FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS   Prof.: Moreno De Franceschi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Advertisements

FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
Design e Criação de Personagens
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Oficina de Gimp Tratamento de imagens
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Como usar maquiagem diariamente para o trabalho.
Água Presente Divino.
Fundamentos da Informática
OS NOVOS CINQUENTÕES Autor: Mário Prata.
Aula 3 – Usando o multímetro digital
A ESCOLA DE PINTURA A Gueda's Produtions apresentam... Formatado por:
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Dicas de Photoshop Aula 1.
Casa de Villanova Artigas
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Consultoria de Moda- parte 2
Técnicas de Maquiagem Parte II
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
Revisão para primeira mini prova de AVLC
Boa Tarde Galera.! Estou sem voz hoje, então, teremos uma aula um pouco diferente. Quem tiver dúvidas, pode perguntar, mas por favor, só se for realmente.
Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata
OS NOVOS CINQUENTÕES Autor: Mário Prata.
Tudo aquilo que o nosso cérebro é capaz…
Retoques, reparos e aprimoramento. Conjunto de ferramentas O Photoshop dedica um terço das suas ferramentas (23 ao todo) para as tarefas de aplicar e.
OS NOVOS CINQUENTÕES.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
Clicando com o mouse, você verá o passo a passo
Adobe Photoshop “...a sociedade contemporânea é uma permanente guerra pela conquista do olhar.”
Colégio Anglo-Brasileiro Alunos: Matheus Medeiros e Pedro Ribeiro 6º Ano - A / 2009 Disciplina: Computação Prof. Danilo Ribeiro.
Nome : Héber Matheus L. Lunardelli Curso : A
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Rotina BAXAR ARQUIVO DO SITE PIXABAY - Página 01
Criando uma formatação
- Não, não se fazem mais velhos como antigamente.
Era uma vez ………….
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS V
Fotografia Publicitária II
Portfólio: Uma pasta onde se guarda seus melhores trabalhos, comentados para serem apresentados.
Navegação Poder ir para qualquer lugar e sempre voltar a home. Repetição e consistência dos elementos de navegação. Onde você está? Mais de uma maneira.
IMAGENS As imagens devem ser escaneadas (digitalizadas) com resolução de 300 DPI. Abaixo disso são reproduzidas com baixa qualidade. Acima disso o jornal.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
AS TINTAS.
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
SITUAÇÕES.
Resumo das Dicas Domínio de conteúdo + Simplicidade =
Trabalho de informática
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Aula 2. Hoje vamos ver um assunto diferente: Vamos aprender a retirar uma foto de um lugar e colar em outro local. Vamos usar duas fotos diferentes; Neste.
HTML Prof. Geyson Silva.
Vou ajudar você a criar seu primeiro jogo!
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS   Prof.: Moreno De Franceschi.
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS Prof.: Moreno De Franceschi e Lima
Uma história adaptada por Maria Jesus Sousa - Juca
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
Atividades Práticas 2, 3 e 4 Utilize fotos de diferentes colegas para os exercícios 2 e 3. Uma delas pode ser a sua. As fotos estão no material de apoio.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
Olhar mais forte e marcante. Tendência dos anos 60 que promete voltar com força total nessa próxima estação. Mas afinal, como usar?! Criar uma contraposição.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
FUI Tiago Alves de Oliveira. Editores de Texto Word LibreOffice Writer AbiWord Pages.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS   Prof.: Moreno De Franceschi e Lima morenoarts@gmail.com www.facebook.com/moreno.defranceschi

PERSONAGEM VETORIAL SIMPLES NO ILLUSTRATOR Como alguns de vocês devem estar pensando, eu também pensei que criar uma ilustração simples seria fácil, mas estava enganado e nessa aula vamos ver o porquê. Porque a tarefa não foi simples? Bem, design de personagens é uma especialidade, então como em outras áreas de especialização da arte e do design, existem regras e fórmulas para criar o seu trabalho.

SILHUETA SIMPLES E MARCANTE Primeiro, vamos fazer um teste. Você reconhece algum dos personagens abaixo? Caso tenha reconhecido é porque o primeiro passo está correto: você deve sempre tentar criar uma silhueta marcante para seu personagem, algo que possa ser reconhecido mesmo sem ver a arte completa.

POUCAS CORES E CORES CLARAS Uma das melhores maneiras de descobrir as cores predominantes de uma foto é “pixelating it”, assim você terá as cores principais em pixels. Então resolvi aplicar essa técnica naqueles personagens para mostrar que eles usam uma paleta de cores bastante limitada. Como você precisa criar uma identificação com o público, você não apenas deve usar cores predominantes, como também deve usar poucas cores e nunca trocá-las. Por exemplo, Pikachu usa amarelo como cor predominante e, preto e vermelho, como cores secundárias. Mesmo se alterarmos as cores, podemos identificar os pixels como Pikachu. Se quiser fazer algo mais infantil, você deve usar uma paleta de cores claras. Contrastes fortes não são recomendados (Pucca é uma exceção), pois eles são feitos com cores sólidas, que não combinam com algo mais suave.  

Lembra quando você era criança e tinha aqueles livros de TRAÇO SIMPLES Lembra quando você era criança e tinha aqueles livros de colorir com contornos de personagens? Esse foi o caminho pelo qual muitos de nós começamos a aprender a desenhar. Como você pode ver a seguir, esses personagens são muito simples de desenhar, feitos com traços simples. Então tente simplificar as coisas, faça algo fácil de entender, com linhas uniformes. A parte onde deve trabalhar ainda mais são os olhos, tente criar algo simples mas eficaz, use brilhos, faça com que eles se destaquem.

FORMAS ARREDONDADAS E DESPROPORCIONAIS Dica rápida: quanto maior os olhos, mais cara de personagem infantil terá seu personagem, o mesmo funciona para a cabeça, então tente aplicar proporções diferentes nessas partes.

Devemos fazer algo simples, mas com um toque de personalidade, POUCOS DETALHES Devemos fazer algo simples, mas com um toque de personalidade, não apenas roupas, mas algo que dê um toque único ao personagem. Seguem alguns personagens e algumas características sobre eles:

Kirby pode parecer bastante simples, mas existem alguns detalhes marcantes em seus olhos e boca, alem dos sapatos rosa.

Pikachu é um personagem mais elaborado com seu rabo em forma de raio e bochechas vermelhas.

Hello Kitty é mais um personagem que apela para a simplicidade.

Pucca tem um rosto marcante com seus olhos puxados e cabelo arrumado.  

Toad lembra um cogumelo misturado com um bebê, seu casaquinho dá um toque especial.

Vamos tentar colocar as dicas em prática e criar um novo personagem simples no Illustrator. Depois de alguns sketches foi criado esse que parece um coelho.

PASSO 1 – SILHUETA SIMPLES E MARCANTE Depois de fazer o sketch do personagem foi verificado se tinha uma silhueta marcante.

PASSO 2 – POUCAS CORES E CORES CLARAS Foram utilizadas 6 cores no personagem; azul claro como cor predominante, verde e amarelo claro como cores secundárias.

Contorno do personagem todo em vetor, o mais simples possível. PASSO 3 – TRAÇOS SIMPLES Contorno do personagem todo em vetor, o mais simples possível.

PASSO 4 - FORMAS ARREDONDADAS DESPROPORCIONAIS DEMONSTRAÇÃO NO ILLUSTRATOR Foi utilizado o máximo de formas arredondadas, olhos e cabeça grandes em um corpo desproporcional para ser mais infantil.

PASSO 5 – POUCOS DETALHES As características principais desse personagem são sua cor, dentes e olhos, pelo menos acho que esses detalhes são os mais marcantes.

INDIVIDUALMENTE, CRIAR UM PERSONAGEM VETORIAL SIMPLES NO ILLUSTRATOR EXERCÍCIO 1 INDIVIDUALMENTE, CRIAR UM PERSONAGEM VETORIAL SIMPLES NO ILLUSTRATOR

PERSONAGEM VETORIAL NO PHOTOSHOP As formas vetoriais no Photoshop costumam ser uma chateação para usuários novatos, já que envolvem uma das ferramentas mais "temidas": a Caneta (Pen Tool) que de fato é meio complicada até pegar o jeito. Mas quem quer aprender precisa praticar, então o negócio é começar com ilustrações simples.

Usaremos uma imagem do Mario como referência enquanto "vetorizamos" por cima usando a Caneta. No processo, vamos mesclar formas e aplicar contornos. Uma base pra você criar seus próprios personagens vetoriais.

Abra a imagem do Moodle no Photoshop e, para trabalhar com um pouco mais de conforto, aumente o tamanho do arquivo. Não muda grande coisa já que o resultado final será em vetor e poderá ser redimensionado sem perdas depois. DEMONSTRAÇÃO NO PHOTOSHOP

Vamos começar a "cobrir" o desenho com formas vetoriais. Selecione a ferramenta Caneta e mantenha a cor de primeiro plano num tom parecido com o do rosto original do personagem (use a ferramenta Conta-Gotas pra capturar um ponto de cor).    Faça absolutamente a mesma coisa para criar as orelhas. Elas devem ficar, na ordem de camadas, abaixo da camada do rosto. É importante ter essa ordem de acordo com a posição de cada parte. Por exemplo: orelhas abaixo do rosto, olhos acima do rosto, etc. O objeto que ficar embaixo pode ser ligeiramente maior que o limite em que junta-se ao conjunto, assim a orelha deve ultrapassar um pouco o limite das bochechas para ter assim uma união mais sólida - se tentar criar tudo perfeitamente contornado, vai acabar com pequenas falhas na junção.

Os olhos são feitos em quatro partes: primeiro uma base branca oval;   Os olhos são feitos em quatro partes: primeiro uma base branca oval; por cima a parte azul; depois a íris em preto, e complete com uma bolinha pequena branca (reflexos).    Crie o nariz com uma simples forma ovalada, pode usar o demarcador do tipo Elipse pra isso. Para ficar mais visível, preencha com um degradê suave em vez da cor sólida. Abaixo dele, mas acima do rosto, crie o bigode, usando a Caneta para desenhar a forma. Mantenha o preto como cor de primeiro plano.

Siga aplicando contorno no bigode, sobrancelhas etc.   Siga aplicando contorno no bigode, sobrancelhas etc. O traçado nas partes dos olhos deve ser bem mais fino.

Como disse antes, esse desenho é vetorial, então você pode RESULTADO FINAL Como disse antes, esse desenho é vetorial, então você pode redimensioná-lo à vontade enquanto estiver no Photoshop que ele não perde resolução. Depois você pode salvar cópias em outros formatos como JPG ou PNG e usar como precisar (aí não será mais vetorial, claro).

INDIVIDUALMENTE, VETORIZAR PERSONAGEM MARIO EXERCÍCIO 2 INDIVIDUALMENTE, VETORIZAR PERSONAGEM MARIO NO PHOTOSHOP – IMAGEM NO MOODLE.