Figuras de Linguagem Figuras de Palavra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e Síntese.
Advertisements

Figuras de Linguagem.
Figuras de Linguagem “Palavras“
O texto literário: Recursos retóricos/expressivos
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
Língua Portuguesa Professora Bia.
Figuras de Linguagem Comparacao, metafora, metominia eufemismo sinestesia antitese paradoxo ironia personificaçao.
METÁFORA e METONÍMIA PROFESSOR JESWESLEY MENDES
Introdução à estilos e figuras de linguagem
Aliteração- repetição de sons consonantais (consoantes)
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
ENTENDIMENTO DO TEXTO AULAS 19 A 22.
Figuras de Linguagem Exemplos.
OS VÁRIOS SENTIDOS DA PALAVRA RAZÃO
COESÃO TEXTUAL.
REVISÃO 1.ORAÇÃO SUB. SUBSTANTIVA 2. PRONOME RELATIVO
DEFINIÇÃO: Figuras de linguagem são certos recursos não- convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem. Segundo.
Recursos estilísticos. O texto literário diferencia-se dos demais pelo emprego recorrente da linguagem conotativa, que torna possível a exploração dos.
AS FIGURAS DE LINGUAGEM
MUNDO ESCURO POR ONDE ANDA DEUS? Parte Final
Linguagem figurada Palavra
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS
PROFª Sulamita Martins
Pai Nosso Em Aramaico.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
Estrutura e composição
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
NOMES:Beatrice e Frederico

Figuras de linguagem ou estilo
FIGURAS DE LINGUAGEM 1 - Figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos especiais de que vale quem fala ou escreve, para comunicar.
Desperte o Carisma em Você
* Figuras de sintaxe *.
São recursos que tornam as mensagens mais expressivas.
Principais Figuras de Linguagem.
Interpretando as Escrituras Sagradas
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
DEUS CRIOU OS CÉUS E A TERRA
EVANGELISMO PÚBLICO.
TEXTO LITERÁRIO, NÃO LITERÁRIO E FIGURAS DE LINGUAGEM
São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Prof.ª Patrícia Tavares
Profª. Rose Cléa Duarte Universidade Castelo Branco.
Figuras de Linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
Nascido em Guareí SP, atualmente em Alta Floresta MT Autor de vários livros, entre eles “Respingos de Orvalho”, “Réstias de Luz” e outros, compositor.
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
No princípio Deus criou os céus e a terra
FIGURAS DE LINGUaGEM.
Fíguras de Linguagem: Metáfora e Metonímia.
PAI NOSSO ARAMAICO Montagem: Margareth Flôres
Eu quero dizer obrigado pelas coisas que eu nunca pedi.
364 - Filhos de Deus 1. DO DEUS SANTO SOMOS FILHOS CO-ERDEIROS DE JESUS! EM SEU FILHO O PAI NOS OLHA E NOS LEVA A SUA CRUZ.
Sugestão de decoração - SEBRAE
Figuras de Linguagem Figuras de Pensamento.
  Língua Portuguesa Recursos expressivos.
Redação Publicitária III
TIPOS DE VARIEDADES LINGUÍSTICAS O usuário da língua a emprega de acordo com as características específicas do contexto, da intenção, da região, dos.
Recursos utilizados pelo autor para produzir efeito de sentido destinados a tornar mais expressivos os enunciados.
LITERATURA BRASILEIRA
Figuras de linguagem.
Figuras de Linguagem.
Transcrição da apresentação:

Figuras de Linguagem Figuras de Palavra

Comparação Consiste na comparação entre dois elementos por meio de suas características comuns. Normalmente a comparação é estabelecida por uma conjunção comparativa (como tal, tal qual, assim como, etc.) “Sejamos simples e calmos como os regatos e as árvores.” (Fernando Pessoa)

Metáfora Emprego de palavras fora do seu sentido normal, por analogia. É um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo. Ex: A Amazônia é o pulmão do mundo. Encontrei a chave do problema. / "Veja bem, nosso caso / É uma porta entreaberta." (Luís Gonzaga Junior) Obs1.: Alguns autores define como modalidades de metáfora: personificação (animismo), hipérbole, símbolo e sinestesia. ? Personificação - atribuição de ações, qualidades e sentimentos humanos a seres inanimados. (A lua sorri aos enamorados) ? Símbolo - nome de um ser ou coisa concreta assumindo valor convencional, abstrato. (balança = justiça, D. Quixote = idealismo, cão = fidelidade, além do simbolismo universal das cores)

Catacrese Uso impróprio de uma palavra ou expressão, por esquecimento ou na ausência de termo específico. Ex.: Espalhar dinheiro (espalhar = separar palha) / "Distrai-se um deles a enterrar o dedo no tornozelo inchado." - O verbo enterrar era usado primitivamente para significar apenas colocar na terra. Obs1.: Modernamente, casos como pé de meia e boca de forno são considerados metáforas viciadas. Perderam valor estilístico e se formaram graças à semelhança de forma existente entre seres

Metonímia / Sinédoque Substituição de um nome por outro em virtude de haver entre eles associação de significado. Ex: Ler Jorge Amado (autor pela obra - livro) / Ir ao barbeiro (o possuidor pelo possuído, ou vice-versa - barbearia) / Bebi dois copos de leite (continente pelo conteúdo - leite) / Ser o Cristo da turma. (indivíduo pala classe - culpado) / Completou dez primaveras (parte pelo todo - anos) / O brasileiro é malandro (sing. pelo plural - brasileiros) / Brilham os cristais (matéria pela obra - copos).

Antonomásia/Perífrase Substituição de um nome de pessoa ou lugar por outro ou por uma expressão que facilmente o identifique. Fusão entre nome e seu aposto. Ex: O mestre = Jesus Cristo, A cidade luz = Paris, O rei das selvas = o leão, Escritor Maldito = Lima Barreto

Sinestesia Interpenetração sensorial, fundindo-se dois sentidos ou mais (olfato, visão, audição, gustação e tato). Ex.: "Mais claro e fino do que as finas pratas / O som da tua voz deliciava ... / Na dolência velada das sonatas / Como um perfume a tudo perfumava. / Era um som feito luz, eram volatas / Em lânguida espiral que iluminava / Brancas sonoridades de cascatas ... / Tanta harmonia melancolizava." (Cruz e Souza)

Anadiplose É a repetição de palavra ou expressão de fim de um membro de frase no começo de outro membro de frase. Ex: "Todo pranto é um comentário. Um comentário que amargamente condena os motivos dados."