Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 1. 2 357.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
O Campo de Batalha ® 1 / 35. Áreas de influência na Campanha Ítens que devem ser avaliados pela pesquisa CAMPOELEITORAL Necessidades da população Lideranças.
Levantamento de necessidades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Realizado no Curso EFA Cozinha – Valença
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Jesus no Evangelho de João
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Administração Organizacional
Curso Comércio exterior e investimento (Economia Internacional II)
OPORTUNIDADES E CARREIRA DO ADMINISTRADOR
Fátima Maria de Melo Brito
AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Estudo de Cunho Etnográfico
Proposta Levando em conta a crescente onda de banalização do problema das drogas e do álcool, seja na mídia, ou no meio acadêmico, este breve estudo pretende.
Metodologia do Trabalho Científico
Questionário de Avaliação Institucional
PLANO DE UNIDADE – HISTÓRIA MOVIMENTO DOS SEM-TERRA
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Monitoria GDI Aula Prática
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Base Fundamental de um Bom Serviço
Curso do GEM Preparação do expositor
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Como aplicar leis da lógica
Grupo de Desenvolvimento Profissional
Questionário/Roteiro
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Salas de Matemática.
Avaliação Curso de Atualização em Políticas Públicas de Saúde com Ênfase na Assistência Farmacêutica – CRS CO 1ª Turma.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
IF696 - Integração de Dados e DW
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
Censo de leitura Escola pública: 35 alunas e 16 alunos. Escola particular: 38 alunas e 23 alunos. Faixa etária: maior parte dos alunos entre 15 e 20 anos.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
MEIA IDADE. MEIA IDADE Meia-idade é um estado de espírito Meia-idade é um estado de espírito. Mas, não importa que idade você tenha, saiba que você.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
Transcrição da apresentação:

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 1

2 357

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 3 Psicanálise - 33,3% Humanismo - 28,6% Desenvolvimento 9,5% Cognitiva-comportamental - 9,5% Gestalt - 7,8% Sistêmica - 4,8% Transpessoal, Psicodrama, Psicologia Social Crítica

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 4 n Clínica - 42,2% n Organizacional - 19,7% n Institucional - 5,6 n Educacional - 5,6% n Comunitária - 5,6% n Hospitalar - 4,2% n Esporte - 4,2% n Pesquisa - 4,2% n Jurídica -1,2% -

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 5 Clínica - 92,1% Organizacional- 55,2% Comunitária - 36,8% Escolar - 31,6% Institucional - 26,3% Esporte -5,2% Jurídica -5,2% Hospitalar - 5,2% Não sabe - 2,6%

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 6 n Provas dissertativas - 47% n Provas objetivas - 33% n Provas em duplas/ grupos -22% n Prova individual - 17% n Provas com consulta - 39% n Portfólio n Elaboração de diários n Paper

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 7 n Decoreba 89% n Apresentação de trabalhos em grupo - 66% n Provas objetivas - 32 n Provas apenas no final do semestre - n Provas sem consulta n Relatórios n Diários n Trabalhos em pequenos grupos feitos em aula n Auto-avaliação

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 8 n Exposições dialogadas - 86% n Convidar palestrantes - 33,2 n Seminários - 5,6 n Aulas em grupo operativo- 5,6 n Leitura prévia para a exposição do professor/a n Uso de recursos audio-visuais n Elaboração de trabalhos para preparar a discussão em aula n Elaboração de questionários e exercícios sobre os textos n Relatórios de leituras - n Discussão de trabalhos em aula

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 9 n Apresentações em grupo - 84,9% Seminários - 22 Aulas expositivas, com pouca participação Aulas sem material escrito para nortear o estudo Debates em círculo Pequenos grupos Aulas com conteúdos fora do contexto brasileiro Leituras em aula (Lâminas ou textos) Aulas nas quais há pouca participação do/a professor/a

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 10 n HIV -23,1% n Drogas- 12,5 n Violência doméstica e abuso sexual - 12,5 n Políticas públicas n Desinstitucionalização, n Estágios não remunerados, n Mercado de trabalho feminino n Psicanálise na contemporaneidade, n Psicologia jurídica n Narcisismo da nova sociedade n Aborto n Adoção de crianças por casais homossexuais n Psicologia e marketing n Bioética

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 11 n Valores n Exclusão social n Esquizoanálise n Solidão dos tempos modernos. n Psicologia e arte n A influência da globalização na subjetividade n Deficiência física e mental e seus familiares, o uso de animais e da intuição na busca da cura e da melhora na qualidade de vida. n Grupos, famílias.

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 12 n Academia, caminhada, natação... 58,1% n Viajar - 28,6 n Ir ao cinema/teatro - 28,6 n Ficar com a família - 26,2 n Grupo de estudos - 26,2 n Sair com amigos/as - 23,8 n Dançar - 16,6 n Praticar esportes - 16,6 n Namorar - 14,3 n Ler - 11,9 n Trabalhar - 11,9 n Participar de grupo de pesquisa - 11,9

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 13 n Estágio voluntário- 9,5 n TV/Vídeo - 9,5 n Festas - 9,5 n Cursos e eventos - 7,1 n Atividades domésticas, aula de canto, Yoga, línguas, cuidar de irmão menor, ouvir música, fazer visitas, terapia, ouvir música, ficar só, biodança, estudar outras áreas, baby sitter, Internet, bordado, comunidade religiosa, curso de informática, esperar o bebê chegar, supervisão, conversar...

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 14 n Professores/as motivados/as, dedicados/as, com conhecimento na área - 92,1% n Alunos/as motivados e envolvidos - 84,9 n União entre teoria e prática - 34,8 n Leituras de bons textos - 22,6 n A presentação clara e consistente dos conteúdos- 17,9 n Organização e estrutura do curso -17,9 n Clima apropriado na sala de aula -10,5 n Promoção e apoio à organização e particiação em eventos -10,5

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 15 n Adoção de posturas éticas, abandono da postura comercial, criatividade, superação das frustrações do curso, tempo para dedicação, acervo bibliográfico atualizado, presença efetiva na sala de aula, estágios remunerados, cadeiras direcionadas para a realidade profissional, relatos de experiências, cursos extra, bom relacionamento entre professores/as e alunos/as, avaliações sérias, cursos de atualização em didática para os/as professores/as, dar mais importância para a qualidade da aula do que para a coleção de títulos, ter condições financeiras,

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 16 n MPB - 71,4% n Rock - 28,6 n Reagge - 19 n Todos os gêneros - 19 n Samba - 14,3 n Clássicos - 11,9 n Pagode - 9,5 n Jazz - 9,5 n Blues - 7,1 Flamenca, africana, infantil, New age, Italiana, Dance, Axé, Italiana, Bossa Nova, Sacra, Instrumental

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 17 n Chico Buarque, Elis, Naná Vasconcelos, Betânia, Caetano, Gil, Mutantes, Adriana Calcanhoto, Alceu Valença, Nei Lisboa, Raul Seixas, Led Zeppelin, Marisa Monte, Engenheiros, Djavan, Beatles, Oasis, Ênia, Bob Dylan, Xuxa.

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 18 n Drama - 59,5% n Comédia - 50 n Romance - 28,6 n Suspense - 28,6 n Aventura - 16,7 n Documentários - 14,3 n Todos os gêneros - 14,3 n Assuntos ligados à Psicologia - 11,9 n Que provoque reflexões - 9,5 n Policial - 9,5 n Cinema Europeu, Iraniano, Mexicano, Musicais, não gosto de teatro

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 19 n Romance - n Psicologia n Crônicas n Poesias n Filosofia n Auto-ajuda n Psicanálise n Saúde, alimentação, suspense, mitologia, História, religião, exoterismo, Gestalt, Psicologia Social, Ps. Transpessoal, espiritismo, ficção, esportes, drama, astrologia, jurídicos.

Psicologia Comunitária - Helena Scarparo 20 EXPECTATIVAS -Integrar teoria e prática, que haja contribuição pessoal e do professor -Desmistificar a idéia de que é coisa de vila - Desmistificar a idéia de assistencialismo -Aprender a dinamizar trabalhos em comunidades, -Ampliar a visão social e perceber nosso papel na comunidade. -Entender a Psicologia Comunitária, conteúdo,campo, público alvo, papéis, mercado de trabalho. - Preparar para realização de estágio - Estudar Psicologia Crítica DISCIPLINA DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA I LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DA TURMA 357