CONSUMO CONSCIENTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Boas práticas para o consumo sustentável
Advertisements

Responsabilidade Social
Meio ambiente e desenvolvimento
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Trabalho Realizado por:
CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
15:20.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Administração Estratégica
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
CF 2011 Propostas para o AGIR. DIES DOMINI Dia do Senhor Dia do Senhor Metáfora do barro Metáfora do barro Dia de descanso Dia de descanso Dia de solidariedade.
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Lixo O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta. Felipe nº5 Fernando.
Políticas Públicas.
Vamos todos cuidar da Terra
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
MOVIMENTO CONSCIÊNCIA BRASIL
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
MEIO AMBIENTE.
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
O problema do lixo termina
Logística e Ecologia.
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
O que pode fazer para as combater? EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
Educação para a Sustentabilidade
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
O IMPACTO DA INFORMAÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE NO JOVEM UNIVERSITÁRIO Ingrid Rainier Lacerda Barbosa Pesquisa de Mercado.
Logística Empresarial Grupo 08F
. Pesquisas no Brasil.
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
CARTA DA TERRA Para crianças.
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Dia do Design Sustentável
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
Planejamento e Responsabilidade Social
Ética Profissional e da Empresa Consumo consciente 09/11/2011
Programa Usos e Disponibilidade dos recursos naturais
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Lixo Brasileiro.
Pegada Ecológica.
Lixo eletrônico: O que fazer após o término da vida útil dos seus aparelhos?
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
Barra Bonita/SP 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS.
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Sobre o IPO Histórico / Qualificação Tecnologias utilizadas Estrutura.
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
Economia Popular Solidária
15 anos.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
CONSELHO NACIONAL DE DEFESA AMBIENTAL
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
O conceito de SUSTENTABILIDADE foi criado no começo da década de 80, por Lester Brown.
Transcrição da apresentação:

CONSUMO CONSCIENTE

CONTEXTO Modificações humanas Revolução Industrial Aumento do bens de consumo  sucesso das economias capitalistas Consumo: atividade presente em toda sociedade Na sociedade moderna: Saciar as necessidades diferenciar-se Consumo como direito  prazer, dever do cidadão Consumo como atividade social “O consumo é motivado, antes de mais nada pela necessidade de agrupamentos sociais ou ‘frações de classe’ atingirem distinção ou status reconhecido”

CONTEXTO

CONTEXTO “Atual padrão de consumo estão nas raízes da crise ambiental” Crítica ao consumismo passou a ser vista como uma contribuição para a construção de uma sociedade sustentável Acidentes ambientais Preocupações Práticas de proteção ambiental

TIPOS DE CONSUMO Consumo verde Consumo consciente Consumo sustentável

TIPOS DE CONSUMO Consumo Sustentável Consumo Consciente Consumo Verde

TIPOS DE CONSUMO Consumo verde Consumo Consciente Consumo sustentável Escolha inclui variável ambiental Produtos que não agridam a natureza Crítica: Não enfoca questões como quantidade e redução do consumo, descartabilidade e obsolescência planejada. Consumo Consciente 2009: Ministério do Meio Ambiente - 15 de outubro - Dia Nacional do Consumidor Consciente. Despertar a consciência para os problemas S.E.A.P. causados pelos padrões de produção e consumo Consumo sustentável O consumidor não é o único ator Governo, Empresa, ONG... S.E.A.P. = sociais, econômicos, ambientais e políticos

CONSUMO CONSCIENTE 1970: O movimento ecológico Conscientização a respeito da contribuição individual para a preservação do planeta. Diversas ações: escolha de produtos orgânicos, separação de lixo, reciclagem... Cidadãos cobram dos governantes e das empresas atitudes em relação à preservação dos recursos naturais e à redução dos impactos ao meio ambiente, mas também se sentem responsáveis pela redução da degradação ambiental. C.C. tem como ponto de partida a consciência individual dos impactos que atos diários - compra, uso e descarte de bens e serviços - têm sobre a coletividade, a natureza e a economia.

CONSUMO CONSCIENTE A idéia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente. ‘‘Cidadão consumidor’’  ‘‘consumidor cidadão’’ Busca do equilíbrio entre as necessidades individuais, as possibilidades ambientais e as necessidades sociais nas três etapas de consumo. Objetivo final: alcançar o desenvolvimento sustentável

CONSUMO CONSCIENTE Definição Não consumir  Consumir diferente “ato ou decisão de compra ou uso de serviços, de bens industriais ou naturais praticado por um individuo levando em conta o equilíbrio entre sua satisfação pessoal, as possibilidades ambientais e os efeitos sociais de sua decisão” Instituto Akatu Não consumir  Consumir diferente Reflexão abrangente no ato de consumir Necessidade de mudanças de padrões de produção e consumo

CONSUMIDOR CONSCIENTE Preocupam-se com os impactos de suas ações sobre o meio ambiente  adotam medidas que contribuem para minimizar esses impactos Apresentam uma atitude pró-ativa, zelam pela coletividade e se mostram preocupados com a preservação do meio ambiente e com sustentabilidade do planeta. Possuem poder sobre as empresas - decisões de compra Papel de consumidor-cidadão: cliente  "stakeholder". Recompensam as empresas com reputação positiva Punem aquelas que parecem ignorar a questão ambiental e social.

CONSUMO CONSCIENTE Instituto Akatu - quatro grupos distintos de consumidores: Consciente é o consumidor que tem a percepção que seus atos de consumo afetam não só a si próprio, mas também a toda coletividade e as futuras gerações. Engajado, percebe que consumo consciente é mais do que apenas uma maneira de economizar recursos, mas ainda não o pratica amplamente Iniciante é que pratica o consumo ‘consciente’ pensando apenas em evitar desperdícios. Indiferente é indiferente a todas as práticas de sustentabilidade no consumo.

CONSUMO CONSCIENTE Sempre / às vezes / nunca ou raramente Evito deixar lâmpadas acesas em ambientes desocupados Fecho a torneira enquanto escovo os dentes Desligo aparelhos eletrônicos quando não estou usando Costumo planejar as compras de alimentos Costumo pedir nota fiscal quando faço compras Costumo planejar compra de roupas Costumo utilizar o verso de folhas de papel já utilizadas Costumo ler o rótulo atentamente antes de decidir uma compra A família separa o lixo para reciclagem (lata, papel, vidro, PET, garrafas)

CONSUMO CONSCIENTE Sim / Não / Não sei Espero os alimentos esfriarem antes de guardar na geladeira Comprei produtos feitos com material reciclado nos últimos 6 meses Sim / Não / Não sei Comprei produtos orgânicos nos últimos 6 meses (por exemplo: alimentos sem agrotóxicos, carne sem hormônios ou antibióticos Procuro passar ao maior número possível de pessoas as informações que aprendo sobre empresas e produtos.

CONSUMO CONSCIENTE 2010 2005 Resultado 1-4 sempre ou sim Indiferente 2006: apenas 5% dos consumidores estão segmentados na categoria de “conscientes” 1-4 sempre ou sim Indiferente 5-7 sempre ou sim Iniciante 8-10 sempre ou sim Engajado 11-13 sempre ou sim Consciente 2010 1-2 sempre ou sim Indiferente 3-7 sempre ou sim Iniciante 8-10 sempre ou sim Engajado 11-13 sempre ou sim Consciente 2005

CONSUMO CONSCIENTE Os 13 comportamentos utilizados na segmentação estão classificados em quatro grupos: Economia: práticas que pressupõem o benefício direto ao indivíduo, considerando o não-desperdício de recursos, com retorno imediato e de curto prazo; Planejamento  otimização racional de recursos, melhor aproveitamento Reciclagem: práticas diretamente ligadas ao descarte, re-uso e reaproveitamento de materiais Compras sustentáveis: práticas que indicam a sensibilização no plano do consumo e mobilização do indivíduo diante das causas de Sustentabilidade e RSE, premissas do Consumo Consciente;

CONSUMO CONSCIENTE

5R’S DO CONSUMO CONSCIENTE REPENSE se você precisa mesmo comprar; Para que e porque comprar? De quem vou comprar? RECUSE produtos não sustentáveis; REDUZA o consumo; REUTILIZE o que for possível; RECICLE sempre

PEGADA ECOLÓGICA Calcula o impacto que o ser humano causa à Natureza, em relação à quantidade de terra e de água que seriam necessárias para manter o estilo de vida. A pegada ecológica individual mede o que cada pessoa no mundo consome dos recursos naturais.

PRINCÍPIOS Planeje suas compras. Compre menos e melhor; Avalie os impactos de seu consumo no meio ambiente e na sociedade; Consuma só o necessário. Reflita sobre suas reais necessidades e tente viver com menos; Reutilize produtos. Não compre outra vez o que você pode consertar e transformar; Separe seu lixo. Reciclar ajuda a economizar recursos naturais e a gerar empregos; Use crédito com responsabilidade. Pense bem se você poderá pagar as prestações; Informe-se e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas; Não compre produtos piratas. Assim você contribui para gerar empregos e combater o crime organizado; Planeje suas compras. Compre menos e melhor;

PRINCÍPIOS Contribua para a melhoria dos produtos e serviços. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas; Divulgue o consumo consciente. Levante essa bandeira para amigos e familiares; Cobre dos políticos. Exija ações que viabilizem a prática do consumo consciente; Reflita sobre seus valores. Avalie os princípios que guiam suas escolhas e hábitos de consumo.

RELAÇÕES COM ASSUNTOS Evolução da questão ambiental Desenvolvimento Sustentável – meta Stakeholders – relação de influências Responsabilidade Socioambiental – avaliação Certificações – avaliação Funções gerenciais – repensar processos e práticas