O SUBSISTEMA BIBLIOTECÁRIO CHAQUENHO E SUA APORTAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES NA ARGENTINA Por Lic. Adelaida Gómez Geneiro Mg. Blanca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

Plano Nacional de Formação
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
O Professor de Educação Física e os
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NA ÁREA CURRICULAR FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MARA ELIANE FONSECA RODRIGUES.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PLANO DE GESTÃO.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ensino agropecuário na Argentina
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
SÉCULO XX.
Secretaria de Educação Básica
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Dra. Tânia Regina Raitz A TRANSIÇÃO DOS ESTUDOS DE MESTRADOS: O CASO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA.
LÍNGUA DE SINAIS NO IF-SC: PROPOSTA DE PLANIFICAÇÃO LINGUÍSTICA
PLENÁRIA FINAL.
Perfil do Profissional
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
2007 ANO DE MUDANÇAS.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
História nas atuais propostas curriculares
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
SEGUNDO ENCUENTRO REGIONAL: "ROL Y DESAFÍOS DEL ANÁLISIS INSTITUCIONAL Y EXPERIENCIAS EN LA GESTIÓN DE CALIDAD UNIVERSITARIA EN LATINOAMÉRICA" NÚCLEO DISCIPLINARIO.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

O SUBSISTEMA BIBLIOTECÁRIO CHAQUENHO E SUA APORTAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES NA ARGENTINA Por Lic. Adelaida Gómez Geneiro Mg. Blanca Estela Dieringer Prof. Ángela Gaúna

¿de onde venimos?

Argentina. Chaco-Corrientes UNNE (Universidad Nacional del Nordeste)

UNNE Formación de profesionales de a información 1957: Creación de la Universidad Nacional del Nordeste (UNNE) 1958: Formación en Bibliotecología (Biblioteca Central de la UNNE) 1990: Carrera de Archivología (Facultad de Humanidades. Departamento de Historia) Otorga título de TECNICO EN ARCHIVOLOGIA (1991-1992) Otorga título de ARCHIVISTA (1993-1997) 1998: Carrera de Licenciatura en Ciencias de la Información Otorga título intermedio de ARCHIVISTA Otorga título intermedio de BIBLIOTECARIO Otorga Título de Grado de LICENCIADO EN CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN 2011: Carrera de Licenciatura en Ciencias de la Información Ciclo de Licenciatura para bibliotecarios y archivistas con título de pre-grado (Resolución nº 393/11-CS)

Carrera de Licenciatura en Ciencias de la Información Concebida como respuesta a las necesidades del mercado y a la actualización disciplinar mundial Plan de Estudios (Res. Nº 038/98 CS UNNE) Aprobado por Res. Nº 82/2000 MEyC, Res. Nº 1031/03 MECyT Ciclo Inicial: 3 años Orientación Bibliotecología Orientación Archivología Ciclo Superior: 2 años Licenciatura en Ciencias de la Información

Plan de Estudios: perfil profesional Carrera de Licenciatura en Ciencias de la Información Plan de Estudios: perfil profesional Promueve la inserción de los egresados en el mercado laboral emergente público y privado, para: Atender demandas de gestión de documentos en archivos corrientes para empresas, negocios, industrias, etc.; Extensión comunitaria de los servicios de bibliotecas públicas; Gestión eficaz de los servicios de bibliotecas especializadas; Gerencia y gestión de recursos informativos para la toma de decisiones; Actividad de consultoría, asesoría y la investigación en función de las transformaciones económicas, políticas y sociales de las instituciones y empresas.

Carrera de Licenciatura en Ciencias de la Información Orientación Bibliotecología: Egresados: 147 bibliotecarios Orientación Archivología: Egresados: 101 archivistas Ciclo Licenciatura: Graduados 29 licenciados en Ciencias de la Información Graduados 104 licenciados en Ciencias de la Información ciclo articulación niveles superiores

ECIM Encuentro de Ciencias de la Información del MERCOSUR

ECIM Encuentro de Ciencias de la Información del MERCOSUR Objetivos: Promover el acercamiento e intercambio de experiencias entre los actores involucrados con las Ciencias de la Información. Ofrecer la posibilidad de una puesta en común de saberes y/o conocimientos que lleven al debate de ideas que contribuyan al consenso y difusión de acciones presentes y futuras vinculadas a la profesión. Proporcionar aportes para el desarrollo de las unidades de información (archivos, bibliotecas, centros de documentación, centros de información, museos).

Subsistema Bibliotecario Provincial (Chaco) actualidade 12 Bibliotecas 26 Bibliotecas Total de Bibliotecas: 426 373 escolares 48 públicas 4 especializadas 1 especial e 9 Projetos Especiais. 1378 Bibliotecários Profissionais: 15 Supervisores 216 Diretores 1147 Bibliotecários 15 Bibliotecas 40 Bibliotecas 37 Bibliotecas 36 Bibliotecas 58 Bibliotecas 122 Bibliotecas 38 Bibliotecas 43 Bibliotecas

Subsistema Bibliotecario Provincial (Chaco) MINISTERIO DE EDUCACIÓN, CULTURA, CIENCIA Y TECNOLOGIA SUBSECRETARIA DE EDUCACION DIRECCION GENERAL DE NIVELES Y MODALIDADES DIRECCION GENERAL DE GESTION EDUCATIVA DIRECCION GENERAL DE PLANEAMIENTO Y EVALUACION EDUCATIVA DIRECCION DE SERVICIO BIBLIOTECARIO DIRECCIONES REGIONALES POLINIVELES SUPERVISORES TECNICOS DE BIBLIOTECAS R.E. I, II, III, IV, V, VI, VII y VIII Directores de Bibliotecas de 1ra. cat. Directores de Bibliotecas de 2ra. cat. Directores de Bibliotecas de 3ra. cat. BIBLIOTECARIOS PROGRAMA CONABIP PROGRAMA BERA

DIREÇÃO DE SERVIÇO BIBLIOTECÁRIO DECRETO 380/09 AÇÕES: Executar as políticas relativas aos serviços bibliotecários em concordancia com os fins e objetivos da educação e os interesses sociais e culturais da comunidade. Coordenar as ações de sua gestão com o sistema educativo provincial e outras instituições da comunidade. Administrar os serviços bibliotecários do sistema educativo provincial. Coordenar a utilização do fundo bibliográfico e multimedial para obter a informação e incentivar a investigação. Atender a formação específica para conseguir técnicas e métodos bibliográficos para uma adequada organização dos fundos bibliográficos e especiais.

As bibliotecas estão incluídas e integradas no Sistema Educativo Provincial Funcões esenciais Apoiar e facilitar a consecução dos objetivos do projeto educativo da escola, conseqüente com as Políticas educativas regionais. Proclamar a idéia de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são indispensáveis para adquirir uma cidadania responsável e participativa numa democracia. Promover a leitura, bem como também os recursos e os serviços da biblioteca escolar dentro e fora da comunidade educativa É preciso assegurar a articulação com os docentes, a equipe diretiva da escola, a comunidade, as famílias, os bibliotecários e as associações de interesse dentro da comunidade

Funcões: educativa, cultural, recreativa e informativa

SUBSISTEMA BIBLIOTECÁRIO Biblioteca Escolar 3 componentes essenciais Informativo: deve oferecer recursos que apoiem os conteúdos pedagógicos que a Instituição e o Estado estabeleça. Ademais deve possuir suportes de leitura atualizados com o fim de formar um pensamento crítico, que possibilite se formar como cidadão e conhecer o seu país e o mundo. Transformativo: desenvolver habilidades para utilizar tanto a informação como os instrumentos tecnológicos para o acesso, produção e reprodução do conhecimento e o desenvolvimento de estratégias para promover e alentar a leitura para a educação permanente da comunidade e para o lazer. Formativo: fomentar e promover o uso da informação para desenvolver habilidades que permitam obter e aplicar conhecimentos para além do aula de classe. Desenvolver um sentido ético em frente ao conhecimento obtido, e o mais importante: conseguir compressão que ajudará a que se formem como bons leitores através de toda a sua vida.

Biblioteca escolar: Componentes essenciais

Biblioteca escolar: Componentes essenciais

Biblioteca escolar: Componentes essenciais

BIBLIOTECAS en la Provincia de CORRIENTES datos del contexto 993.338 habitantes 2.033 unidades educativas, 310.024 estudantes , 19.134 professores y 400 bibliotecários.

BIBLIOTECAS en la Provincia de CORRIENTES As primeiras bibliotecas de Corrientes datam do século XVII, localizadas nas reduções jesuíticas e no Colégio da cidade de Vera. As primeiras bibliotecas públicas nasceram a fins do século XIX. As bibliotecas universitárias criam-se na segunda metade do século XX.

BIBLIOTECAS en la Provincia de CORRIENTES Bibliotecas Universitarias (6); Bibliotecas Públicas (4); Bibliotecas Populares (47), Total en la provincia 57 bibliotecas (2011 Instituto de Cultura)

BIBLIOTECAS en la Provincia de CORRIENTES Desde 1980 o estado provincial conta com uma Escola de Bibliotecários que depende do nível superior a modalidade do Curso foi semipresencial, continua presencial. da qual tem-se graduado 350 bibliotecários trabalham no território provincial e nas províncias irmãs de Chaco, Formosa, Entre Ríos e Santa Fe, já que

BIBLIOTECAS en la Provincia de CORRIENTES Em 1991, por Lei 4556 cria-se o Sistema Provincial de Bibliotecas com o fim de nuclear à diversidade de tipologías e dependências, criar um organismo executivo, com um fundo especial e cargos de bibliotecários. A lei não foi regulamentada e os sucessivos administradores provinciais

Conclusiones

A informação: fenômeno que modifica realidades “As instituições com mais futuro serão as que melhor desenvolvam novas formas de influir positivamente na vida dos indivíduos, melhorando com isso sua percepção de satisfação vital” Aldo de Alburquerque Barreto