Módulo II - ÁFRICA-BRASIL E CONEXÕES DIASPÓRICAS

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Transcrição da apresentação:

Módulo II - ÁFRICA-BRASIL E CONEXÕES DIASPÓRICAS Cara(o) professora e professor! Neste módulo que dá início aos conteúdos temáticos específicos do nosso curso, nosso objetivo principal é refletir sobre a realidade da presença do continente africano dentro do nosso país. Todos nós sabemos sobre a história da formação do Brasil através dos encontros em condições desiguais entre os povos originais do nosso território, os brancos europeus e os negros africanos. Tendo como ponto de partida reflexivo a aceitação da trágica realidade da formação do nosso país através de uma economia baseada na escravização de seres humanos, podemos remodelar nossos valores sociais que tanto elogiam a brancura e a “europeidade”, ao desvelar um continente inteiro, a África, repleto de histórias e conteúdos culturais ainda tão desconhecidos.

E ainda além do território brasileiro, também poderemos refletir ao longo deste módulo sobre a noção de diáspora africana enquanto formadora da contemporaneidade. O que o mundo ocidental é hoje em muito deve às construções culturais, baseadas em resistências e solidariedades, levadas adiante pelas populações africanas e seus descendentes nos territórios do chamado Atlântico Negro

REFERÊNCIAS  1) o texto “África e africanos no tráfico atlântico”, que é o segundo capítulo do livro Uma história do negro no Brasil, de Wlamyra R. de Albuquerque e Walter Fraga Filho (Fundação Cultural Palmares, 2006);  2) o vídeo "Matriz Afro", que é o terceiro capítulo do documentário O Povo Brasileiro, de Isa Ferraz, baseado na obra homônima de Darcy Ribeiro;  3) e também o vídeo “Brasil Crioulo”, quinto capítulo do mesmo documentário.

1) o texto “A tradição viva”, do escritor malinense Amadou Hampaté Bâ, que é o capítulo 8 do primeiro volume da coleção História Geral da África. Hampaté Bâ também é autor de “Amkoullel, o menino fula”, autobiografia em que narra as histórias vivenciadas na região das savanas africanas, e que “eternizaram a força da palavra na tradição oral africana”; 2) o vídeo de abertura da série Presidentes Africanos, produzida pela Cinegroup e Discovery, e apresentada pelo jornalista Franklin Martins. Este vídeo é especialmente importante por, além de mostrar um panorama atual do continente africano, revelar uma perspectiva “entusiasmada” sobre a África, pela qual rejeitamos o pessimismo para criar novas realidades e oportunidades.  3) introdução do livro “O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930”, da antropóloga Lilia Schwarcz (Cia. das Letras, 1993); “Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional X identidade negra”, do antropólogo Kabengele Munanga (Vozes, 1999).

UNILAB

Experiências e Dificuldades Trajetórias Vivências Experiências e Dificuldades

Módulo II “O Nordeste do Brasil em Preto e Branco” BEZERRA, Débora Andrade P. No Ceará tem Negros e Negras,  sim. Revista da ABPN. V. 2, n. 5. Jul.- Out. 2011  p. 75-98 FREYRE, G. Casa grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime de economia patriarcal. Rio de Janeiro: José Olympio,1973

1 - Geranilde Costa e Silva. Sandra H. Petit 1 - Geranilde Costa e Silva. Sandra H. Petit. Uma experiência de formação de professor@s de áreas quilombolas por meio da Pret@gogia 2 - Meijer, Rebeca de Alcântara e Silva. Valorização da cosmovisão africana na escola: narrativa de uma pesquisa-formação com professoras piauienses / Rebeca de Alcântara e Silva Meijer. – 2012.