipal, o Núcleo de Acessibilidade. Após sua criação, todas as obras de uso coletivo passaram a ser vistoriadas, também, em relação à acessibilidade da construção, garantindo o direito de ir e vir a todos os cidadãos. C) BOAS PRÁTICAS Crédito: por Daniel Nunes, Agência de Notícias -Prefeitura de Uberlânda ( Primeira cidade do Brasil a ter 100% de transporte público acessível 300 vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência Mais de 70 mil pessoas beneficiadas com as adaptações de toda a cidade Cerca de 10 mil pessoas com deficiência foram inseridas no mercado de trabalho Cidade: Uberlândia País: Brasil População: 604 mil

Crédito: by Fernando Stankuns Flickr Creative Commons Melhor Mobilidade, Menos Tráfego O planejamento de Amsterdã foi realizado de forma a manter a qualidade de vida na cidade. A elaboração do plano local de mobilidade se deu a partir da integração das secretarias de transportes, habitação e meio ambiente. C) BOAS PRÁTICAS Cidade: Amsterdã País: Holanda População: 1.3 milhões Houve uma categorização das ruas, de forma a selecionar os meios de transporte a serem utilizados nas diferentes vias, de acordo com sua infraestrutura e função no território. 33% das viagens são feitas por carro 36% por transporte público 27% por bicicletas 4% a pé 58% da população faz uso da bicicleta diariamente

Crédito: by yisris, Flickr Creative Commons C) BOAS PRÁTICAS Melhor Mobilidade, Menos Tráfego O Pacto da Mobilidade de Barcelona surgiu em 1998 como ferramenta baseada na consulta à população e na participação. O objetivo era construir juntos o modelo de mobilidade desejado para a Grande Barcelona. Crédito: Bicing / Què és bicing? ( Cidade: Barcelona País: Espanha População: 1.6 milhões Integração de todos os sistemas públicos de transportes, com mesmo preço e permissão de transferências gratuitas Extensa rede de ciclovias associada ao serviço Bicing (sistema de estações automáticas de aluguel de bicicletas) Pontos de recarregamento de veículos elétricos 2008: Mais de bicicletas em cerca de 400 estações

Crédito: by Hale-Boop, Creative Commons C) BOAS PRÁTICAS Melhor Mobilidade, Menos Tráfego O Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Lyon combinou uma série de objetivos - incluindo a redução do tráfego automóvel, o desenvolvimento do transporte público, o estímulo à locomoção de bicicleta e a pé, a redução do número de acidentes e da poluição - além de promover a igualdade social e a redistribuição do espaço urbano. Implantação do Lyon Vélo’v (sistema de bicicletas de livre acesso) A inserção de Tramways, nas ruas com trânsito intenso, apresentou-se como alternativa para a renovação de áreas urbanas degradadas, a redução o tráfego rodoviário e a devolução do espaço público aos ciclistas e pedestres Cidade: Lyon País: França População: 1.7 milhões

Crédito: by themikebot_, Flickr Creative Commons C) BOAS PRÁTICAS Melhor Mobilidade, Menos Tráfego Bogotá se tornou uma cidade mais segura e saudável com maior integração social e econômica pela viabilização do transporte sustentável. Foi contruída uma grande rede de ciclovias, que se estende por toda a cidade. E há, também, o TransMilenio, um sistema rápido e acessível de ônibus, que conta com numerosas estações. Programa “Domingo sem Carro” vias públicas como parques abertos para a prática de esportes e lazer Redução de 40% do tráfego de automóveis Ciclovias: : 366,23 km de ciclovias exclusivas - Aumento de 5 vezes no uso de bicicletas - Bicicletas como meio de transporte em 54% das casas TransMilenio: - Operação de 84 km de via troncal : 114 estações em operação Cidade: Bogotá País: Colômbia População: 7 milhões

2 - Mobilização Campanha para os(as) prefeitos(as) adotarem a plataforma e firmarem os compromissos do Programa; Campanha para os diretórios municipais, estaduais e nacional dos partidos políticos apoiarem o Programa; Campanha para os cidadãos valorizarem os(as) prefeitos(as) comprometidos(as) com o Programa Cidades Sustentáveis.

2 - Mobilização Atualmente, temos a assinatura de 200 cidades de todo o Brasil: - Região Sudeste: 80 - Região Sul: 48 - Região Nordeste: 30 - Região Centro-Oeste: 25 - Região Norte: 17 De todas as capitais brasileiras, 20 capitais possuem prefeitos signatários

3 - Compromissos Os(as) prefeitos(as) e os diretórios municipais, estaduais e nacional dos partidos políticos podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a Carta Compromisso.

Carta Compromisso

Contato Programa Cidades Sustentáveis