CONAE 2010 - Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial DEB/CAPES/MEC POLÍTICA NACIONAL DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Maio / 2006.
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Decreto nº de 29 de janeiro de 2009.
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Coordenação-Geral de Programas de Valorização do Magistério HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA.
O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA BAHIA
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Ministério da Educação
“Universidade e Escola”
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
XXVIII- Forgrad - Região Sudeste Uberlândia Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da graduação para os próximos 10 anos.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Cronotacógrafo:Programa de Cadastramento e Credenciamento de Postos pelo Inmetro -Dados atuais- São Luís, 21 de maio de 2014.
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Izabel Lima Pessoa Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica - CGDOC 3ª Reunião Técnica da Formação Continuada O Plano Nacional de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
CEDES - Educação & Sociedade III SEB, 28 de fevereiro 1 e 2 de março de 2011 PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS Simpósio.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
Programa Nacional de Tecnologia Educacional PROINFO DCE/SEB/MEC Curitiba, novembro de 2012.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Políticas de valorização dos profissionais da educação
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Ações do CONSED 1.● PRÊMIO GESTAO ESCOLAR Esse ano as inscrições triplicaram (quase 10 mil escolas). ● APORTE FINANCEIRO DO MEC E PARCEIROS Implantação.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
UMA ALTERNATIVA DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Prof. Gabriel de Araújo Santos Coordenador do PPGEA/UFRRJ.
Sistema Nacional de Formação
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Encontro Regional Norte/Centro-Oeste - 30/mar/2009
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.
Carmen Moreira de Castro Neves Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB A Formação de Professores para a Educação Básica na CAPES.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
3ª Audiência Pública na Comissão de Educação do Senado da República IRIA BRZEZINSKI Brasília, 19 de agosto de.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial DEB/CAPES/MEC POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO E A CAPES EIXO 4 - FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO Colóquio (4.34) - Política Nacional de Formação: Articulação Ministério da Educação, Sistemas de Ensino e Instituições Públicas de Educação Básica e Superior 30/março/2010

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR Alteração da estrutura  “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto n o /2007)  Lei n o /2007  Decreto n o.6.316/2007

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Lei / Art. 2º. §2º: No âmbito da educação básica, a Capes terá como finalidade induzir e fomentar (...) a formação inicial e continuada dos profissionais de magistério (...). §3 º : A Capes estimulará a valorização do magistério em todos os níveis e modalidades de ensino.  Criada por Anísio Teixeira, em 1951, para aperfeiçoamento da educação brasileira, a Capes concentrou-se na educação superior, em especial na pós-graduação stricto-sensu.

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Nova Fomento,indução e avaliação da formação dos profissionais do magistério de todos os níveis! Diretoria de Programas e Bolsas no País Diretoria de Gestão Diretoria de Avaliação CTC-ES Presidência Conselho Superior CTC-EB Diretoria de Relações Internacionais Diretoria de Educação Básica Presencial Diretoria de Educação a Distância UAB

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a Formação dos Professores das Redes Públicas pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996) Dados: Educacenso INEP/MEC

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB IDEB - Formação de Professores das Redes Públicas (Educacenso 2007)

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Percentual de professores das redes públicas fora da LDB x IDEB médio do estado % Professores fora da LDB IDEB médio (anos iniciais, finais e ensino médio) SP SC DF PR BA RO AC MG MS AL PA RN MA AP ES AM CE GO MT PB PE PI RS RJ RR SE TO BR Até 2022! 6,0

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB IDEB anos iniciaisIDEB anos finais IDEB ensino médio BR Até 2022? 6,0 Professores fora da LDB x IDEB (por nível) % mais baixo de professores fora da LDB, mas com IDEB pior que demais níveis!

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Decreto n o /2009

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Objetivos CAPES:  organiza e fomenta a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério das redes públicas da educação básica, no âmbito do MEC. Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente:  formula o Plano Estratégico em cada estado e concretiza a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério. Portarias MEC n o 833 e setembro/2009

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE NÚCLEO GESTOR DA FORMAÇÃO: CAPES/MEC PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA SECRETARIAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) Aprova Planos Estaduais e disponibiliza cursos/vagas na Plataforma Freire Cadastra Currículo na Plataforma Freire e faz pré-inscrição Ministram cursos e emitem certificados Apoio a professores cursistas e planejamento da formação Atualiza Currículo Freire e planeja sua carreira docente Formula Plano Estratégico da Formação: Demanda x Oferta de Cursos/Vagas pelas IES do Estado Validam pré- inscrições e indicam nomes às IES Recebem inscrições, efetuam processo seletivo/matrículas Atualiza Plano Estratégico da Formação das redes Públicas do Estado Avalia formação das IES e faz gestão da Plataforma Regime de Colaboração na Formação de Professores

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Planos EstratégicosEstaduais - Evolução Planos Estratégicos Estaduais - Evolução Presidente Lula lança Plano Nacional 28/maio/2009: Presidente Lula lança Plano Nacional Julho/2008: MEC envia ofício às Secretarias de Educação dos Estados propondo criar comissões para elaborar seus Planos Estratégicos da Formação Inicial, com instituições públicas de educação superior e a Undime. Fevereiro - maio/2009: CAPES assume coordenação do PARFOR  Firmados 21 Acordos de Cooperação Técnica com Secretarias Estaduais e Termos de Adesão das IES  ampliação da oferta de cursos, vagas e polos da UAB Julho/ janeiro/2009: 19 Secretarias Estaduais e IES Formadoras elaboram Planos Estratégicos, com apoio do MEC  demanda de Formação Inicial x Ofertas de Vagas.

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Portaria MEC n o 09 - junho/2009

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Cursos de Formação Inicial para professores em exercício Mediante Acordos de Cooperação Técnica da CAPES com Secretarias Estaduais de Educação e Termos de Adesão das IES formadoras: 7 anos (prorrogáveis) Entradas: 2º.semestre/2009, 2010 e ª Licenciatura: presenciais ou a distância - Preencher vagas remanescentes em cursos regulares - Criar cursos especiais emergenciais (temporários) 2ª Licenciatura: presenciais (Parecer CNE 1/09) Formação Pedagógica: presenciais ou a distância

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB PARFOR - Cursos especiais presenciais PARFOR - Cursos especiais presenciais  Ofertas: campi das IES, polos ou centros estratégicos  facilitar acesso do professor em exercício!  Projetos pedagógicos alternativos: estimular sucesso dos professores : cursos modulares, parcelados, etc.  Novos polos UAB: parceria MEC/estados/municípios. Financiamento específico - CAPES/MEC Bolsas mensais: coordenadores institucionais das IES, de cursos e aos professores formadores (reajuste pela Portaria MEC /dez/2009, conforme de experiência) -Valores mensais de R$ 1.100,00 a R$ 1.500,00. Custeio de despesas com execução dos cursos: transporte e hospedagem de professores, material de consumo e administração (previsão: 30% valor global).

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB

PARFOR – Oferta de vagas por Área da Licenciatura Projeção: 332 mil vagas em maio/2009  21 estados 25 estados: mais de 400 mil vagas  R$2,30bi até 2014 Entradas

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB PARFOR - Cursos Especiais Presenciais - 2 o. Sem Custo Anual por IES = (n o. Bolsistas x Valor x 12)/0,7

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Universidades Federais Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Universidades e Instituições Estaduais Instituições Comunitárias: em caráter supletivo às IES públicas, com aprovação dos Fóruns Estaduais  Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul. Instituições de Educação Superior PARFOR (março/2010) 25 Estados: mais de 130 Instituições!

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB PLATAFORMA FREIRE PLATAFORMA FREIRE Sistema Informatizado de Gestão da Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Página Inicial

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Plataforma Freire Formação Inicial /2010 2º./2009: 17 estados  54 IES com cursos presenciais e UAB 13 estados  40 IES com 132 cursos presenciais, 478 turmas, matrículas (sobe  nova seleção) 1º./2010: 20 estados  91 IES com cursos presenciais e UAB 2º. semestre/ º. e 2º. Semestre/ mil vagas presenciais e UAB: 25 estados  125 IES

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Plataforma Freire: Pré-inscrições de professores 1º/2010

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Piso Salarial Fóruns Estaduais de Formação Polos UAB = Casas do Professor Plataforma Freire: Currículo e Gestão da Formação PAR - Infra- estrutura das escolas PIBID, Prodocência, Observatório da Educação Programa Novos Talentos Polos UAB: Casas do Professor VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR Diretrizes de Carreira FormaçãoContinuada FormaçãoInicial Piso Salarial

CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB “Apesar do desafio, não defendo que a conquista venha da noite para o dia, pois isso até poderia causar problemas de gestão.” (entrevista do Min. Fernando Haddad à Rádio Bandeirantes, 27/2/09) Missão dos agentes na Política Nacional CAPES/MEC: induzir, fomentar e avaliar. IES e Fóruns Estaduais: garantir sucesso e qualidade na formação dos professores!