São programas (software) que gerenciam o armazenamento e a integridade de grandes volumes de dados. Os SGBDs podem variar em termos de capacidade de gerenciamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Requisitos dos SGBD Recuperação/Tolerância a Falhas
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
BANCO DE DADOS Transparências baseadas no capítulo 1 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e 1 e 2 do livro de ELMASRI e NAVATHE. Juliana Amaral e Rodrigo Baroni.
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Introdução a Banco de Dados
Introdução a Banco de Dados Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA - ENG05207 Aula 09 –a Banco de dados Profs: Dr.
Introdução aos Bancos de dados
ADMINISTRAÇÃO DE CI Software Hardware Peopleware (Rec.Humanos)
Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados SGBD / DBMS
Bacharelado em Ciência da Computação
Introdução aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
[MO410A]–Banco de Dados I ImageDatabase - Relatório 1
Professora: Aline Vasconcelos
ADMINISTRAÇÃO DE CI Software Hardware Peopleware (Rec.Humanos)
Sistemas Distribuídos
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Fundamentos de Banco de Dados
Fundamentos de Banco de Dados Prof. Alexander Roberto Valdameri
Sistemas de Informação Capítulo 4
Professor Victor Sotero
RECUPERAÇÃO APÓS FALHA
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática
BANCO DE DADOS - CONCEITOS
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Mudanças Vitais para a Segurança da Informação
Commit, Rollback, Storage procedure, Triggers
Introdução a Banco de Dados Aula 03
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
Conceitos de Banco de Dados
Arquitetura Cliente /Servidor
I NIT O FFICE S ERVER - IOS Solução desenvolvida para empresas que necessitam armazenar e compartilhar arquivos e informações de maneira eficaz e segura.
ACESSO A BASE DE DADOS.
Tecnologia da Informação
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
Contexto da disciplina
Fundamentos de Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale 2º. Semestre 2008.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Instalação, Configuração e Administração de Servidores
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Sistemas de Informação: Estrutura básica dos Sistemas Empresariais.
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Dados e Informações são considerados os maiores ativos de uma organização. Muito importantes para o correto planejamento, desenvolvimento e operação de.
Banco de Dados I Objetivo:
1 15/4/ :36 FMU – 1. Semestre – Tecnologia – Analise e Desenvolvimento de Sistemas Professor: Eduardo Silvestri Aluno:Clóvis de Oliveira- RA
Definição um sistema de BD distribuído consistem em uma rede de várias ocorrências de bases de dados interligadas. característica principal para o usuário,
(Sistema de Processamento de Dados)
Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática
INTERBASE 5º período Alunos: Marcelo Costa
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
Redes e Manutenção de Computadores
Fundamentos de Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale.
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Professor: Leandro Chernicharo.  Uma coleção de dados relacionados;  Dados  Fatos conhecidos que podem ser gravados e têm um significado implícito.
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
SIG – Sistemas de Informação Gerenciais
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Modelos de dados.
Prof. José Augusto T. de Lima Jr. Disciplina – Sistemas de Informação no Serviço Público TCO – Total Coast of Ownership Custo total.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm Instituto Federal do Ceará - IFCE Campus Aracati Disciplina: Arquitetura de Computadores.
Transcrição da apresentação:

São programas (software) que gerenciam o armazenamento e a integridade de grandes volumes de dados. Os SGBDs podem variar em termos de capacidade de gerenciamento de informações, tamanho da base de dados (BD), e recursos de manipulação e controle dos dados. Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS)

Variações em relação ao tamanho: –Pequenos volumes Micro e pequenas empresas - dezenas de GB (localização geográfica centralizada) –Volumes médios Empresas médias e grandes (departamentos) - dezenas ou centenas de GB (baixa dispersão geográfica) –Grandes Volumes Grandes empresas (inter-departamentos ou inter- companhias) - centenas de GB ou TB (distribuição globalizada)

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS) Variações em relação aos recursos: –Pequenos volumes (dezenas de GB) Integridade dos dados; Assistentes para construção de objetos (tabelas, formulários, relatórios etc.); Pode ser mantidos por usuários finais ou por pessoal técnico (programadores, analistas etc.); Baixo custo de software; Baixo custo de hardware (PCs ); Baixo custo de manutenção.

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS) Variações em relação aos recursos: –Volumes médios (dezenas ou centenas de GB) Mecanismos mais eficientes para integridade dos dados (duplicidade de discos, back up mais freqüentes e formais etc.); Utilização de linguagens de programação para criação de tabelas, formulários, relatórios etc. e procedimentos armazenados em BD (stored procedures e triggers); Tem que ser mantidos por pessoal técnico (analistas, DBAs etc.); Custo elevado de software; Custo elevado de hardware (Servidores NT/Intel ou RISC/Unix); Custo de manutenção elevado.

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS) Variações em relação aos recursos: –Grandes volumes (centenas de GB ou TB) Mecanismos de garantia da integridade dos dados (three phase commit, mecanismo de rollback, replicação de base de dados.); Utilização de programas armazenados em um servidor dedicados para aplicações e acessados por programas instalados nas máquinas dos usuários ou via WEB; Necessita de um time de profissionais altamente especializados (analistas, DBAs, administradores de rede/servidores etc.); Custo de software muito elevado; Custo muito elevado de hardware (Servidores RISC/Unix redundantes ou Mainframes, disk arrays, robôs de backup, nobreaks de longa duração etc.); Custo de manutenção muito elevado.

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS) BD Pequenos Volumes

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS) - Arquitetura Volumes Médios

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS) - Arquitetura Grandes Volumes