Técnico em Automação Industrial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof(a): Patrícia Braz
Advertisements

UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Francisco Edson N. Fraga
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
RESOLUÇÃO Nº 1.010/2005 MATRIZ E APLICATIVO.
Formação por competências
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO ETAPA ESTADUAL
Classificação dos Sistemas de Produção
Colégio Técnico da UFMG - COLTEC
Escola Secundária de Arganil
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
COORDENADORES DE EIXOS
Curso Técnico em Meio Ambiente
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
CETESP Centro de Educação Tecnológica Saint Pastous Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Médica Parecer de Aprovação MEC n° 3.607, de 3 de dezembro.
Bacharelado em Sistemas de Informações
GESTÃO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Departamento do Ensino Secundário
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
Mapa Estratégico da Indústria
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
4 - Planejamento e Organização da manutenção
Desenho elétro-eletrônico
Introdução à Automação Industrial
Mais detalhes do SAI: RESULTADOS SAI Mais detalhes do SAI:
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
FACULDADE DE INFORMÁTICA FUNIJ. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Duração – 5(cinco) anos [ 4(quatro) anos ] Alunos ingressos – 2001/2, 2002/1,
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
São Paulo, 24 de abril de 2014 Modelo de Prospectiva e Projeção Conceitos Básicos e Resultados.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
Centro Integrado SESI SENAI de Aracati. Inauguração do Centro Integrado SESI SENAI de Educação Básica e Profissional de Aracati.
Mais de 80 oportunidades para voce!.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio
Conceitos Básicos de Automação
Instalações ITED - Domótica
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Ensino Médio e Educação Profissional
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
INTRODUÇÃO A AUTOMAÇÃO
Escola Secundária de Monserrate
O papel do Estagio na Formação de Professores
Engenharia Mecânica.
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2015) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
ENG. GESTÃO – PP 2016 ATUALIZAÇÃO DEVIDO ÀS MUDANÇAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS ENGENHARIAS. POUCAS MUDANÇAS DEVIDO: - NOTA 5 NO ENADE - ACEITAÇÃO.
Projeto de Reestruturação Curso: Tecnólogo Mecatrônica Industrial Campus Joinville.
Prof. Dr. Mário Luiz Tronco
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ CURSOS TÉCNICOS RELATIVOS AO SEGMENTO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS.
Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
O QUE É A CONCRETTA? Escola de Cursos na área da Construção Civil, focada em qualificar e capacitar profissionalmente jovens e adultos interessados em.
Documentos e Propostas legais
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial O Técnico em Automação Industrial é o profissional que instala, opera e projeta sistemas aplicados a automação e controle, provendo infra-estrutura para sua implanta-ção; analisa especificações de componen-tes e equipamentos que compõem sistemas automatizados; coordena equipes de traba-lho e organiza o controle de qualidade de sistemas e dispositivos automáticos.

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial O Técnico em Automação Industrial ao concluir o curso deverá ter adquirido as seguintes competências gerais: · Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas. · Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em processos de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial.

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial ·  Projetar produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos, utilizando técnicas de desenho e de representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos. · Elaborar projetos, leiautes, diagramas e esquemas, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos. · Aplicar técnicas de medição e ensaios visando a melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta industrial.

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS ·  Avaliar as características e propriedades dos materiais, insumos e elementos de máquinas, correlacionando-as com seus fundamentos matemáticos, físicos e químicos para a aplicação nos processos de controle de qualidade. · Desenvolver projetos de manutenção de instalações e de sistemas industriais, caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas. · Identificar os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo.

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial O curso técnico em Automação Industrial é composto por três módulos com 400 horas cada um, totalizando 1.200 horas. Ao completar os três módulos e o estágio curricular, o aluno receberá o Diploma de Técnico em Automação Industrial (desde que tenha concluído, também, o Ensino Médio).

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial Módulo I : Montador e Instalador de Sistemas Eletrônicos. Perfil Profissional: O Montador e Instalador de Sistemas Eletrônicos atua na área industrial avaliando características e propriedades dos materiais, interpretando croquis e desenhos, lendo e interpretando manuais e catálogos, com o objetivo de montar e instalar dispositivos e componentes eletrônicos.

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial Módulo II : Operador e Reparador de Circuitos Automatizados. Perfil Profissional: O Operador e Reparador de Circuitos Automatizados identifica métodos mais adequados para a manutenção de equi-pamentos aplicados a instrumentação e controle, interpreta e analisa esquemas elétricos de sistemas automatizados e opera sistemas integrados automatizados aplica- dos nos processos de manufatura. Módulo III : Técnico em Automação Industrial.

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial O curso conta com um corpo docente especializado na área técnica e assim favorecendo aos alunos uma visão da ciência, da pesquisa, da tecnologia e meio ambiente.

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial - Laboratórios: a) Eletrônica Digital:

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial b) Eletrônica Analógica:

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial c) Hidráulica:

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial d) Pneumática:

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial e) Controle Numérico Computadorizado (CNC):

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial f) Célula Automatizada de Manufatura (CAM):

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial - Estrutura física dos laboratórios:

Técnico em Automação Industrial ETE GETÚLIO VARGAS Técnico em Automação Industrial Disciplinas e Carga Horária Módulo I I.1 Controle do Processo de Produção 100h I.2 Manutenção de Sistemas Industriais I 150h I.3 Cidadania Organizacional 50h I.4 Sistemas de Conversão de Energia 50h I.5 Educação para a Segurança no Trabalho 50h I.6 Controle de Sistemas Industriais I 100h Total: 500h/a C.H.: 400h Módulo II II.1 Manutenção de Sistemas Industriais II 100h II.2 Programação de Sistemas Manufaturados I 100h II.3 Controle de Sistemas de Energia 100h II.4 Controle de Sistemas Industriais II 100h II.5 Sistemas de Controle de Produção 100h Total: 500h/a C.H.: 400h Módulo III III.1 Programação de Sistemas Manufaturados II 100h III.2 Controle de Insumos e Produtos 200h III.3 Operação e Gestão da Qualidade de Sistemas Automatizados 100h III.4 Desenvolvimento de Projetos Automatizados 50h III.5 Inglês Instrumental 50h Total: 500h/a C.H.: 400h Módulo I - Qualificação: Montador e Instalador de Sistemas Eletrônicos Módulos I + II - Qualificação: Operador e Reparador de Circuitos Automatizados Módulos I + II + III - Habilitação: Técnico em Automação Industrial