Autonomia e Independência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Curso TAT - Prof. MSc. Mirna Dutra e Pinto
OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa
TESTE DAS FÁBULAS Instruções:
Em defesa da Família Tentacular
A Rejeição nas Organizações
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
INFÂNCIA.
Perfil de 10 a 12 anos É a idade quando as decisões das
7 a 9 anos Esta é a idade da tomada da decisão. Os primários não podem
Daciane de Oliveira Silva
Escola e Família: quais são suas competências?
Projeto Identidade Social Tema: Sexualidade Bate papo informal
Agrupamentos sociais.
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
Regras e limites na educação de crianças
Apresentação do projecto – reunião de pais
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL
Marlene Carlos da Silva Congresso rede familiar
AS SEMENTES DO AMOR Expandir a capacidade de amar e cuidar bem de: Nós mesmos Dos outros Do ambiente em que vivemos.
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Promoção de leitura em família
Amor e Sexualidade.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Estilos educativos e comunicação
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
PEAD Ludicidade e Educação
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
Prof. Mariana Giannecchini Ferrari. As forças no sentido da vida, da integração da personalidade e da independência são tremendamente fortes, e com condições.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
SINTOMAS COMUNS DA EXISTÊNCIA DE MALDIÇÃO.
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
VISÃO SUBNORMAL, COM PERCEPTÍVEL DÉFICIT COGNITIVO Grupo B: Krissanthy,Marcelo, Marineide, Rosana, Rosilene.
Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos
Análise de conteúdo: . Herói – mulher desesperada
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Complexo de Édipo Tem início no período do desmame em uma situação confusa e instável de impulsos misturados, na presença de um superego arcaico e extremamente.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
Crianças Do nascimento até os onze anos de idade.
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
APRENDENDO A VIVER MELHOR APOIANDO-SE NO AE. Felicidade se relaciona com: Trabalho: sermos úteis e capazes Trabalho: sermos úteis e capazes Lazer: bem.
O BRINCAR.
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A IDADE ESCOLAR
REUNIÃO DE PAIS Turma Professoras:.
Guarda, Adoção, Abuso Sexual
anos inserção social independência, criatividade e responsabilidade. capacidade física – força muscular, impulsos, agudez sensorial e rendimento.
A dinâmica das relações familiares e problemas da excepcionalidade
Características Iniciais da Fala
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Status e papel.
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
Caracterização do Paciente Neurológico
Socialização e integração social
Aprenda a usar sempre um vocabulário positivo “Palavras são Sementes”
O que as crianças precisam aprender e desenvolver? Psicólogo Erik Erikson.
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa,
Transcrição da apresentação:

Autonomia e Independência A tendência da dependência é diminuir embora alguns adultos a mantém. Autoconfiança e auto-estima: se relaciona à autonomia que depende dos pais: - encorajarem iniciativas da criança; - elogiarem o sucesso; - dar tarefas que não excedam as capacidades das crianças; - coerentes em suas exigências; - aceitam o fracasso.

Tipificação Sexual É um processo que se desenvolve neste período. Ocorre o estabele- cimento de papéis sociais relacionados ao sexo (aprender a se com- portar como menino ou menina. A partir de 3 anos ocorre o interesse por questões sexuais (fase fáli- ca). A punição gera sentimento de culpa e será fonte de conflitos entre As sensações de prazer (biologicamente determinadas) e proibições Sociais. Desta forma, gera-se ansiedade diante de atitudes errôneas A respeito de sexo. A criança terá o impulso de querer conhecer e explorar o que é “tabu”, mas também, desejo do prazer sexual.

O Desenvolvimento Social De 2 à 6 anos  predomina a fantasia como atividade lúdica. Ocor- re o jogo dramático no qual a criança experimenta papéis sociais. Ela desenvolve os dois pólos (objeto e personagem). Ex: É o avião e o aviador; a mãe e o filho (ao mesmo tempo). O jogo dramático será veículo para expressão de sentimentos, ansie- dades e temores. Vai revelar a distribuição de poderes dentro da família e escola. Aos 4 anos  terá os companheiros imaginários como parte de seu cotidiano. Por volta de 6 – 7 anos  essas personalidades fantasmáticas deixam de existir, pois se espera uma separação entre fantasia e realidade.

O Desenvolvimento Social Interação com os companheiros A criança gosta de participar do grupo de crianças mais velhas, aceitando ordens. Porém, como não consegue se colocar em “pé de igualdade”, pode se isolar e brincar sozinha. São comuns então, os monólogos coletivos. A partir de 5 anos  passam a ocorrer os jogos interativos. O grupo É coeso e as regras são comuns e respeitadas.