LANÇAMENTO HORIZONTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Advertisements

Lançamento horizontal
MOVIMENTO EM II DIMENSÕES
Energia Potencial e Conservação da Energia
Movimento rectilíneo uniforme  MRU
Analisamos o movimento em cada uma das dimensões separadamente
Aceleração da Gravidade
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
MOVIMENTO BIDIMENSIONAL
O que você deve saber sobre
E.E.Ernesto Sólon Borges Serie: 1º Ano A Cidade : Bandeirantes Professora regente: Elida M. de Oliveira Professora de tecnologia: Dirce Cristiane Camilotti.
CINEMÁTICA.
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
MOVIMENTO (3) Ação da gravidade Prof. Cesário.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
Força Centrípeta Professor Thiago.
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Cinemática.
Trabalho Energia.
Física Recuperação: Velocidade média Movimento Uniforme (MU)
EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PRÉ-VESTIBULANDOS
Movimento vertical no vácuo; Lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo. Professor Dante Deon.
OS MOVIMENTOS.
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Velocidade média Questão 01 Um viajante cobriu a distância de 760 km em 12 h, sendo os primeiros 200 km percorridos com certa velocidade escalar.
Questões - Física Prof.: Haroldo Candal.
Lançamento horizontal
Aula 2 Movimento.
Aula 3 Movimento Exercícios
CINEMÁTICA IVAN SANTOS. Nessa aula explicaremos como se pode localizar um ponto no espaço a partir de um de um sistema de referência. A posição é determinada.
Mecânica Cinemática escalar.
1. Um móvel é atirado verticalmente para cima, a partir do solo, com velocidade inicial de 72km/h. Despreze a resistência do ar e adote g = 10m/s². Determine:
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
02. De um ônibus que trafega numa estrada reta e horizontal com velocidade constante de 20 m/s desprende-se um parafuso, situado a 0,80 m do solo e.
Movimentos sob a acção de uma força resultante constante
Movimento de um projétil Componentes da velocidade inicial
MOVIMENTO UNIFORME VARIADO
Queda Livre e Lançamento Vertical
Física Gráficos do MU.
Mecânica Cinemática ♦ Lançamento vertical para cima.
LANÇAMENTOS NAS PROXIMIDADES DA SUPERFÍCIE DA TERRA
lançamento de projéteis
Força Resultante Centrípeta
Questão 01: Considerando as alternativas abaixo, assinale a(s) correta(s) relativamente à Mecânica: (001) Quando a aceleração de um corpo é nula, podemos.
Lançamento Oblíquo (LO)
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
LANÇAMENTO OBLÍQUO Uma pequena bola rola horizontalmente até a borda de uma mesa de 1,25 m de altura e cai no chão. A bola chega ao chão a uma distância.
REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
Exercícios Um carro de corrida é acelerado de forma que sua velocidade em função do tempo é dada conforme a tabela. Qual, aproximadamente, em m/s2, o valor.
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais.
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Fotografia estroboscópica de duas esferas largadas simultaneamente
Aula 25, 26 e 27 – Ap.: 9 A Prof.: Matheus Souza
MQL Dinâmica e Leis de Newton
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO - MUV
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Lançamento horizontal lançamento oblíquo no vácuo
Exercícios de Planos e Atritos
Curso de Física Geral F semestre, 2011
Física.
V= V= Velocidade S= posição t= tempo =Variação Final – inicial
Movimento em duas dimensões
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
Física.
Galileu e a Torre de Pisa
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no espaço 1.2. Da Terra à Lua (II)
MOVIMENTOS PARABÓLICOS LANÇAMENTO HORIZONTAL NO VÁCUO.
LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço SIMONE CAARMO.
Transcrição da apresentação:

LANÇAMENTO HORIZONTAL CONSIDERAÇÕES INICIAIS Neste caso, o corpo descreve uma trajetória parabólica, resultante da composição de dois movimentos:   • um MRU na direção horizontal; • outro MRUV na direção vertical com aceleração g.

LANÇAMENTO HORIZONTAL EXPERIÊNCIA DE GALILEU Galileu realizou uma experiência deixando um objeto A cair verticalmente e, no mesmo instante e do mesmo local, lançou horizontalmente um objeto B.

LANÇAMENTO HORIZONTAL ANÁLISE QUANTITATIVA MOVIMENTO HORIZONTAL (VX): MRU S = S0 + v.t A = v.t A = 0 + vx.t MOVIMENTO VERTICAL (VY): MRUV S = S0 + v0.t + a.t²/2 h = g.t²/2 h = 0 + 0 + g.t²/2 Com essas duas fórmulas podemos resolver todas as questões de lançamento horizontal!!!

LANÇAMENTO HORIZONTAL EXERCÍCIO – 1ª QUESTÃO (UEPA) A cidade de Belém é muito conhecida pela sua chuva diária, um fato comum de quase todas as tardes. Um homem de 1,75 m de altura, desejando aproveitar a água da chuva para banhar-se, se coloca na posição mostrada, sob a biqueira de sua casa, que está representada na figura abaixo. Admitindo que a intensidade da aceleração da gravidade no local tenha um valor de 10 m/s2, podemos afirmar que o módulo da velocidade com que a água deve abandonar horizontalmente a biqueira vale, em m/s: a) 2,5 b) 2,0 c) 1,5 d) 1,0 e) 0,5

LANÇAMENTO HORIZONTAL EXERCÍCIO – 2ª QUESTÃO Dois corpos A e B, situados a 10 m do solo, são simultaneamente testados em um experimento. O corpo A é abandonado ao mesmo tempo em que B é lançado horizontalmente com uma velocidade inicial vo = 20 m/s. Desprezando-se a resistência do ar, a diferença entre o tempo de queda dos corpos A e B, em segundos, é a) 3,0 b) 4,0 c) 0,0 d) 2,2 e) 1,8

LANÇAMENTO HORIZONTAL EXERCÍCIO – 3ª QUESTÃO Uma esfera de aço de massa 200 g desliza sobre uma mesa plana com velocidade igual a 2 m/s. A mesa está a 1,8 m do solo. A que distância da mesa a esfera irá tocar o solo? Obs.: despreze o atrito. Considere g = 10 m/s2   a) 1,25 m b) 0,5 m c) 0,75 m d) 1,0 m e) 1,2 m

LANÇAMENTO HORIZONTAL EXERCÍCIO – 4ª QUESTÃO (PUC-RS) Um projétil é disparado horizontalmente do alto de um prédio de 80 m de altura, com velocidade inicial de 50 m/s, conforme a figura abaixo. Considerando-se g = 10 m/s2, e desprezando-se o atrito com o ar, o objeto atinge o solo num ponto distante do prédio em aproximadamente a) 100 m b) 200 m c) 300 m d) 400 m e) 500 m

LANÇAMENTO HORIZONTAL EXERCÍCIO – 5ª QUESTÃO (FUVEST) Um motociclista de MotoCross move-se com velocidade v = 10 m/s, sobre uma superfície plana, até atingir uma rampa (em A), inclinada de 45° com a horizontal, como indicado na figura. A trajetória do motociclista deverá atingir novamente a rampa a uma distância horizontal D (D = H), do ponto A, aproximadamente igual a: a) 20 m b) 15 m c) 10 m d) 7,5 m e) 5 m

LANÇAMENTO HORIZONTAL EXERCÍCIO – 6ª QUESTÃO (UFJF 2009) Um canhão encontra-se na borda de um penhasco diante do mar, conforme mostra a figura. Esse canhão está a 78,4 m acima do nível do mar, e ele dispara horizontalmente um projétil com velocidade inicial de 15,0 m/s. Desprezando a resistência do ar e considerando a aceleração da gravidade como 9,8 m/s2, em quanto tempo e a que distância da base do penhasco o projétil irá atingir o mar? a) 15,0 s; 15,0 m. b) 4,0 s; 96,7 m. c) 4,0 s; 60,0 m. d) 240 s; 3600 m. e) 0,3 s; 4,0 m.

LANÇAMENTO HORIZONTAL EXERCÍCIO – 7ª QUESTÃO (CESUPA 2007) Um jogador lança um dardo contra um alvo que é formado por círculos concêntricos, cujos diâmetros são de 10 cm, 20 cm, 30 cm e 40 cm. Suponha que o dardo é lançado exatamente na direção horizontal, alinhado com o topo do alvo e com velocidade de 8 m/s. Se a distância entre o ponto em que o dardo foi lançado e o alvo era de 2 m, quantos pontos o jogador fará? (Considere o valor da aceleração da gravidade g = 10 m/s2) a) 10 b) 20 c) 30 d) 40

LANÇAMENTO HORIZONTAL EXERCÍCIO – 8ª QUESTÃO (AFA 2004) Um avião, em vôo horizontal a 500 m de altura, deve lançar uma bomba sobre um alvo móvel. A velocidade do avião é de 360 km/h e a do alvo é de 72 km/h, ambas constantes e de mesmo sentido. Se o projétil é lançado com velocidade horizontal constante em relação ao avião de 432 km/h, para que o alvo seja atingido, a distância d entre o avião e o alvo, no instante do lançamento, é a) 1500 m b) 2000 m c) 2500 m d) 3000 m e) 4000 m