METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANUAL DO ESTUDANTE – 1º a 3º anos do EM
Advertisements

Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos
Normas para publicação de trabalhos científicos
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
ARTIGO CIENTÍFICO.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Referências Bibliográficas.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
Metodologia Da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
MANUAL DO ALUNO 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
Como fazer um PAPER Dra. Denise Pires Fincato
Metodologia de Pesquisa

MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
Projeto de Pesquisa.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
MANUAL DO ESTUDANTE - 6ª a 8ª séries do EF
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS
ESTRUTURA DO RELATÓRIO (ABNT NBR 14724/2006)
PROJETO DE PESQUISA Marina Alvarenga.
Apresentação de trabalhos acadêmicos
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
Normas para elaboraçao de PFC
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
A estrutura do artigo científico e outros
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Elaboração de relatório
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
PROJETO DE PESQUISA.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
Citação Citação Literal: passagem do texto de outro autor é copiada literalmente. Citação precedida pela indicação: autor (ano da publicação, pagina).
Você já elaborou um plano de ação para dar início ao seu
Formatando a página.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
NORMAS DA ABNT.
Ambientação de jogos ABNT.
AS TRÊS PREOCUPAÇÕES COM OS TRABALHOS ACADÊMICOS: citações, referências e apresentação.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Comunicação e Redação Empresarial
BIBLIOTECA SÃO JOÃO XIII
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
ESTRUTURA DE TRABALHOS ESCRITOS
Produção de Artigo Acadêmico
Referência e citação – para fichamento
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Tendo em vista a necessidade de produção de trabalhos tanto no âmbito escolar quanto acadêmico, precisamos saber o básico para que possamos produzir trabalhos.
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
TRABALHOS ACADÊMICOS.
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Normatização ABNT.
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO FACULDADE DINÂMICA DO VALE PIRANGA- PONTE NOVA/MG METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profª. Ms Leny Fernandes de Pinho

CURSO DE EXTENSÃO Objetivos: Estabelecer certa uniformidade na elaboração e apresentação dos trabalhos acadêmicos da Instituição; Auxiliar o estudante calouro no processo de elaboração dos trabalhos científicos.

Afirmação de Dias Sobrinho (1997, p Afirmação de Dias Sobrinho (1997, p. 82): “Dados e pedras isolados, podem ser só montes de números e pó. Organizados intencional e socialmente, os elementos objetivos e quantitativos adquirem uma significação de cultura, de conjunto articulado [...]”.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO “[...] a metodologia inclui as concepções teóricas de abordagem, o conjunto de técnicas que possibilitam a construção da realidade e o sopro divino do potencial criativo do investigador”. (MINAYO, 1994, p. 16)

O que é Metodologia Científica Disciplina que estuda os métodos e processos utilizados para obtenção e desenvolvimento do conhecimento científico. É a maneira como se realiza a busca do conhecimento científico. (SILVA, 2003, p. 24-25)

1. Conceitos Básicos Pesquisa – no sentido amplo, é um conjunto de atividades orientadas para buscar um determinado conhecimento. É toda atividade voltada para resolver um problema. É a busca, indagação e investigação da realidade. Pesquisa Científica – quando é feita de modo sistematizado, utilizando para isto método científico e técnicas específicas, procurando um conhecimento que se refira à realidade empírica. Realidade Empírica – refere-se a tudo que existe, em oposição ao que é mera possibilidade, ilusão, imaginação e idealização. É tudo que existe e pode ser conhecido através da experiência. (RUDIO,1982, p.9-11)

Método - estabelece o que fazer. Técnica – é o COMO FAZER. Para que um conhecimento seja científico é preciso: Uma Técnica para registrar os dados pesquisados, ordená-los e classificá-los; Uma Teoria que serve de ponto de partida para a investigação do problema; permite interpretar os dados dotando-os de significação, ou, na falta dela, uma hipótese sobre o sentido da ação para se chegar à elaboração da teoria, baseada em leis científicas (MARCONI;LAKATOS,1999, p.19).

ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS, NAS MODALIDADES: Pesquisa Bibliográfica Pesquisa Exploratória Artigo Científico Paper Fichamento Didático “Os planos de pesquisa vaiam de acordo com sua finalidade” (MARCONI;LAKATOS, 1999, p. 19).

1 QUE É PESQUISA BIBLIOGRÁFICA? “Explica um problema a partir de referenciais teóricos publicados em documentos [...]” (CERVO; BERVIAN, 1983, p.55). “[...] desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”( GIL, 2009, p. 44). Pode ser realizada independentemente ou como parte de outras pesquisas.

Pesquisa Bibliográfica Objetivo: conhecer e analisar as principais contribuições teóricas sobre um determinado assunto ou problema. Fases

O Projeto de Pesquisa Elaborar um projeto de pesquisa Primeira etapa para obter um conhecimento sistematizado acerca da realidade Planejamento traçar ações a serem seguidas para obter os resultados desejados ao longo do processo de pesquisa.

O projeto de pesquisa deve responder às seguintes perguntas: O que fazer? (Escolha e delimitação do tema e do problema) Por que fazer? (Justificativa da escolha do tema e do problema) Para que fazer? (Propósito do estudo: objetivos) Quando fazer? (Cronograma) Onde fazer? (Local: campo da pesquisa) Com o que fazer? (Recursos: custeio) Como fazer? (Metodologia)

Como escolher o tema a ser estudado? Dentro de seu assunto de interesse, tente descobrir questões não resolvidas: a necessidade de por à prova alguma suposição; interesses práticos; dúvida quanto à sustentação de uma afirmação aceita pela maioria; vontade de compreender e explicar uma situação do cotidiano ou outras situações.

Relevância do estudo O autor de um trabalho científico deve tentar responder à seguinte questão: Em que o estudo é importante? Para a área na qual você está atuando? Para a área na qual busca formação acadêmica? Para a sociedade em geral?

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA- ESTRUTURA CAPA FOLHA DE ROSTO SUMÁRIO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO APÊNDICES E ANEXOS (se necessários) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SUMÁRIO Indica o conteúdo do trabalho por meio da disposição de suas principais divisões e/ou seções, na mesma ordem e grafia em que aparecem no texto. Numeração de páginas: contam-se as páginas a partir da folha de rosto; o número será inserido na página da introdução.

SUMÁRIO Indicativo de seção: O Indicativo Numérico da seção precede o título [da seção] alinhado à esquerda. “Não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal após o indicativo da seção ou de seu título”. Exemplo 1 NEOLIBERALISMO 1.1 Conceitos 1.2 Princípios

Estrutura do corpo principal do trabalho INTRODUÇÃO Anunciar o tema; Problema; Objetivos; Relevância do Assunto. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA OU REFERENCIAL TEÓRICO Requisitos importantes Identificar informações; Estabelecer relações com o problema proposto; Analisar a consistência das informações pesquisadas. Do plano provisório ao definitivo Objetividade Exequibilidade Clareza CONSIDERAÇÕES FINAIS

CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS Forma de citação das publicações ao longo do texto, na modalidade autor-data: Direta/textual- curta (de até três linhas)- Autoria no contexto: Em estudo recente Araújo (2010, p.13) “[...] destacou a necessidade de diminuir a evasão escolar [...]”. De acordo com Galliano (1986, p.51), “[...] O fracasso de numerosos estudantes deve-se precisamente a falta de preparo para assumir responsabilidades [...]”. Autoria fora do contexto: Nesse sentido, “[...] A Administração Pública sempre objetiva o interesse coletivo [...]”(DI PIETRO, 2004, p. 69).

Citações Bibliográficas Direta/textual-longa (mais de três linhas) Constituir um parágrafo independente, com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaço simples, entre linhas, fonte 10, sem aspas e sem itálico. Exemplo (ver folha distribuída)

Citações Bibliográficas Citação de Citação Diz Marinho (citado por MARCONI; LAKATOS, 1982, p. 15) Dias Sobrinho (1998 apud RUIZ, 2006) afirma que ......

Citações bibliográficas Indireta/livre Em estudo recente foi destacada a necessidade de se procurar formas para diminuir a evasão escolar (ARAÚJO, 2010, p.13) Quando são mais de 3 autores, cita-se o último nome do primeiro autor, seguido da expressão et al. (ou et alii) que significa e outros Souza et al. (2010, p. 50) analisaram e divulgaram com profundidade o papel do microcomputador na educação. Dois autores: (SOUZA; TEIXEIRA, 2008, p. 22)

Conclusões/ Considerações Finais Fechamento do trabalho, relacionando a questão proposta com as idéias expostas no desenvolvimento do texto, e o que foi mostrado nos resultados da pesquisa. Conclusões/ Considerações Finais

Conclusões (cont.) Evidências e aspectos mais importantes sobre o tema. Síntese final do trabalho (aqui não se permite a inclusão de novos dados) O ponto de vista do autor a respeito dos resultados alcançados Exposição das limitações e dificuldades; Recomendações e sugestões práticas, e indicações de novas pesquisas derivadas do estudo em questão (FRANÇA, 2006, p.32-39)

APRESENTAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Dados essenciais de identificação de um documento: Autoria Título Edição Local Editor Data Obs: número de página ou volumes. (Nomes e número da série) FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina. Manual para elaboração de publicações técnico científicas. 8. ed. rev. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009, 242 p. TRALDI, Maria Cristina; DIAS, Reinaldo. Monografia passo a passo. Campinas: Ed. Alínea, 1998. 95p. Nota: as referências devem ser listadas em ordem alfabética

Referências Bibliográficas Indicação de capítulo ou parte:(o autor da parte é o mesmo da obra) RUIZ, João Álvaro. Como estudar. In: _____ Metodologia Científica. 3 ed.. São Paulo: Atlas, 1991. Cap. 3, p. 48-86. Revista SUCUPIRA, Newton. Definição dos cursos de pós-graduação. Revista Documenta. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Educação, n. 44, p. 67-86, dez.1965. Atenção às normas!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Indicação de artigo de Jornal: CONY, Carlos Heitor. Justa causa. Folha de S. Paulo, São Paulo, 17 jun. 2001. Caderno A, p.2 Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo precede a data.

Eventos científicos: congressos, simpósios, conferências, seminários. SOUZA, E.G.; MILANEZ, L.F. Conservação de energia no uso de tratores na agricultura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1990, Piracicaba. Anais... Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 1990. p. 712-726. Monografia, Dissertações e Teses KITAMURA, Paulo Choji. Desenvolvimento sustentável: uma abordagem para as questões ambientais da Amazônia. 1994. 75 f. Monografia (Especialização em Ciência e Tecnologia). Instituto de Economia da Unicamp.Campinas. 1994.

Monografias e trabalhos de conclusão de curso IZZO, Ana Carolina Bartolini; NOVAES, Maria Fernanda; MORAES, Elaine Cristina de. Resíduos de Saúde. 1997. 102 f. Monografia. Faculdade de Farmácia da USF, Bragança Paulista. 1997. Outros tipos: Leis e decretos BRASIL. Decreto nº. 3860, de 9 de julho de 2001. Dispõe sobre a organização do ensino superior, a avaliação de cursos e instituições, e dá outras providência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jul.2001.

Fonte eletrônica LIVRO: AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local (cidade) de publicação. Descrição física do meio eletrônico (disquete, CD-ROM, DVD, VHS, etc.) ou Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano (para documento online) ARTIGO: AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título do periódico, Local, volume, número do fascículo, data. Disponível em:<endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano (para documento online)

DISPOSIÇÃO TÉCNICA- aspectos gráficos: Digitação: papel A4, usar Arial ou Times New Roman, fonte 12, cor preta, espaço 1,5 entre linhas, exceto citação textual com mais de 3 linhas e notas de rodapé, que aparecem em espaço simples, fonte 10; alinhamento justificado; tipo de parágrafo a critério do autor. Margens: 3 cm para a superior e a esquerda e 2 cm para a inferior e a direita. Numeração de páginas: contam-se as páginas a partir da folha de rosto; o número será inserido na página da introdução.

Organização das partes Pode-se numerar as partes do texto para facilitar a localização das mesmas; Numeração de seções primárias ou cap. algarismos arábicos, a partir do nº. 1; seções secundárias, utiliza-se o número do cap. , mais o número de cada parte, separados por ponto e assim sucessivamente (recomenda-se não utilizar mais do que três estágios de subdivisão).

Titulação Os títulos das seções primárias devem ser alinhados à esquerda e em caixa alta (maiúsculas). Nos demais títulos, também alinhados à esquerda, apenas a primeira letra e as iniciais dos nomes próprios aparecem com as letras maiúsculas; podem-se usar, também, alíneas representadas por letras minúsculas... 1 SEÇÃO PRIMÁRIA 1.1 Seção secundária 1.1.1 Seção terciária

Para refletir: Lembrando a poetisa Cora Coralina: “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim nós teremos o que colher”.