(Maria de Fátima Souza – Enfermeira) Atenção Básica na SMS - Rio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Advertisements

Apresentação 4 Oficina 2 - Sul
Universidade Federal de Pelotas
Diagnóstico Situacional do PSF
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTOS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
RESULTADOS PRELIMINARES Gestores Municipais. Abrangência dos resultados preliminares 11 municípios de 21 municípios do Lote 11 municípios de 21 municípios.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
ATENÇÃO À PESSOA COM AUTISMO NO SUS
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
Ser Gestor COPASEMS 28/03/2006. Ser Gestor Dimensões Projeto de GovernoProjeto de Governo GovernabilidadeGovernabilidade Capacidade de Governo (Gestão)Capacidade.
11º Congresso Panamericano de Enfermeria
Superintendência de Saúde Coletiva
Hospital Geral com Urgência/Emergência Hospital Especializado Hospital Geral sem Emergência UACPS PS UMAMP CMS PAM Instituto Policlínica UIS Maternidade.
Programa de Saúde da Família
PROMOÇÃO DA SAÚDE.
“A Inclusão do Servidor Público na composição das equipes de PACS/PSF no Município do Rio de Janeiro” Luciana Borges da Matta Vera Lúcia Pacheco Marcia.
Dificuldades e soluções na administração de um programa de Asma Saúde Pública.
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
O Papel das ndjali (Parteiras Tradicionais): Experiências e vivências em contexto rural angolano Maria de Fátima ISCTE-IUL.
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
Autor: Pricila Arrojo da Silva
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Flávio Augusto Guimarães de Souza
Programa de Saúde Mental em Curitiba Secretaria Municipal da Saúde
Goiânia, junho de 2013 Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Maio/2014. Feira de Santana:  Sede da 2ª Dires com 22 municípios  hab. (IBGE, 2011) População Feira de Santana:  hab. (IBGE, 2011)
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
ESF Integralidade da assistência
Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS Atenção à Saúde do Idoso.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
Atenção à Saúde da Família e Comunidade
Programa de Saúde da Família  É implantado a 1ª Unidade de Saúde da Família, nos moldes de Niterói.(Jaqueira)  É implantado a 2ª Equipe de.
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
RESOLUÇÃO 0037/2011 Proposta de conversão das Unidades de Saúde da Mulher e da Criança - USAIMC em Unidades de Atenção Primária Saúde da Família - UAPSF.
Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Desafios da Atenção Básica no município do Rio de Janeiro
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
Estratégia de Saúde da Família
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
Professora: Daniela de Souza
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
Acolhimento e Vínculo:
Centro Regional de Formação Permanente Prof. João Ferreira da Silva Filho -UFRJ Macaé Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Ensino Pesquisa e Intervenção.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
Associação Brasileira
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
Encontro Estadual do PMAQ
DESAFIO 4: VALORIZAÇÃO SOCIAL DA APS E AÇÕES INTERSETORIAIS ARMANDO - COSEMS CAROLINE - COSEMS RS CELIA BORTOLETO - COSEMS DANIELA BORBA – SES RO ELISABETH.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Programa Saúde da Família
5º Congresso do COSEMS BA Programa Mais Médicos: avanços e desafios Agosto / 2015.
A GARANTIA DA ATENÇÃO A GARANTIA DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL ESPECIALIZADA AMBULATORIAL E HOSPITALAR PARA E HOSPITALAR PARA CONSOLIDAÇÃO DAS.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PETRÓPOLIS
Apoio matricial em Saúde Mental
Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano - PDDU Projeto de Lei.
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA VITÓRIA - ES. INTRODUÇÃO O município de Vitória e o PSF Pop: 320 mil hab PSF desde 1998 Cobertura >75% ESF Maior parte.
ATENÇÃO DOMICILIAR. População: habitantes, 3ª maior população do estado. Localização: Nordeste de SC no Médio Vale do Itajaí a 150 km da capital.
DAB e-SUS Atenção Básica
Transcrição da apresentação:

(Maria de Fátima Souza – Enfermeira) Atenção Básica na SMS - Rio

Unidades de Atenção Básica Municipais Unidades Básicas: 135 (Postos,CMS, PAM, Policlínica) Tradicionais - 91 UBSF– 44 unidades com 127 ESF ( Postos do PACS – 31 )

População MRJ: hab (IBGE 2000) População IDH menor que 0,84: hab (60,65%) Distribuição atual da rede básica: Zona Oeste (3.3 e áreas 5)= 80 ESF (63%) 41 UBS trad (45%) Expansão PSF 2007: 45% Zona Oeste

Estratégia de ampliação da cobertura: Otimização da rede tradicional – revisão do perfil e do agendamento, expansão do horário de funcionamento. Ampliação da Estratégia Saúde da Família - Transformação de 15 Postos de saúde ao modelo Saúde da família (até 2007) - Novas unidades – meta 2007: 260 ESF até dez/2007

Desafios da Atenção Básica no MRJ Formação dos profissionais Territórios na cidade – logística de implantação Segurança – conflitos nas áreas Desigualdades sociais Financiamento – repasses, participação do estado

CMS Lincoln de Freitas Filho

Saúde Bucal no PSF Escovários criados pela Comunidade

Atividades comunitárias PSF 5.1 – Quadra E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel