TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
Advertisements

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Rede Ecovida de Agroecologia e o PAA
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Guilherme F. W. Radomsky Cynthia X. de Carvalho Valério V. Bastos
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
Projeto de Inclusão produtiva e social
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
CIRCUITO DE COMERCIALIZAÇÃO DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA.
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Cidade Saudável, Cidade Educadora,
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
ANA FLÁVIA BORGES BADUE
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
Cidadania Indicadores da.
Nome da Gestora: Marigaiane de Medeiros Nome da Experiência: Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Município/Estado: Pelotas/Rio.
CONTRIBUIÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
APICULTURA DE VILHENA-RO
© LFC Management Direitos reservadoswww.lfcmanagement.net CASA DO BRASIL CASA DO BRASIL.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
1 Análise comparativa entre Agro negócio e Agrossustento Pesquisas do setor privado Domínio de corporações Monopólio de patentes Controle da base biológica.
Sala Nordeste & Cerrado ExpoSustentat 2007 São Paulo de Outubro de 2007 Desafios e Mercados para a Agricultura Familiar do Nordeste e do Cerrado.
Segurança alimentar e mercados institucionais
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
Associação de Empreendimentos no Comércio Justo e Solidário – ECOJUS-BRASIL Dinilson Debiasi 24 de outubro de 2007.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Relatório da 1ª Roda de Conversa dos Artesãos Encontro dos artesãos realizado no dia 21/05/2010 na Secretária de Educação e Cultura. Participaram 44 artesãos.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA. Rede Ecovida A Rede Ecovida de Agroecologia e um espaço de articulação entre agricultores familiares e suas organizações,
Economia Popular Solidária
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
A EXPERIÊNCIA DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Audiência Pública - Logística Reversa COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS 55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO SEMINÁRIO: DESAFIOS E BENEFICIOS DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO FOCO : 1- DESAFIOS DA VENDA DIRETA: NA FEIRA DA AAO 2- APOIO DA CÂMARA SETORIAL DE AGRICULTURA ECOLÓGICA PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO 01 / 03 / 2011

REFERÊNCIA NACIONAL E INTERNACIONAL DE FEIRA DE PRODUTORES ORGÂNICOS A FEIRA DA AAO 1991-2011 20 ANOS DE EXPERIÊNCIA PIONEIRA DE VENDA DIRETA AO CONSUMIDOR COM APOIO DA SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO REFERÊNCIA NACIONAL E INTERNACIONAL DE FEIRA DE PRODUTORES ORGÂNICOS

SINGULARIDADE DA FEIRA DE PRODUTORES ORGÂNICOS DA AAO ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTURA ORGÂNICA ●ESPAÇO GERADOR DE RELAÇÃO E DIÁLOGO DIRETO DE PRODUTORES COM CONSUMIDORES. ●ESPAÇO CONSTRUTOR DE EMPATIA, RESPEITO E RECONHECIMENTO DO VALOR RECIPROCO. ●FEIRA SEDIADA EM GALPÃO DO PARQUE DA ÁGUA BRANCA E COORDENADA PELA AAO, QUE GARANTE E VALIDA AOS CONSUMIDORES E À SAA, A ORIGEM DOS PRODUTOS ORGÂNICOS CERTIFICADOS EXPOSTOS E COMERCIALIZADOS NESSA FEIRA.

A FEIRA DO PRODUTOR ORGÂNICO COMO ECOMERCADO ● PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS ÚTEIS E NECESSÁRIOS À VIDA E À SAÚDE, SEM CAUSAR IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS NEGATIVOS; ● ESPAÇO CULTURAL DA FEIRA COM CAFÉ ORGÂNICO, MANHÃS DE AUTÓGRAFO, OFICINAS E EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS DE ECONOMIAS SOLIDÁRIAS; ● ECOMERCADO QUE TRADUZ UM JOGO ONDE TODOS GANHAM, PRODUTORES, CONSUMIDORES, PROCESSADORES, REPRESENTANTES DE GRUPO DE PRODUTORES, SAA, AAO, PARCEIROS E APOIADORES.

PROJETO DE REFORMA DO GALPÃO DA FEIRA DO PRODUTOR ORGÂNICO DA AAO COM APOIO DA FAUM ● PROJETO DE REFORMA DENTRO DE PRINCIPIOS DE SUSTENTABILIDADE ● AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE BANCAS PARA GRUPOS DE PRODUTORES ● AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS CULTURAIS COM INCLUSÃO DE ARTESANATOS, PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E DE ESPAÇOS GASTRONÔMICOS ORGÂNICOS.

COMPARAÇÃO DE PREÇOS PELO IDEC

APOIO DA CSAE PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS COM O APOIO E A INTERMEDIAÇÃO DA CÂMARA SETORIAL DE AGRICULTURA ECOLÓGICA ESTÁ SENDO ATUALIZADA E FORMALIZADA, PELA SAA, A CESSÃO PARA A AAO DO GALPÃO DA FEIRA DO PRODUTOR ORGÂNICO, SITUADO NO PARQUE ESTADUAL DA ÁGUA BRANCA

OS APOIO DA CSAE PARA A PRODUÇÃO DE ORGÂNICOS ● ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTA DE LINHA DE FINANCIAMENTO FEAP/BANAGRO PARA A PRODUÇÃO ORGÂNICA ● APOIO À CPOrg PARA O CADASTRO DE PRODUTORES ORGÂNICOS E DE FEIRAS DE PRODUTORES ORGÂNICOS ● DIVULGAÇÃO DAS LEGISLAÇÕES E DAS INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO MAPA ● ESPAÇO ABERTO PARA ESTUDO E PROPOSITURA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PROMOTORAS DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ORGÂNICOS

CONTINUAÇÃO ● CRIAÇÃO DE FORUNS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA ORGÂNICA ● INTEGRAÇÃO DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS NA MERENDA ESCOLAR ● FORTALECIMENTO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS PARA VIABILIZAR SISTEMAS DE PARCERIAS PARA A PROMOÇÃO DA AGRICULTURA ORGÂNICA

DESAFIOS ATUAIS FORTALECIMENTO DE OUTROS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS: ● VENDA INSTITUCIONAL ● MERENDA ESCOLAR ● FEIRAS EM PRAÇAS E PARQUES ● ENTREGAS EM DOMICILIO ● VENDA PELA INTERNET ● EVENTOS ● RESTAURANTES ● LOJAS ● ENTREPOSTOS

APOIOS NECESSÁRIOS DOS SETORES PÚBLICOS PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE ORGÂNICOS AÇÕES MUNICIPAIS ESTADUAIS FEDERAIS CADASTRO DE PRODUTORES E ASSOCIAÇÕES SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA CPOrg/SP MAPA MDA COMPRAS INSTITUCIONAIS PREFEITURAS SECRETARIA MERENDA ESCOLAR SEDRETARIA DE EDUCAÇÃO FEIRAS EM PRAÇAS SAA ENTREPOSTOS LOCAIS

12 SERVIÇOS DE ENTREGA A DOMICILIO 10 PONTOS DE VENDA EM LOJAS CADASTRO VOLUNTÁRIO DO PLANETA ORGÂNICO DADOS PARCIAIS: 8 A 9 PONTOS DE FEIRAS 12 SERVIÇOS DE ENTREGA A DOMICILIO 10 PONTOS DE VENDA EM LOJAS

DADOS ESTATISTICOS CENSO AGROPECUÁRIO ● 90.500 ESTABELECIMENTOS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA ● DESTES, 85% SÃO ESTABELECIMENTOS DE AGRICULTURA FAMILIAR ● MERCADO ANUAL DE US$ 400 MILHÕES: 40% MERCADO LOCAL , 60% EXPORTAÇÃO ● 75% A 80% DA COMERCIALIZAÇÃO É VENDIDA EM SUPERMERCADOS

CENÁRIO ATUAL DO COMERCIO DE ALIMENTOS ● APENAS DEZ GRANDES EMPRESAS DE COMERCIALIZAÇÃO DOMINAM O MERCADO. (SEMENTES, ALIMENTOS, INSUMOS E TRANSGÊNICOS) ● NO BRASIL TRÊS GRANDES REDES DE SUPERMERCADOS DOMINAM A COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS: WAL MART, CARREFOUR E PÃO DE AÇUCAR ● A SUSTENTABILIDADE LOCAL NECESSITA DE BASES PRODUTIVAS ORGÂNICAS LOCAIS COM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ENTREPOSTOS REGIONALIZADOS ● OS MODOS DE PRODUÇÃO ORGÂNICO, NATURAL, BIOLÓGICO, BIODINÂMICO, AGROECOLÓGICO E OUTROS SÃO COMPROMETIDOS COM A SUSTENTABILIDADE LOCAL

META DESEJADA A SUSTENTABILIDADE DAS POPULAÇÕES LOCAIS COM SANIDADE E SOLIDARIEDADE DEPENDE DA BUSCA COLETIVA DE ALTERNATIVAS E ARRANJOS QUE VIABILIZEM A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONSUMO DE ORGÂNICOS, EVITANDO A TENDÊNCIA ATUAL DE ELITIZAÇÃO DO SEU CONSUMO ondalva@gmail.com