FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CÁLCULOS EM QUÍMICA Unidade de Massa Atômica Massa Atômica
Advertisements

QUÍMICA GERAL Aula 08 – FUNÇÕES E PROPRIEDADES QUÍMICAS - REAÇÕES I
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II.
Cálculo Estequiométrico.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
B SC FÓRMULAS QUÍMICAS.
SOMENTE PARA RELEMBRAR!!!
Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas
Professora: Helena Felgueiras. Materiais Naturais.
NOÇÕES DE ESTEQUIOMETRIA 2º Ano Ensino Médio Profª: Marcia Conceição
QUÍMICA MASSAS – MOL & INTRODUÇÃO À SOLUÇÕES 2º Ano Ensino Médio
SOLUÇÕES.
Cálculo Estequiométrico.
São misturas homogêneas de duas ou mais substâncias.
Tópicos em Preparo de Soluções e Conversão de Unidades
Mol, Massa Molar e Volume Molar
O que você deve saber sobre
Indicadores Ácido- Base
Dispersões É a união de duas ou mais espécies químicas
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
Massas.
•percentual •mínima ou empírica •molecular
MASSAS MEDIDAS
QUÍMICA João Neto.
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Os átomos para adquirirem estabilidade, além de ganhar ou perder electrões, também podem partilhar electrões. Existem três tipos de ligações químicas:
MASSAS MEDIDAS.
SUBSTÂNCIAS.
Aspecto quantitativo de
SOLUÇÕES Prof. Cleverson Chacal.
Ciências Físico-Químicas
Física e Química A – 10º ano
Aula 7 Lays Omena – Química.
Aula 1 Lays Omena – Química.
Soluções.
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
Química Tecnológica Materiais
Química Aplicada à Engenharia Ambiental
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
CONSTITUIÇÃO DO MUNDO MATERIAL
REVISÃO DE QUIMICA Graça Porto
Substâncias Elementares e Compostas Símbolos e fórmulas químicas
Qual é a linguagem universal usada para representar uma substância ?
0. Módulo Inicial a) Materiais b) Soluções c) Elementos químicos.
C M B H C F B 9º A n o q u í m i c a.
APOIO INTERNET - Materiais APOIO INTERNET -
Vestibular1 Cálculo Estequiométrico.
SOLUÇÕES.
Soluções.
REVISÃO QUÍMICA PROFESSOR SOUZA.
Cálculo Estequiométrico.
Quantidade de Matéria e Conceitos Correlatos em Química
Cálculo Estequiométrico.
Soluções Caderno de exercícios Nome: Produção:
Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO
ORGANIZAÇÃO QUÍMICA DA MATÉRIA
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 02)
A Química tem Soluções.
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 01)
Substâncias e Misturas
1 Massa e tamanho dos átomos Subdomínio.
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
DISPERSÕES QUÍMICAS Prof. Júlio César.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
SOLUÇÕES Em nosso dia-a-dia, encontramos várias soluções, muitas das quais são essenciais à nossa vida. Por exemplo, o ar que respiramos, (isento de partículas.
solução Uma solução é uma mistura homogénea.
SOLUÇÕES.
Em Química, chama-se solução a uma mistura homogénea constituída por um solvente e por um ou mais solutos nele dissolvidos. O soluto é a substância que.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº 2 14 de Setembro de 2011.
Transcrição da apresentação:

FÍSICA E QUÍMICA A 10º A

Lição nº 3 16 de setembro de 2011 Sumário: Soluções: - Caracterização de diferentes soluções. Composição quantitativa de soluções. Elementos químicos: Resolução de exercícios.

Caracterização de soluções Solução : é uma mistura homogénea de duas ou mais substâncias. As soluções ser: - Sólidas. Ex: aço - Líquidas. Ex: perfume Gasosas. Ex: ar A solução é constituída pelo: Soluto ou fase dispersa - é a substância que é dissolvida no meio do solvente (cada solução pode ter um ou mais solutos). - Solvente ou fase dispersante - é a substância que dissolve o soluto. (Tem sempre o mesmo estado física da solução e apresenta-se, geralmente, em maior quantidade que o(s) soluto(s)).

3 – Ar seco e limpo ------------------------ Exemplos: 1 – Água gaseificada ---------------------------- 2 – Solução aquosa de sulfato de cobre --- 3 – Ar seco e limpo ------------------------ Soluto: dióxido de carbono Solvente: água Soluto: sulfato de cobre Soluto: O2; CH4; NH3; etc Solvente: azoto Soluções aquosas – são soluções cujo solvente é a água Soluções alcoólicas – são soluções cujo solvente é um álcool

Composição quantitativa de soluções 5 colheres de concentrado de laranja A 3 colheres de concentrado de laranja B 1 colher de concentrado de laranja C A solução A é a mais concentrada A solução C é a mais diluída

Concentração mássica (Cm ou ρ) m – massa de soluto V – volume da solução - Unidade S.I. é o kg m-3 - Unidade comum é o g dm-3

ELEMENTOS QUÍMICOS O que são  Com as letras (a; o; r; m) quantas palavras podes formar? Amor Roma Ramo Aroma Amora Amar Morar Mão Amarrar Ar Rã Rama Mar Arara Mamão Aro Romã Arar Raro

Como se organizam

Átomos diferentes do mesmo elemento Isótopos – átomos diferentes do mesmo elemento que diferem no número de neutrões apresentando, por isso, diferente número de massa. Todos os átomos com o mesmo número atómico pertencem ao mesmo elemento químico. Exemplos: Prótio (hidrogénio-1) Deutério (hidrogénio-2) Trítio (hidrogénio-3)

Carbono-12 Carbono-13 Carbono-14 Massa atómica relativa (Ar) – é a relação entre a massa de um dado átomo e a unidade de massa atómica. Não tem unidades.   Unidade de massa atómica = 1/12 da massa do átomo de carbono-12.

Exemplos: Ar(O) = 15,99 Ar(H) = 1,01 - A massa de um átomo de oxigénio é 15,99 vezes maior que a massa de 1/12 do átomo de carbono-12. - A massa de um átomo de hidrogénio é, praticamente, igual à massa de 1/12 do átomo de carbono-12.

Determinação da massa atómica relativa Exercício: O cloro natural é constituído por dois isótopos, e , com abundâncias reltivas de 75,53% e de 24,47%, cujas massas isotópicas relativas são 34,97 e 36,97, respetivamente. Qual é a massa atómica relativa do cloro?

Determine a massa molecular relativa das seguintes moléculas. Massa molecular relativa (Mr) – é a relação entre a massa de uma dada molécula e a unidade de massa atómica. Não tem unidades. Exercício: Determine a massa molecular relativa das seguintes moléculas. A massa de uma molécula de água é 18,01 vezes maior que a massa de 1/12 do átomo de carbono-12. A massa de uma molécula de etanol é 46,07 vezes maior que a massa de 1/12 do átomo de carbono-12. A massa de uma molécula de ácido sulfúrico é 46,07 vezes maior que a massa de 1/12 do átomo de carbono-12. A massa de uma molécula de hidróxido de cálcio é 72,08 vezes maior que a massa de 1/12 do átomo de carbono-12. Mr(H2O)   Mr(C2H5OH) Mr(H2SO4) Mr(Ca(HO)2) = 2 × Ar(H) + Ar(O) = (2 × 1,01) + 15,99 = 18,01   = 6 × Ar(H) + 2 × Ar(C) + Ar(O) = (6 × 1,01) + (2 × 12,01) + 15,99 = 46,07  = 2 × Ar(H) + 4 × Ar(O) + Ar(S) = (2 × 1,01) + (4 × 15,99) + 32,06 = 98,04 = 2 × Ar(H) + 2 × Ar(O) + Ar(Ca) = (2 × 1,01) + (2 × 15,99) + 40,08 = 72,08

A fórmula química de uma molécula indica a: composição qualitativa, isto é, os elementos químicos que constituem a molécula; - composição quantitativa, isto é, o número de átomos de cada elemento que formam a molécula. Exemplo: H2SO4 Composição qualitativa: A molécula é constituída por três elementos diferentes: hidrogénio, enxofre e oxigénio. Composição quantitativa: Em cada molécula H2SO4 existe 2 átomos de hidrogénio, 1 átomo de enxofre e 4 átomos de oxigénio

Nos compostos iónicos (sais): a fórmula química contém em primeiro o símbolo do catião e no final o símbolo do anião; - o nome é constituído primeiro pelo nome do anião seguido do nome do catião. Exemplos: NaCl – Cloreto de sódio (catião)(anião) (anião) (catião) Ca(HO)2 – Hidróxido de cálcio (catião)(anião) (anião) (catião)