Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Instrumentos de Avaliação - MEC
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Educação Ambiental - GPEEA
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Webquest.
CURRICULO +.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Introdução à Educação à distância
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
A Teoria da Atividade como Abordagem Teórico-metodológica para o Desenvolvimento e a Análise de um Curso Virtual para Docentes Universitários: “A.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Internet no Ensino Superior e Internet na Educação discutindo uma proposta Miriam Struchiner Laboratório de Tecnologias Cognitivas Núcleo de Tecnologia.
Taís Rabetti Giannella, Miriam Struchiner
Projeto Aluno Monitor em Ação
Taís Rabetti Giannella Orientadores Roberto Lent Miriam Struchiner
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Uso, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres Atividade complementar 06 Apresentação 05.
Pesquisa e Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Tecnologia Educacional para Docentes Universitários (AVTE) Miriam Struchiner Laboratório de Tecnologias.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Transcrição da apresentação:

Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados na internet

Referência Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciências Vol.9 Nº 3, (2010) Autores: Taís Rabetti Giannella e Miriam Struchiner

Objetivos Relatar a construção de um modelo de análise de materiais educativos baseados na Internet para o ensino de ciências e saúde. Apresentar os resultados da aplicação deste modelo na análise de materiais educativos construídos por 12 professores em formação.

Proposta de um modelo de análise para materiais educativos na área de ciências e saúde Categorias de Análise Indicadores Abordagem Pedagógica Abordagem centrada no conteúdo/professor Abordagem centrada na aprendizagem/aluno Estratégias de ensino- aprendizagem Oferta de recursos de informação e de atividades de fixação do conteúdo Oferta de atividades que envolvem participação ativa do aluno: aprender explorando, aprender fazendo, aprender refletindo, aprendizagem baseada em casos e aprendizagem incidental Modalidades de uso de TICs Estágios do Ciclo de Aprendizagem com o uso das TICs: Estágio de conceituação (Tecnologias primárias), Estágio de construção (Tecnologias secundárias) e Estágio de diálogo (Tecnologias Terciárias) Papel das TICs no processo educativo: Acesso e organização da informação, Atividades autênticas, Aprendizagem colaborativa e modelagem do aluno.

Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue (2000)

Figura 1.- Esquema do modelo construído para analisar materiais educativos baseados na Internet, voltados para o ensino de ciências e saúde.

CICLO DE APRENDIZAGEM Estágio de Conceituação (Tecnologias primárias): (Mayes e Fowler,1999) Atividades que enfocam a transmissão do conteúdo: oferta de textos e apresentação de slides com informações sobre a temática. Abordagem pedagógica: ensino centrado no professor. (Kember e Kwan, 2000)

CICLO DE APRENDIZAGEM Estágio de Construção (Tecnologias secundárias): (Mayes e Fowler, 1999) Atividades que envolvem a participação ativa dos alunos: enfoque em atividades construtivas e reflexivas (estímulo à busca de diferentes fontes de informação e à exploração de recursos educativos variados e articulação de conhecimentos) além da oferta em recursos informacionais. Abordagem pedagógica: ensino centrado no aluno/aprendizagem. (Kember e Kwan, 2000) Estratégias de ensino-aprendizagem: aprender explorando, aprender fazendo, aprendizagem baseada em casos e aprendizagem incidental. (Schank e Cleary, 1995)

Estratégias de ensino-aprendizagem (Schank e Cleary, 1995) Aprender explorando: oferta de atividades que enfocam a busca de novas informações e conteúdos por parte dos estudantes. Aprender fazendo: oferta de atividades que dão ao aluno a oportunidade de aprender na ação ou na experimentação de um determinado processo.

Estratégias de ensino-aprendizagem (Schank e Cleary, 1995) Aprendizagem baseada em casos: oferta de atividades que envolvem a resolução de um determinado problema pelos alunos. Para isso, devem refletir sobre as diversas variáveis envolvidas. Aprendizagem incidental: oferta de atividades que exploram recursos tradicionalmente não educacionais.

CICLO DE APRENDIZAGEM Diálogo (Tecnologias terciárias): (Mayes e Fowler, 1999) Atividades que ressaltam o compartilhamento das experiências e dos resultados das tarefas realizadas, promovendo a colaboração de todos os participantes envolvidos. Abordagem pedagógica: ensino centrado no aluno/aprendizagem. (Kember e Kwan, 2000) Estratégia de ensino-aprendizagem: aprender refletindo. (Schank e Cleary, 1995)

MODALIDADES DE USO DAS TICS Acesso e organização da informação: a forma pela qual os diferentes recursos informacionais são disponibilizados para o aluno. Atividades autênticas: utiliza as estratégias “aprender explorando, “aprender fazendo”, aprendizagem baseada em casos e aprendizagem incidental. Aprendizagem colaborativa: utiliza ferramentas de comunicação para promover a troca entre os participantes (“aprender refletindo).

Material e Métodos O modelo desenvolvido foi aplicado na análise dos materiais educativos (ou curso na internet) elaborados por professores em formação, na última etapa do curso sobre o uso da Internet no ensino superior. 12 participantes da área de ciências e saúde (ciências biológicas, astronomia, educação física, física, fisioterapia e medicina).

Conclusão O modelo desenvolvido pode constituir- se tanto como um instrumento para compreender as possibilidades pedagógicas atribuídas pelos professores às TICs, como para subsidiar estudos e estratégias futuras de pesquisa e desenvolvimento no campo da tecnologia educacional no ensino de ciências.