A FICHA TÉNICA E A MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Advertisements

1 Ana Victoria Braga Souza – Estudante do3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Conselheiro Luiz Viana – Casa Nova– BA
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 6  PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE Profª: Carlas C Ferreira.
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR: Unidos contra o disperdício.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
CONTROLE DE ESTOQUE A organização do estoque evita acúmulo ou falta de produtos, além de ajudar a controlar as finanças e o espaço físico da empresa. Patrícia.
CUSTOS EM RESTAURANTES AULA 10 HAROLDO ANDRADE. ENGENHARIA DE CARDÁPIO A engenharia de cardápio é um método gerencial para análise de informações extremamente.
CURVA ABC - ORIGEM O principio básico da curva ABC é a regra de Pareto, muito conhecida como regra 80 – 20. No final do século XIX, este italiano, desenvolveu.
MATEMÁTICA NA MÚSICA Por Ana Paula e Gabriele. A FÍSICA NA MÚSICA O som é uma onda e a frequência do som é o que define a nota musical. Frequência é uma.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Estoques O que incorpora o valor dos estoques no BP?
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Tópicos Especiais em Computação I
Cinética Química A cinética química, também conhecida como cinética de reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos.
Titulo - (Fonte: Calibri- Corpo, Tamanho 28 – Centralizar)
TÍTULO DO TRABALHO Figuras, Quadros, Figuras, Quadros, Tabelas, ...
TÍTULO DO TRABALHO CENTRALIZADO, CAIXA ALTA E NEGRITO
DESENVOLVIMENTO DE UM FILTRO LENTO BIFLUXO COM RETROLAVAGEM
Indicadores de Gestão.
A FERRAMENTA SOLVER (EXCEL)
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
ARE – APURAÇÃO RESULTADO DE EXERÍCIO
Critérios fiscais e contábeis para avaliação dos estoques
CUSTOS PARA CONTROLE ATÉ ESTE PONTO, JÁ TÍNHAMOS ESTUDADO
ARTIGO CIENTÍFICO Acadêmico Orientador.
Projeto de endereçamento – 2 ClassLess
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA
Orçamento de Matéria-prima
Panquequeira a Gás Dupla + Brindes
Panquequeira Elétrica
Panquequeira a Gás Simples + Brindes
TEMA 4 : Contabilidade e impostos :
Pedagogia Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi
TÍTULO DO ARTIGO Autor (Instituição) Co-Autor (Instituição)
Dimensões Fractais FEP 113 – Aula 3a Marcello M. Amaral.
Douglas Pereira da Silva
Prof. Petronio Borges Análise da Curva ABC Prof. Petronio Borges
CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO
O PROCE$$O DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Estratégias de Preços Prof. Paulo C. Carioca.
ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE PROPORCIONA SAÚDE E..... Capacidade de aprenderDefesa contra doenças Energia para atividade física Comunicar Pensar Socializar-se.
Arquitetura Sustentável
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
RESULTADOS E DISCUSSÃO Marcas, Siglas de Apoios
Doação de sangue.
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
GESTÃO DE CUSTOS.
MÉTODOS QUANTITATIVOS – AULA RAV 1
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Autor 1 Instituição do autor 1 Autor 2 Instituição do autor 2
Estatística Medidas de tendência central Média aritmética.
LUCIANE PEREIRA MARQUES – CRN 37270
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
O aumento da constante competitividade no contexto empresarial demanda uma atenção especial à gestão de custos nas empresas. A análise de custo-volume-lucro.
TÍTULO DO TRABALHO Figuras, Quadros, Figuras, Quadros, Tabelas, ...
CUSTOS- Conceitos Entende-se por CUSTO toda e qualquer aplicação de recursos, sob diferentes formas e expressa em seu valor monetário, para a produção.
Figura: Seiri – Senso de Utilização
O livro como vai seu bolso retrata sobre a educação financeira
Matéria X Energia Profª. Daniela.
TÍTULOTÍTULOTÍTULOTÍTULO
Modelo do banner – MCC 2018 Integrantes do grupo: Turma: Introdução
Orientações Gerais para alunos e orientadores
Contabilidade de Custos
SISTEMAS DE CUSTEIO.
Dicas sobre Referencial Teórico
RECICLAGEM. O QUE É RECICLAGEM Reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou.
PESQUISA OPERACIONAL.
CONTAB. APLICADA AO AGRONEGÓCIO EQUIPE: ADIUZE MARIELLE MARILDE ASSUNÇÃO MAURÍCIO NILZA SOUSA RAQUEL PROFESSOR: JOÃO LAUNÉ PEREIRA.
Transcrição da apresentação:

A FICHA TÉNICA E A MATEMÁTICA Senac – Pelorinho Curso: Cozinheiro Ana Paula Paim

Padronização das receitas As fichas técnicas possuem um papel importante nos restaurantes, já que seus principais objetivos são: • Manter a padronização e a qualidade de suas receitas • Controlar a quantidade de ingredientes utilizados em sua cozinha • Organizar melhor suas compras e reduzir desperdícios

ITENS DA FICHA TÉCNICA

QUANTIDADE LÍQUIDA é a quantidade que será efetivamente utilizada, descartando-se as perdas. Deve ser expressa de maneira adequada em relação à unidade de referência. Um exemplo comum é anotar o valor de 250 para se referir à unidade em gramas. Entretanto, a unidade de referência é quilograma. Assim, para o valor de 250g em uma unidade referencial em quilos, deve-se anotar 0,250Kg. Unidade é o valor referencial que será utilizado para a definição de valores unitários, ou seja, verificar os fracionamentos de volumes e valores nas mesmas escalas de medida.

Rendimento Rendimento é o percentual da matéria-prima que será efetivamente utilizado para a preparação a que se refere a ficha técnica, excluindo-se as perdas inerentes ao processo de produção, como limpeza, corte, lavagem, etc. Os valores devem ser apurados de maneira sistemática e criteriosa. Deve haver um sistema de averiguação desses valores. Para apurar esse percentual, deve-se fazer uma aferição dos valores brutos das matérias- -primas, ou seja, assim que elas entram para o processo de preparo ou pré-preparo, são pesadas nas condições em que se encontram. Após sua preparação, devem-se pesar novamente os volumes, já sem suas partes não aproveitáveis. Dessa maneira apuram-se os valores brutos da matéria-prima (ainda suja) e os valores líquidos (já descartadas de suas partes impróprias para o aproveitamento). Para saber qual o porcentual do rendimento da matéria-prima, deve-se dividir o peso líquido pelo peso bruto, apurando-se assim o percentual da matéria-prima efetivamente utilizado. Rendimento

Rendimento = Peso líquido / Peso bruto. Como exemplo registra-se o recebimento de 300 Kg de filé mignon. Após o pré-preparo, anota-se um valor líquido de 225 Kg. Assim temos: Rendimento = 225Kg/300Kg / Rendimento= 0,75 ou Rendimento = 75%

Nota-se que, para cada preparação, existe um percentual de rendimento, pois cada uma tem uma necessidade específica. Por exemplo, a cenoura. Ao utilizá-la para uma Julienne (tiras finas de cenoura), descarte a parte de cima (talo), a pequena parte de baixo (raiz), a casca e corte-a em pequenos retângulos de mesmo tamanho, para que tenham uniformidade na apresentação. Isso significa que as laterais arredondadas não serão utilizadas para essa finalidade. Por outro lado, se utilizada a cenoura para a preparação de um purê, as únicas partes descartadas são os talos, a raiz e a casca. Toda aquela parte arredondada pode ser utilizada, pois não interfere em nada no resultado final.

http://artsbuterfflymarialves. blogspot. com http://artsbuterfflymarialves.blogspot.com.br/2010/06/ficha-tecnica-para- calcular-custo-de.html