Direitos dos Trabalhadores
Introdução Desde muito cedo, os trabalhadores têm vindo a lutar pelos seus direitos. No entanto nem sempre os seus objectivos foram atingidos, com sucesso.
Antes do 25 de Abril Antes do 25 de Abril, os trabalhadores não podiam lutar pelos seus direitos publicamente ,pois tinham medo de sofrer represálias. Viviam em condições deploráveis, trabalhavam de sol a sol, os salários eram miseráveis e não tinham direitos nenhuns. A opinião feminina, não tinha qualquer valor.
Não era possível haver contratação colectiva para todos os sectores embora esta já existisse. Esta só passou a ser possível após o 25 de Abril.
Após o 25 de Abril Com a Revolução do 25 de Abril, passou a ser possível para os trabalhadores, lutarem pelos seus direitos, sem medos, para assim conseguirem usufruir dos seus direitos. Foram criados sindicatos. Passou a ser possível a contratação colectiva em todos as áreas. Os trabalhadores por conta de outrem passaram a ter mais direitos.
As mulheres passaram a ter mais direitos embora ainda hoje existam diferenças salariais entre os homens e mulheres, embora desempenhem funções iguais. Foi criada uma comissão para a igualdade entre homens e mulheres.
Actualidade Existe a lei do trabalho que protege os trabalhadores, fixando direitos iguais para todos e estabelecendo direitos colectivos ou seja direitos sindicais. Embora se tenha vindo a tentar o contrário as condições de trabalho das mulheres têm vindo a agravar-se.
Conclusão Achamos que a luta que tem vindo a ser levada a cabo, não tem sido em vão, mas os resultados conseguidos ainda não são suficientes, por isso esta deve continuar, para que nos aproximemos mais dos outros países da Europa. Portugal encontra-se na cauda desta, tanto no que se refere a desigualdades salariais, a condições de trabalho e a direitos. É urgente acabar com os preconceitos entre homens e mulheres!!!
Bibliografia http://www.fenprof.pt http://resistir.inf/erosadescriminaçãomulherHtm http://www.omilitante.pcp.pt/index.php?option=com
Trabalho elaborado por: Célia Conceição Cecília Francisco Paula Alexandre Formadora : Mª João Mano Patrão Monchique,23de Março de 2010