ECONOMIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

IDH Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização.
CONCEITOS PRELIMINARES
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
Crescimento económico
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Fundamentos de Economia
INDICADORES SÓCIO ECONÔMICOS - IDH
2.3 O Brasil em números 187,7 milhões de habitantes (estimativa IBGE,07/2008) Quinto maior contingente populacional do planeta. 1º China 2º Índia 3º.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
VIVER: O PRIMEIRO DIREITO
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
Crescimento econômico
Divisão Internacional do Trabalho
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Os Recursos do Consumidor
OS PROBLEMAS DA REGIÃO NORDESTE
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Condições de vida na África
DEFINIÇÃO E OBJETO DA ECONOMIA
IDH: você conhece essa sigla?
DISCIPLINA Economia de Mercado Curso: Processos Gerenciais Turma: 1º
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
Desemprego.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Macroeconomia Aula 1.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Construir um mundo mais justo
ECONOMIA INTERNACIONAL
INFLAÇÃO.
UNIDADE I- FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
ECONOMIA. QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA  No final do mês passado, Zezinho, que já estava sem dinheiro, viu um anúncio num outdoor que oferecia.
Conceito de Economia A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Do confronto entre as necessidades ilimitadas e a limitação de recursos.
Assuntos preliminares
Professor Marcio Fadiga
Os diferentes níveis de desenvolvimento
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
Profa. Renata Medici Frayne Cuba
INFLAÇÃO.  INFLAÇÃO – aumento generalizado e contínuo no nível geral de preços;  DEFLAÇÃO – o conceito inverso ao de inflação.
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia Conceitos Básicos.
IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
A população brasileira Prof.º Jeferson. Medido através do censo (contagem da população realizada de dez em dez anos no Brasil); 1500 a 1872: Período sem.
Desigualdade e Globalização;
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
ECONOMIA.
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

ECONOMIA

POR QUE ESTUDAR ECONOMIA? A PRIMEIRA RAZÃO PARA ESTUDAR ECONOMIA É o fato de que ela o ajudará a entender o mundo em que vivemos. Os problemas econômicos estão presentes a todo instante em nossas vidas, desde questões rotineiras como assuntos de real complexidade.

PROBLEMAS ECONOMICOS Salário; Desemprego; Taxa de Juros; PIB; IDH.

INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - IDH IDH é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população; Saúde; Educação; Renda.

EXPECTATIVA DE VIDA NO BRASIL IBGE 2010

.

O BRASIL ASPECTOS DEMOGRÁFICOS CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO: 10 VEZES Taxa de crescimento anual de 2,28%; Crescimento da população mundial estimada em 1,36%. Controle NATALIDADE.

IBGE 2010 190.755.799

TAXA DE ANALFABETISMO

Universidades, Centros Universitários e Faculdades Região Norte 136 ( 5,87%) Região Nordeste 403 (17,37%) Região Sudeste 1.122 (48,83%) Região Sul 399 (17,20%) Região Centro-Oeste 249 (10,37%) Fonte: IPAE- Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – 2005.

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - BRASIL

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - BRASIL DADOS HISTÓRICO: Formação econômica Brasileira; Inflação; Programas Sociais.

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - BRASIL Uma família é considerada pobre quando a soma de seus rendimentos é insuficiente para suas necessidades básicas –alimentação, saúde, educação, moradia e transporte, entre outras necessidades fundamentais (Rezende e Tafner, 2005). No Brasil, tal questão é associada ao valor do salário mínimo são consideradas pobres aquelas famílias cuja renda mensal é inferior a meio salário mínimo por pessoa.

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - BRASIL A ministra de Desenvolvimento e Combate à Fome, Tereza Campello, anunciou nesta terça-feira (3) que o Brasil tem 16,27 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza, o que representa 8,5% da população;

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - BRASIL

INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - IDH De acordo com dados para 2010, o IDH do Brasil é 0,699; MUDANÇAS NO PNUD 2010 No relatório divulgado em 2010, ocorreram mudanças na metodologia, fato que impede a comparação com índices dos anos anteriores.

INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - IDH A principal mudança foi a substituição do PIB (Produto Interno Bruto) pela Renda Nacional no cálculo do índice; Outra mudança foi a substituição do índice de alfabetização da população de um país pelos anos médios de estudo.

Colocação no Ranking de IDH de alguns países: (Dados referente ao PNUD de 2010) . 1º - Noruega 0,938 2º - Austrália 0,937 3º - Nova Zelândia 0,907 4º - Estados Unidos 0,902 5º - Irlanda 0,895 6º - Liechtenstein 0,891 7º - Holanda 0,890 8º - Canadá 0,888 9º - Suécia 0,885 10º - Alemanha 13º - Japão 0,884 73º - Brasil 0,699 MÉDIA MUNDIAL 0,624

PROBLEMAS ECONOMICOS Por que a expansão da moeda e a do crédito pode gerar inflação? Por que os padrões de vida são tão baixos em paises africanos?

O CONCEITO DE ECONOMIA é uma ciência social e seu objetivo de estudo é a sociedade N. Gregory Mankim é o estudo da humanidade em sua vida rotineira Alfred Marshall

O CONCEITO DE ECONOMIA A ciência que estuda o emprego de recursos escassos, entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados, seja na produção de bens, ou na prestação de serviços. Nali de Jesus de Souza

OBJETIVO O OBJETIVO DO ESTUDO DA CIÊNCIA ECONÔMICA É ANALISAR OS PROBLEMAS ECONÔMICOS E FORMULAR SOLUÇÕES PARA RESOVÊ-LOS, DE FORMA A MELHORAR NOSSA QUALIDADE DE VIDA.

MAPA GEOPOLÍTICO FATORES DE PRODUÇÃO

OBJETO DE ESTUDO TERRA - Matéria Prima; TRABALHO - Mão-de-obra; Os recursos produtivos ou FATORES DE PRODUÇÃO são limitados: TERRA - Matéria Prima; TRABALHO - Mão-de-obra; CAPITAL - Máquinas.

OBJETO DE ESTUDO Recursos limitados x Necessidades humanas ilimitadas. Um problema de ESCASSEZ: Recursos limitados x Necessidades humanas ilimitadas. Questão Central do estudo da Economia: Alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas necessidades da população.

ECONOMIA (escassez) O desejo de adquirir uma quantidade de bens e serviços maior que a disponibilidade. Um problema de ESCASSEZ recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas. ESCASSEZ RELATIVA – os bens e serviços são escassos em relação ao desejo dos indivíduos.

ECONOMIA (escolha) As pessoas necessitam alimentar-se, vestir-se, receber educação etc EXISTE OS RECURSOS, MAS A RENDA É INSUFICIENTE NA HORA DE CONSEGUIR TODOS OS BENS E SERVIÇOS DESEJADOS PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES.

TIPOS DE NECESSIDADES NECESSIDADES VITAIS OU PRIMÁRIAS Desta depende a conservação da vida. Exemplo: Os alimentos.

TIPOS DE NECESSIDADES NECESSIDADES CIVILIZADAS OU SECUNDÁRIAS: São as que tendem a aumentar o bem-estar do individuo e variam no tempo, segundo o meio cultural, econômico e social em que se desenvolvem os indivíduos. Exemplo: o turismo

TIPOS DE NECESSIDADES NECESSIDADES DO INDIVÍDUO: Natural – comer; Social – decorrente da vida social. Exemplo: Casamento.

NECESSIDADES DA SOCIEDADE TIPOS DE NECESSIDADES NECESSIDADES DA SOCIEDADE COLETIVAS – partem do indivíduo e passam a ser da sociedade. Exemplo: Transporte. PÚBLICAS – surgem da mesma sociedade. Exemplo: A ordem pública.

TIPOS DE NECESSIDADES A sociedade (conjunto de pessoas) tem também necessidades coletivas, tais como estradas, defesa, justiça etc. A ECONOMIA SE OCUPA DAS QUESTÕES RELATIVAS À SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES DOS INDIVÍDUOS E DA SOCIEDADE.