Escala Wechsler de Avaliação da Inteligência – 3ª Edição (WISC-III)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS? QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ?
Advertisements

Matemática para todos Educação Básica
 .
Avaliação Psicomotora
Professor Marcelo Rocha Contin
Consertando o mundo. Ligue o som..
IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
A EQUIPA COMPREENSÃO.
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Atualidades Entrevista de emprego.
Entendo os números inteiros
VI – Concurso de Robótica FAA
Este teste foi extraído do Livro “A ARTE DA FELICIDADE”, do DALAI LAMA
Endereços Úteis
Palavras que os pais nunca devem dizer aos filhos
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Transferência de aprendizagem
A Arte da Felicidade Dalai Lama.
LABMAT Mat. p Conj Blocos Lógicos sugestões
Percepção do Espaço Pela Criança
Introdução ao conceito de Multiplicação
Lógica Proposicional Caderno de Exercícios.
WISC-III Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013
Bombeiros... Uma filosofia de vida!
WISC III Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PROF. DANIELA PIRES
TESTE DE PERSONALIDADE DO DALAI LAMA
Leitura de Textos Científicos
Manual Gcompris Software Educativo para crianças Para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Equipe de Inclusão Digital – SMED Professora.
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
WISC III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças.
Programador – Como Me tornar Um!
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Dicas para Apresentações
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.
Modelando Sistemas em UML
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Linguagens de Programação
Gestaltismo ..
SITUAÇÕES.
Objetos de aprendizagem
Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. PRIMI, R.
ESCALA de MATURIDADE MENTAL COLÚMBIA (CMMS)
Algoritmos e Programação I
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
TESTES PSICOLÓGICOS.
INTELIGÊNCIA: O QUE SERÁ? Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ 2008.
WISC IV – Orientações gerais de aplicação e análise
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Estilos de Aprendizagem
PNL – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Como controlar o estoque
Compras – Controle de Estoque. Por que é necessário controlar o estoque? Reduzir custos –Se há excesso em estoque A empresa terá custos operacionais para.
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Dificuldades de Aprendizagem da Matemática
DELEGAÇÃO Por: Suelen Gonçalves.  Delegação é um conceito aparentemente claro, mas que, na prática, poucas pessoas aplicam.  Dentro dessa linha, cremos.
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
Transcrição da apresentação:

Escala Wechsler de Avaliação da Inteligência – 3ª Edição (WISC-III) Kelly Cristina de Carvalho Colaboradora em Neuropsicologia do Ambulatório de Neuroepilepsia do Hospital São Paulo Neuropsicóloga do NANI (Núcleo de Atendimento Neurosicológico Infantil) / CPN

WISC-III A 3ª edição foi publicada em 1991; QI é uma estimativa do nível atual de funcionamento, logo, não se trata de um dado fixo e imutável; Apesar de ser psicométrico, pode trazer dados relacionados às questões afetivas-emocionais do paciente.

WISC-III 13 subtestes (6 verbais e 7 de execução); dividido em QI Verbal, QI Execução, QI Total, Índice de Compreensão Verbal, Índice de Organização Perceptual, Resistência à Distração e Velocidade de Processamento;

WISC-III Subtestes Verbais Informação; Semelhanças; Aritmética; Vocabulário; Compreensão; Dígitos*.

WISC-III Subtestes de Execução Completar Figuras; Código; Arranjo de Figuras; Cubos; Armar Objetos; Procurar Símbolos*; Labirintos*.

WISC-III Índices Fatoriais Compreensão Verbal Organização Perceptual Resistência à Distração Velocidade de Processamento Informação Completar Figuras Aritmética Códigos Semelhanças Arranjo de Figuras Dígitos Procurar Símbolos Vocabulário Cubos Compreensão Armar Objetos

Instruções de Aplicação

1. Completar Figuras Início: começar com o item de exemplo para todas as idades e continuar com o item indicado para a idade da criança. Idade 6 anos: Item 1 Idade 7 – 9 anos: Item 3 Idade 10 – 16 anos: Item 6 Interromper após 9 erros consecutivos Para idades: 7 – 16 anos, usar seqüência inversa de itens anteriores, no caso de erro nos dois primeiros itens aplicados. Tempo limite especificado para cada item (20 segundos). Correção permitida no item de exemplo e nos itens 1 e 2.

1. Completar Figuras “Eu vou mostrar algumas figuras. Em cada uma está faltando uma parte. Olhe atentamente e diga o que está faltando.”

2. Informação Início: Idade 6 – 7 anos: Item 1 Idade 8 – 13 anos: Item 6 Idade 14 – 16 anos: Item 12 Interromper após 8 erros consecutivos. Para idades: 8 – 16 anos, usar seqüência inversa de itens anteriores, no caso de erro nos dois primeiros itens aplicados. Correção permitida no item 1.

2. Informação “Eu vou fazer algumas perguntas e gostaria que vocês as respondesse.” 6. Diga o nome de dois tipos de dinheiro. 16. Qual a capital da França?

3. Código Início: Idade 6 – 7 anos: Parte A Idade 8 – 16 anos: Parte B Interromper após 120 segundos Correção permitida nos itens de exemplo Bônus por tempo somente na parte A.

3. Código Instrução Parte A “Olhe aqui e você verá uma estrela, uma bola, um triângulo e estas outras formas. Veja que a estrela tem uma linha no meio (apontar), a bola tem dois risquinhos (apontar), o triângulo tem um risquinho (apontar), a cruz tem uma bolinha no centro (apontar) e o quadrado tem duas linhas de cima para baixo (apontar).” Agora olhe aqui (apontar), onde se vê bolas, estrelas, quadrados e outros, todos misturados, mas sem nenhum sinal dentro deles. Eu quero que você os preencha com os mesmos sinais que eles têm ali em cima.” Apontar para o 1º item do exemplo e dizer: “É assim que se faz. Aqui está uma bola. Vamos olhar para cima e procurar a bola (apontar).” Fazer o mesmo para o segundo e terceiro exemplos.

3. Código “Quando eu mandar iniciar, você deve fazer o resto dos itens.” Apontar para o 1º item e dizer: “Comece aqui e continue completando tantas coisas quantas puder, uma após a outra, sem pular nenhuma. Continue até eu dizer para parar. Trabalhe o mais rápido possível, sem errar. Quando terminar esta linha (Leve a criança a atravessar a linha da esquerda para a direita, com seu dedo), vá para estar.” (Aponte para o primeiro item da segunda linha). Dizer: “Siga.”

3. Código

3. Código Instrução Parte B “Olhe estes quadrados divididos. Veja que cada um tem um número na parte de cima (Faça seu dedo acompanhar ao longo dos número). E na parte de baixo tem um sinal específico (Faça seu dedo percorrer os sinais). Cada número tem um sinal específico.” (Apontar para o número 1 e seu sinal, depois para o número 2 e seu sinal). Apontar para os itens do exemplo e dizer:

3. Código “Agora olhe aqui onde vemos os quadros com os números na parte de cima, mas vazios na parte de baixo.” Apontar para a parte de baixo dos primeiros itens do exemplo e dizer: “Você deve colocar nos quadros vazios os sinais correspondentes, como este.” Fazer para os itens 1 e 2 do exemplo. “Comece aqui e complete quantos quadros for possível, um após o outro, sem pular nenhum. Continue até eu dizer para parar. Trabalhe o mais rápido possível, sem errar. Quando terminar esta linha (Leve a criança a atravessar a linha da esquerda para a direita, com seu dedo), vá para esta.” (Apontar para o primeiro item da segunda fila). Dizer: “Siga.”

3. Código

4. Semelhanças Início: Idade 6 – 16 anos: Item exemplo. Interromper após 8 erros consecutivos. Correção permitida nos itens 1 e 2. Complemente a resposta nos itens 6 e 7 se a criança der resposta de 1 ponto.

4. Semelhanças “Agora eu vou dizer duas palavras e quero que você responda o que elas têm em comum, por exemplo: Se eu perguntar – O que o vermelho e o azul têm em comum, você dirá que ambos são cores.” &1. O que têm em comum VELA e LÂMPADA? 13. O que têm em comum TEMPERATURA e COMPRIMENTO?

5. Arranjo de Figuras Início: Todas as idades: Item exemplo e continuar com Item 1. Interromper após 6 erros consecutivos. Há tempo-limite para cada item. Bônus por tempo aos 3-4 itens. Correção permitida nos itens 1 e 2.

5. Arranjo de Figuras “Estas figuras contam uma estória sobre uma mulher tentando pegar alguma coisa para beber. As figuras estão numa ordem errada. Observe como eu vou colocá-las numa ordem certa de modo que formem uma estória com início, meio e fim.” Depois de arrumar os cartões na ordem certa (ABC), apontar para cada cartão em ordem e dizer: “Primeiro a mulher está pegando o dinheiro em sua bolsa. Depois, colocando o dinheiro na máquina para comprar a bebida. Finalmente ela está bebendo.” Fazer o mesmo para os itens 1 e 2 e depois seguir com os demais itens.

5. Arranjo de Figuras

6. Aritmética Início: Idade 6 – 7 ano: Item 1. Idade 8 – 9 anos: Item 8. Idade 10 – 13 anos: Item 10. Idade 14 – 16 anos: Item 13. Para idades: 8 – 16 anos, usar seqüência inversa de itens anteriores, no caso de erro nos dois primeiros itens aplicados. Interromper após 3 erros consecutivos. Tempo-limite especificado para cada item. Bônus por tempo nos itens 19 – 24. Correção permitida somente nos itens 1 e 2.

6. Aritmética “Agora vou ler uns problemas de matemática para você responder.” & 1. Conte estes pássaros com seu dedo, em voz alta. 5. Quantos sorvetes sobram se cada criança comer 1?

7. Cubos Início: Idade 6 – 7 anos: Item 1 Idade 8 – 16 anos: Item 3 Interromper após 2 erros consecutivos Para idades: 8 – 16 anos, usar seqüência normal de itens anteriores, no caso de erro nas 2 tentativas do modelo 3. Tempo-limite especificado para cada item. Bônus por tempo para os itens 4 – 12.

7. Cubos “Veja estes cubos. Os dois são iguais. Em alguns lados eles são vermelhos, em outros são brancos e em outros metade vermelhos e metade brancos.” Virar os cubos para mostrar os diferentes lados. Fazer o modelo para a criança nos itens 1 (6-7 anos), item 2, item 3. “Agora faça um igual ao do cartão.”

7. Cubos

8. Vocabulário Início: Idade 6 – 16 anos: Item 1 e continuar com o item 2. Interromper após 6 erros consecutivos. Correção permitida nos itens 1 e 2

8. Vocabulário “Eu vou dizer algumas palavras. Escute com atenção e responda o que significa cada palavra.” & 1. O que é um CHAPÉU? 17. O que é uma FÁBULA?

9. Armar Objetos Início: Idade 6 – 16 anos: Item exemplo. Administrar todos os itens. Tempo-limite especificado para cada item. Bônus por tempo para itens 1 – 5. Correção permitida no item 1.

9. Armar Objetos “Se estas peças forem unidas de forma correta, elas irão formar uma maçã. Veja como eu faço.” Arrumar as peças corretamente conforme o modelo. Permita que a criança veja o quebra-cabeça montado, depois retire as peças e continue com o item 1. “Agora vou pedir para que você monte alguns quebras-cabeças.” Expor o arranjo e dizer: “Se você juntar estas peças de maneira correta, elas irão formar uma menina. Tente juntar e avise-me quando tiver terminado.”

9. Armar Objetos

10. Compreensão Início: Idade 6 – 16 anos: Item 1. Interromper após 6 erros consecutivos. Correção permitida no item 1.

10. Compreensão “Eu vou fazer algumas perguntas e gostaria que você respondesse.” & 1. O que você faria se desse um corte no dedo? 9. Por que é necessário que o governo fiscalize a carne antes de ser vendida?

11. Procurar Símbolos Início: Idade 6 – 7 anos: Parte A. Idade 8 – 16 anos: Parte B. Interromper após 120 segundos. Correção permitida nos itens de exercício.

11. Procurar Símbolos Instrução Parte A “Olhe estas figuras. (Apontar para o único símbolo- modelo na coluna da esquerda e dizer): “Esta figura está neste grupo de símbolos.” (Aponte da esquerda para a direita da criança, para todos os símbolos do grupo de procura). Depois, apontar para o símbolo-modelo novamente, dizer: “Veja, esta figura aqui é igual a esta outra (apontar para o símbolo similar do grupo de procura), por isso eu irei marcar ‘sim’, desta maneira.” Dar um exemplo de quando o símbolo não está na coluna da direita e depois dizer: “Você deve marcar o ‘Sim’ se esta figura for igual a qualquer uma destas figuras aqui (apontar) e marque o ‘Não’ se a figura não for igual. Você entendeu? (...) Então pode começar.”

11. Procurar Símbolos Instrução Parte B “Olhe estas figuras. (Apontar para os dois símbolos-modelos na coluna da esquerda e dizer): “Uma destas figuras está neste grupo de símbolos.” (Aponte da esquerda para a direita da criança, para todos os símbolos do grupo de procura). Depois, apontar para o símbolo-modelo novamente, dizer: “Veja, esta figura aqui é igual a esta outra (apontar para o símbolo similar do grupo de procura), por isso eu irei marcar ‘sim’, desta maneira.” Dar um exemplo de quando o símbolo não está na coluna da direita e depois dizer: “Você deve marcar o ‘Sim’ se uma destas figuras for igual a qualquer uma destas figuras aqui (apontar) e marque o ‘Não’ se nenhuma destas figuras for igual. Você entendeu? (...) Então pode começar.”

12. Dígitos Início: Idade 6 – 16 anos: Item 1 Ordem Direta. Idade 6 – 16 anos: Item 1 Ordem Inversa. Interromper após 2 erros nas duas tentativas no mesmo item. Administrar Dígitos ordem inversa, mesmo que na ordem direta o escore tenha sido zero. Correção permitida na ordem inversa no item de exemplo.

12. Dígitos Dígitos Ordem Direta “Vou dizer alguns números. Escute cuidadosamente e quando eu acabar, você deve repetí-los da mesma forma.” 1. 2 – 9 5. 3 – 8 – 9 – 1 – 7 – 4 Dígitos Ordem Inversa “Vou dizer mais alguns números e quero que você repita de trás para frente. Por exemplo, se eu disser 8 – 2, o que você diria?” 1. 2 – 5 4. 4 – 1 – 3 – 5 – 7

13. Labirintos (Obs.: Este subteste não foi padronizado na adaptação brasileira) Início: Idade 6 – 7 anos: Labirinto de exemplo. Idade 8 – 16 anos: Labirinto 4 Interromper após 2 erros consecutivos. Para 8 – 16 anos usar seqüência normal dos labirintos 1 – 3, após crédito parcial no Labirinto 4; usar seqüência normal do exemplo e dos Labirintos 1 – 3, após erro no labirinto 4. Tempo-limite especificado para cada labirinto. Correção permitida nos Labirintos 1 e 2.

13. Labirintos Instrução para 6 – 7 anos: “Veja esta garota aqui no meio. Ela quer chegar até a rua, aqui fora (apontar). Eu vou mostrar como ela pode fazer isto, sem ficar presa. Veja como eu faço.” Demonstrar, começando de algum ponto no centro do Labirinto. Chegando na entrada de um caminho sem saída, pare num momento. Sem levantar o lápis, apontar para o caminho sem saída e dizer: “Não, por este caminho. Veja, se ela for por este lado ficará presa, porque o caminho está fechado. Ela não pode passar através da parede (apontar). Ela deve ir por este caminho para encontrar a saída.” Termine o traçado. Procure traçar um caminho que se estenda além da saída do Labirinto. Ir para o Item 1. “Agora veja se você consegue sair deste sozinho.”

13. Labirintos Instrução para 8 – 16 anos: “Isto aqui é um labirinto. Você deve começar aqui (apontar a figura da garota) e encontrar o caminho da saída (apontar para a saída), sem atravessar qualquer linha. Faça o melhor que puder para não entrar em caminhos sem saída. Não entre em nenhum caminho sem saída. Você entendeu?” Se a criança não tem perguntar, dê-lhe um lápis e diga: “Certo. Comece aqui (aponte para a figura da garota) e encontre a saída. Não levante seu lápis do papel até terminar. Pode começar.” e sair deste sozinho.”

O que cada subteste avalia?

Escala Verbal Capacidade de lidar com símbolos abstratos; Qualidade da educação formal e estimulação do ambiente; Compreensão, memória e fluência verbal.

Subtestes da Escala Verbal Informação: extensão do conhecimento adquirido; qualidade da educação formal e motivação para o aproveitamento escolar; estimulação do ambiente e/ou curiosidade intelectual; interesse no meio ambiente; memória remota.

Subtestes da Escala Verbal Dígitos: extensão (spam) da atenção; retenção da memória imediata (Dígitos OD); memória e capacidade de reversibilidade (Dígitos OI); concentração; tolerância ao estresse.

Subtestes da Escala Verbal Vocabulário: desenvolvimento da linguagem; conhecimento semântico; inteligência geral (verbal); estimulação do ambiente e/ou curiosidade intelectual; antecedentes educacionais.

Subtestes da Escala Verbal Aritmética: capacidade computacional e rapidez no manejo de cálculos; memória auditiva; antecedentes / oportunidades / antecedentes escolares; concentração, resistência, distratibilidade, raciocínio lógico, abstração; contato com a realidade.

Subtestes da Escala Verbal Compreensão: capacidade de senso comum, juízo social, conhecimento prático e maturidade social; conhecimento de normas sociocultrais; capacidade para avaliar a experiência passada; compreensão verbal, memória e atenção; pensamento abstrato (provérbios).

Subtestes da Escala Verbal Semelhanças: raciocínio lógico e formação conceitual verbal (pensamento abstrato); raciocínio indutivo, com identificação de aspectos essenciais de não-essenciais; desenvolvimento da linguagem e fluência verbal.

Escala de Execução Grau e qualidade do contato não-verbal do indivíduo com o ambiente; Capacidade de integrar estímulos perceptuais e respostas motoras pertinentes; Capacidade de trabalhar em situações concretas; Capacidade de trabalhar rapidamente; Capacidade de avaliar informações visoespaciais.

Subtestes de Execução Completar Figuras: Reconhecimento e memória visual, organização, raciocínio; interesse e atenção ao ambiente, concentração e percepção das relações todo-parte; discriminação de aspectos essenciais de não essenciais.

Subtestes de Execução Arranjo de Figuras: capacidade para organizar e integrar lógica e seqüencialmente estímulos complexos; compreensão da significação de uma situação interpessoal, julgando suas implicações, determinando prioridades e antecipando suas conseqüências, num certo âmbito sociocultural; processamento visual.

Subtestes de Execução Cubos: capacidade de análise e síntese; capacidade de conceitualização visoespacial; coordenação viso-motor-espacial, organização e velocidade perceptual; estratégia de solução de problema.

Subtestes de Execução Armar Objetos: capacidade de síntese de um conjunto integrado; capacidade de reconhecer configurações familiares (formação de conceitos visuais) e de antecipar relações parte-todo (organização visoespacial); processamento visual, velocidade perceptual e manipulativa.

Subtestes de Execução Código: velocidade de processamento; capacidade de seguir instruções sob pressão de tempo; atenção seletiva, concentração (resistência à distratibilidade) e persistência motora numa tarefa seqüencial; capacidade de aprender e eficiência mental; flexibilidade mental.

Subtestes de Execução Labirinto: planejamento; organização visoespacial.

Subtestes de Execução Procurar Símbolos: discriminação perceptual; habilidade para explorar estímulos visuais; velocidade e precisão; atenção, concentração e memória a curto prazo.

Obrigada! kcarvalho_psicologa@yahoo.com.br 9381-9920