Ligas Metálicas Uma liga é uma solução sólida composta por dois ou mais metais, ou por um metal ou metais e um ou mais não-metais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS ELEMENTOS QUÍMICOS NO DIA-A-DIA
Advertisements

Classificações e Aplicações dos Aços
EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA SOBRE O AÇO
BRONZES (Cu+Sn) CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS BRONZES
Departamento de Engenharia Química e do Ambiente
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS
AÇOS: TIPOS E APLICAÇÕES
Elementos químicos no dia - a -dia.
Materiais de Prótese II
Lei de OHM.
Ligações Metálicas.
QUÍMICA INORGÂNICA PROF.: MARQUES. ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIA: material formado por moléculas quimicamente iguais. Substância simples:
Engenharia de Materiais
PROF: Elias Junior Aula; 06
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
O Vidro.
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITÉCNICA
Estrutura e Propriedades dos Metais
HISTÓRICO DE QUEM PASSA NA FEDERAL Presença no mínimo de 95 % das aulas. Presença em todos simulados. Estudar por volta de 7 horas diárias sem contar as.
LIGAÇÕES QUÍMICAS A união entre átomos é chamada de ligação química, podendo ocorrer de três formas: Ligação iônica Ligação Covalente Ligação metálica.
Fundição Prof. Hélio Padilha.
MÉTODOS DE COMB. A CORROSÃO
SUBSTÂNCIAS.
Ligação Metálica.
BIOMATERIAIS E BIOMECÂNICA TQ-064
Discordâncias e Mecanismos de Aumento de Resistência
Aula Complementos de Solda Oxiacetilênica
METAIS INTRODUÇÃO: A ULTILIZAÇÃO DE METAIS PELO HOMEM TEVE INÍCIO NO PERIODO COMPREENDIDO ENTRE 5000 e 4000 anos a.C. COM DESTAQUE PARA O OURO E O COBRE.
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
Aula 34 Processos de soldagem Oxigás
DUREZA Definição de dureza é de acordo com o contexto em que é empregada:  Na ·área da metalurgia, considera-se dureza como a resistência a deformação.
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
Definição de metal. É um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor.
ES242 Eduardo Harada Panadés Guilherme Andrigueti
GRADE CURRICULAR ENEM Temática: Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente QUÍMICA PROF. JÚLIO CÉSAR.
Estados de agregação da matéria
PRF AULA 09 SOLDA OXIACETILÊNICA Prof: Elias Junior.
MATERIAIS METALICOS.
Materiais Metálicos Aula 09.
Cobre Aula 12.
Estanho Aula 13.
Chumbo Aula 14.
DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO & CONDUTORES DE BT
Alumínio Aula 11.
Substâncias Puras e Misturas Fenômenos Químicos
Recursos Minerais.
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Aula 02 – Estrutura Cristalina
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Para ter acesso a esse material acesse:
Para ter acesso a esse material acesse:
Aula 13 – Ligas não ferrosas
Estruturas e Propriedades dos Metais
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Tratamento térmico no latão
BRONZE.
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
Produtos Metálicos Continuação. Tipos, características e aplicações dos materiais metálicos Aços:  Aços carbono comuns.
Ligas de Cobre, Magnésio, Cobalto, Níquel e Superligas.
Para ter acesso a esse material acesse:
COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO “METAIS E LIGAÇÃO METÁLICA” QUÍMICA – SETOR B – 1º ANO EM Professor: João Eduardo Lucateli 2011.
Ligas Metálicas Metal: Elemento que se ioniza positivamente em solução e apresenta propriedades metálicas Liga: Substância cristalina com propriedades.
Aula 10 – Aços carbono e baixa liga
Para ter acesso a esse material acesse:
Para ter acesso a esse material acesse:
Para ter acesso a esse material acesse:
Aula 16 – Ligas não ferrosas
Estrutura e Propriedades dos Metais
Transcrição da apresentação:

Ligas Metálicas Uma liga é uma solução sólida composta por dois ou mais metais, ou por um metal ou metais e um ou mais não-metais.

Ligas Metálicas As ligas podem ser classificadas de diversas formas: Pelo metal predominante; Pelo número de elementos que a compõem; Pela principal propriedade física da liga.

Ligas Metálicas Liga Metálica Componentes Características Aplicações Latão Cobre e Zinco Resistência à corrosão Navios Tubos Bronze Cobre e Estanho Moedas Sinos Aço Ferro e Carbono Utensílios domésticos Aço inoxidável Aço e Crómio Talheres Aço-Níquel Aço e Níquel Resistência mecânica Canhões Material de blindagem Aço-Tungsténio Aço e Tungsténio Alta dureza Brocas Pontas de caneta Amálgama Mercúrio, Prata e Estanho Resistência à oxidação Restauração de dentes Ouro 18 quilates Ouro e Cobre Alta ductilidade e maleabilidade Jóias Prata de lei Prata e Cobre Aumento da dureza Ornamentos

Ligas de Cobre O cobre puro é um material muito macio mas, juntando-lhe diversos elementos podem obter-se ligas com propriedades muito valiosas, muitas vezes chamadas ligas de cobre.

Ligas de Cobre e Estanho (Bronze) O bronze era utilizado para o fabrico de armas e ferramentas e ainda hoje é usado no fabrico de peças de maquinaria e em estátuas. Composição aproximada: 90% de cobre 10% de estanho Para conferir propriedades especiais usam-se pequenas quantidades de zinco, alumínio, prata ou chumbo. Pensador de Rodin Canhões de Antietam de Richard R. Miller

Ligas de Cobre e Zinco (Latões) Percentagem de Zn no latão vulgar - 3 a 45%. Propriedades especiais usando pequenas quantidades de outros elementos como: alumínio, estanho, chumbo ou arsénio Latão vermelho – contém 20% de zinco, é muito maleável e pode ser convertido em lâminas finíssimas. Latão amarelo – contém de 20% a 40% de zinco e utiliza-se sobretudo no fabrico de peças de maquinaria. Latão branco, levemente corado de amarelo – contém 80% de zinco e é quebradiço, pelo que só pode ser usado em fundição.

Ligas de Cobre e Níquel (Cuproníquel) Constantan: 58 a 60% de cobre 32 a 42% de níquel 1 a 2% de magnésio. O Constantan é muitas vezes usado em associação com o cobre em instrumentos de medição e de controlo por ter uma resistência eléctrica praticamente independente da temperatura. O “constantan” não deve ser utilizado a temperaturas acima de 500 ºC Níquel de cunhagem: 75% de cobre 25% de níquel. O níquel de cunhagem é usado para fazer a parte interna da moeda de 1 Euro e a parte externa da de 2 Euros.

Ligas de Cobre e Alumínio As ligas de cobre – alumínio são muito usadas no fabrico de braços de balança e molas de relógio.

Ligas de Estanho O estanho é um metal de cor branca, muito dúctil e maleável. Apresenta-se em duas formas alotrópicas: estanho branco e estanho cinzento. O estanho branco passa a estanho cinzento a baixas temperaturas.

Ligas de Antimónio Ligas de antimónio e cobre, combinados com chumbo e estanho empregam-se nos chamados “metais antifricção”, utilizados no fabrico de peças para eixos de máquinas. Os metais antifricção também são chamados “metais brancos” ou “metais de patente”.

Soldas Juntando 30% de estanho a 60% de chumbo, obtém-se uma liga de baixo ponto de fusão, utilizada para soldar. As soldas fortes são geralmente ligas de cobre e zinco, que fundem a mais de 800 ºC. Podem ser combinados com prata. O ouro, com zinco ou com estanho, utiliza-se também na preparação de soldas fortes. O zinco e o estanho baixam o ponto de fusão do ouro, para além de baixarem o custo.

Ligas de Mercúrio (Amálgamas) Amálgama dentária: 70% de mercúrio 3% de cobre 1% de prata 26% de estanho