USO E DESPERDICIO DE ÁGUA NA SUINUCULTURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos de Fundição do Alumínio
Advertisements

Cultivo de plantas medicinais
ALIMENTOS E NUTRIENTES
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
CURSO DE BOAS PRÁTICAS PECUÁRIAS
Alimentação e Saúde.
INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO
Aspectos Construtivos das Lagoas de Estabilização
EQUALIZAÇÃO “Equalization tank – EQ”
A importância da Mata Ciliar
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos O Vigilante Sanitário
Unidade 5 Sistema digestivo Planeta Terra — 9.º ano.
O DESTINO DO LIXO.
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
SIDNEY VALEIJE Diretor de Descartáveis ABRALIMP
DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL DEPRODUÇÃO DE UM RECURSO HÍDRICO Para determinar o potencial de produção de um recurso hídrico é preciso conhecer: 1 o ) a vazão.
Boas Práticas de Processamento e Armazenagem
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
DIA MUNDIAL DO DIABETES
Joyce Alves Pereira Bolsista PIBID Agosto 2010
Face às variações do meio externo, de que modo é que os seres vivos podem manter em equilíbrio o seu meio interno? Trabalho realizado por: Luís Martins.
Condensadores resfriados a ar
Compostagem Agricultura familiar.
Suínos e Aves MANEJO DAS INSTALAÇÕES E DOS EQUIPAMENTOS NA CRIAÇÃO DE PINTOS E DE FRANGAS Valdir Silveira de Avila Eng. Agr., D.Sc. Embrapa Suínos e.
Permeabilidade Celular
TRATAMENTO DE ÁGUA OBJETIVO:
Ar Comprimido Caraterísticas e tratamento
Composição dos Alimentos Nutrição Humana - SAU 119
alguns aspectos gerais
SISTEMA ENDÓCRINO.
PECUÁRIA DE LEITE UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS
TRATAMENTO DO LODO DE ETES
Trabalho realizado por: Luís Martins nº17 Tiago Guerreiro nº25 Tiago Oliveira nº26 Trabalho realizado por: Luís Martins nº17 Tiago Guerreiro nº25 Tiago.
FÍSICA - 1º Bimestre 2011.
Just in time Aula 07.
CARGAS ELÉTRICAS NO SOLO
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Fluxo de Energia nos ecossistemas
Disciplina Vias de Comunicacao II
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
FUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
ADSORVEDORES Prof. Marcelo José Raiol Souza
Departamento de Bioquímica e Imunologia
EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS E FORMULAÇÃO DE RAÇÃO
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 11. Acoplamentos roscados para tubos
A importância da hidratação na atividade física
EDIFÍCIO NEW CENTURY Este edifício, concebido para abrigar grandes escritórios de empresas É composto por vinte e sete pavimentos. A propósito, é a maior.
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
Novo SuperCrac Eqüinos 2.0
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
TRATAMENTO DE ÁGUA.
O QUE É METABOLISMO? Toda e qualquer reação química no organismo que gaste energia para produzir ou modificar moléculas. O metabolismo energético, que.
Ciências Naturais 9.º ano
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS
Limpeza de Caixa d’água
ÁGUA.
ACIDIFICAÇÃO E PERDAS DE NUTRIENTES DO SOLO
FISIOLOGIA HUMANA.
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
IMPACTO AMBIENTAL CONCRETO PVC
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE VAZÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Daniel.
Prof. Dr. Roque Passos Pivelli Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho
Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
Bombas.
Seja Bem vindo !   Cuide bem da água PI
SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINICOLA SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINÍCOLA.
Pesos e medidas Profa. Sandra Otoni.
Transcrição da apresentação:

USO E DESPERDICIO DE ÁGUA NA SUINUCULTURA Rafael Barossi de Macedo

Funções Digestão dos alimentos; Absorção dos nutrientes no trato digestório; Translocação dos compostos químicos no organismo; Excreção dos resíduos do metabolismo orgânico; Secreção de hormônios, enzimas e outras substâncias bioquímicas; Termorregulação corporal...

Os animais ingerem água para manter um nível constante de água corporal A quantidade depende: Animal: Temperatura; peso vivo; taxa de atividade metabólica. Ambiente: temperatura água e UR(%); consumo de alimento seco e ingredientes da dieta; qualidade da água (pH, salinidade) e sua palatabilidade (CO2); disponibilidade de bebedouros; estado de saúde e nível de estresse.

Procedimentos recomendados para um bom fornecimento de água aos suínos Fazer um controle a cada 6 meses da qualidade microbiológica; Lavar e desinfectar com hipoclorito de sódio todos os reservatórios de água da granja, uma vez a cada 6 meses; Usar bebedouros específicos para cada fase da criação; Bebedouros do tipo chupeta devem ter sistema de regulagem de altura, pois os mesmos devem ser posicionados sempre 5 cm acima da altura do dorso dos suínos.

Respeitar uma relação de suínos/bebedouros nas fases de: Adquirir bebedouros de fabricantes com recomendações técnicas de uso dos seus equipamentos; Respeitar uma relação de suínos/bebedouros nas fases de: creche, crescimento e terminação e o tamanho do lote.

Fazer verificação periódica do sistema de fornecimento de água para evitar que problemas simples (vazamentos) causem grandes prejuízos ao produtor; Inspecionar os bebedouros diariamente no caso de suínos, os bebedouros devem ser inspecionados pelo menos duas vezes pela manhã e duas vezes à tarde; Manter sempre limpo os bebedouros tipo concha;

Fazer verificação periódica do sistema de fornecimento de água para evitar que problemas simples (vazamentos) causem grandes prejuízos ao produtor; Inspecionar os bebedouros diariamente no caso de suínos, os bebedouros devem ser inspecionados pelo menos duas vezes pela manhã e duas vezes à tarde; Manter sempre limpo os bebedouros tipo concha;

Deve-se evitar o desperdício de água na produção de suínos, pois aumenta o volume de dejetos produzidos. Este desperdício, além do aumento do volume reduz a concentração dos nutrientes nos dejetos, o que acarreta aumento dos gastos com armazenagem, tratamento, transporte e utilização como adubo orgânico;

RECOMENDAÇÕES CONSTRUTIVAS Os canais de manejo de dejetos devem ser projetados para evitar desníveis acentuados, pois a fração líquida será escoada rapidamente e haverá sedimentação da fração sólida, dificultando a sua retirada; Recomenda-se que os desníveis dos canais de manejo dos dejetos não ultrapassem a 0,5%; Na rede hidráulica os bebedouros devem ser ligados a um reservatório intermediário colocado na parte superior das edificações, para possibilitar um maior controle sobre a pressão e a vazão; A velocidade da agua nos encanamentos não deve ultrapassar a 4 m/s para evitar-se grandes perdas de cargas e obter pressões adequadas ao bom funcionamento dos bebedouros; Recomenda-se que sejam instalados hidrômetros.

Na construção de cobertura das edificações recomenda-se que os beirais sejam projetados com a largura adequada para evitar a entrada da água da chuva nos canais externos de manejo dos dejetos;

Outra forma de incorporação da água da chuva aos depósitos de dejetos é através do escorrimento superficial que ocorre nos solos no entorno das edificações , pois os canais de manejo de dejetos em muitas edificações são construídas no mesmo nível do terreno.

Instalações Hidráulicas Normalmente são executadas pelos produtores de maneira rudimentar e com material de baixa qualidade. Gerando: perdas de água; vazamentos ocasionando a incorporação da água desperdiçada aos dejetos. Recomenda-se que sejam realizados projetos hidráulicos e a execução seja por profissionais habilitados com a finalidade de reduzir o consumo exagerado de água nas granjas.

Limpeza das Instalaçoes Deve ser realizada a seco, através de raspagem e uso de rodo sempre que possível; A lavagem com água deve ser realizada somente na saída dos lotes, utilizando-se de lava jato de alta pressão e baixo volume de água; Recomenda-se que na limpeza dos canais de dejeto, interno e externo, seja utilizada a recirculação de resíduos líquidos obtidos na saída das lagoas ou de biodigestores.

Obrigado!