Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Advertisements

Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
Programa de Ética e Cidadania
Lisboa, 9 de Janeiro de 2014 ASSINATURA PROTOCOLO CÁRITAS E TICKET.
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Lei de bases do sistema Educativo
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória
Idosos 1.
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
Associação Baptista de Águeda
O que é o ? Rede de Voluntariado Social do Politécnico de Coimbra.
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
AS MIGRAÇÕES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
O Acolhimento Institucional como resposta interventiva.

Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
AS MIGRAÇÕES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO.
ANIMAÇÃO DA CF 2014 ARQUIDIOCESE DE CAMPO GRANDE.
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
A desigualdade social do Mundo
Escola Secundária de Vagos Práticas de Acção Social 2006/2007.
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Obra Kolping Obra Kolping do Brasil.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Objectivos do PROJECTO ÍSIS Intervir junto da Comunidade Cigana com o intuito de promover o desenvolvimento das crianças entre os 0 e os 3 anos de idade.
Lei de bases da actividade física e desportiva
Valores Organizacionais
Rio Mulher.
Soluções para atenuar as desigualdades
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
Ensino Pré-Escolar Trabalho Realizado por: Andreia Fonseca, LEFQ
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
PowerPoint realizado por: -Daniel Sousa; -Pedro Duarte; -Pedro Silva
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
United Nations Development Programme
Pastoral familiar possibilidades
UM MODELO DE INTERVENÇÃO NO APOIO ÀS IPSS 15 de Novembro de 2013.
CENTRO SOCIAL FLORI Missionárias Dominicanas Mahotas - Maputo Moçambique Ano Lectivo 2008.
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Num contexto particular...
Animação Sociocultural
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
Instituições mais conhecidas
Escola Básica Sebastião da Gama
Solidariedade.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Inserção Social/Voluntariado Realizado pelos alunos do 12ºE: David dos Santos nº11 Ivo Marques nº17 Ruben Carvalho nº26.
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
Medidas Ativas de Emprego
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Psicologia da Educação
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
Projecto “ + Próximo” Candidatura efectuada e aprovada pela Fundação Porticus.
UMAR - União de Mulheres Alternativas e Resposta.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Cáritas idealizadora da CF Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar.
Como eu vos fiz fazei vós também Vai e faz o mesmo tu também Foi a Mim mesmo que o fizeste (Lc 10, 25-37) (Mt 25, 31-46) Jo 13, 1-17.
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.

O que é? A Cáritas é “uma instância oficial da Igreja para a promoção da sua acção social”, que apoia solidariamente os mais carenciados, procurando dar resposta às situações de pobreza, exclusão social e situações de emergência, quer devido a catástrofes naturais (por exemplo, incêndios, terramotos...) ou de conflito armado.

Qual é o seu objectivo? Tem como objectivo a assistência em situações de emergência, ou dependência, de forma a contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano de acordo com os valores da ética cristã.

Como intervém? Intervém na implementação de programas de apoio materno infantil, juvenil, terceira idade, vitimas de violência doméstica , na luta contra a exclusão social, em especial no que diz respeito às minorias étnicas, nas comunidades de imigrantes e suas famílias, toxicodependentes, seropositivos...

História da Cáritas -»A Cáritas Portuguesa foi criada logo após a IIª Guerra Mundial e teve como primeira actividade o apoio a crianças refugiadas. Os primeiros estatutos datam de 1956. -»Até este momento, a instituição conta com três fases distintas:

1ª Fase-»desde a fundação até 1975. Nesta fase a Cáritas centrou-se na distribuição de géneros alimentares e na promoção do acolhimento de crianças vindas do Centro da Europa. 2ªFase-» desde 1975 até à segunda revisão dos estatutos em 2000. Implementou apoio à criação de postos de trabalho e actuou junto dos centros de decisão política. 3ªFase-» com a revisão dos estatutos em 2000, clarificaram-se os objectivos da Cáritas Diocesana, no contexto da Igreja e da sociedade portuguesa,criando-se grupos de acção social nas paróquias.

A importância da Cáritas -» Através das 20 Cáritas Diocesanas que abrangem todo o território nacional, a instituição possui diversos projectos, tendo em vista uma sociedade mais justa e equilibrada. Actua da seguinte forma: -Dando subsídio para rendas de casa,electricidade,água e luz. Encaminhando para a formação profissional,ensino recorrente e emprego. Acolhendo crianças em situação de risco. Apoiando domiciliarmente quem necessita. Organizando campanhas de solidariedade em favor dos atingidos por situações de emergência dentro e fora do país. Motivando os cristãos para o compromisso social.

Todas estas acções são levadas em frente através da generosa e empenhada colaboração de voluntários, quer com o seu trabalho quer com doações financeiras, isto é por pessoas que se preocupam com a sociedade e com os outros!

Que tal fazeres parte da Cáritas? Trabalho realizado por: Alexandra Batista nº1, Margarida Arquilino nº13 e Rui Tiago nº15 Alunos do 6º B.