FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAI – FATEC Jundiaí - 2010 GESTÃO DE ESTOQUE: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE TEORIAS PARA OTIMIZAÇÃO DE ATIVIDADES NUM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO Cícera Mª Gomes Medeiros Silva Giselle Rosatti Krummrich Meire Ane Bressan Orientadora: Profª. Esp. Jucelaine Lopes de Oliveira FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAI – FATEC Jundiaí - 2010
INTRODUÇÃO Cadeia de Abastecimento; Gestão de estoque; Estudo de caso de um loja de e-commerce.
OBJETIVOS Geral Especifico Realizar uma análise dos benefícios gerados por uma gestão eficiente na parte de armazenamento e estocagem Especifico Analisar o gerenciamento de estoque em uma loja e-commerce.
Condição Gerencial voltada para a estratégia Organizacional PERGUNTA E HIPÓTESES Como uma loja e-commerce é beneficiada por estabelecer processos estruturados para a cadeia de abastecimento bem como seus processos de distribuição? Condição Gerencial voltada para a estratégia Organizacional Melhoria nos lead times HIPÓTESES Melhor atendimento de demanda Vantagem Competitiva
metodologia Revisão Bibliográfica; Estudo de caso.
Estudo de caso Empresa Passarela Calçados LTDA; Justificativa; Foco de observação é o armazém e as disparidades de operações existentes;
Estudo de caso Voltada para o B2C; Atendimento de demanda; Gerenciamento;
CONSIDERAÇÕES FINAIS Com a realização deste estudo foi possível observar que muito do que a teoria diz sobre o gerenciamento de estoque é utilizado nas empresas e que com a junção da teoria e da prática é possível proporcionar um melhor fluxo dos processos, garantindo assim, maior vantagem competitiva.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABICALÇADOS (Associação Brasileira da Indústria de Calçados). Resenha Estatística 2009. Disponível em: <http://www.abicalcados.com.br/documentos/resenha_estatistica/Resenha%20Estatistica%2 02009%20-%20Final%20Site.pdf>acessado em 23 out. 2010. ALMEIDA, Daison de; LUCENA, Maxwell. Gestão de Estoque na cadeia de suprimento. Disponível em:< http://www.metodista.br/ppc/revista-ecco/revista-ecco- 01/gestao-estoques-na-cadeia-de-suprimentos> acessado em 12 de set. 2010. ALMEIDA, Luciano Carlos de; FERREIRA, Leonardo Nunes. A gestão estratégica de estoques da cadeia de suprimento nas empresas comerciais varejistas brasileiras: Um estudo de caso. Disponível em: <http://www.contabeis.ucb.br/sites/000/96/00000221.pdf > acessado em: 13 set. 2010. ALVARENGA, Antônio Carlos; NOVAES, Antônio Galvão N. Logística aplicada: Suprimento e distribuição física. 3ª edição. São Paulo: Blucher, 2000. ALVAREZ, Prof. Dr. Francisco J.S.M. e SANTOS, Dr. Dilson G. Santos. O poder do varejo brasileiro. Disponível em: < http://www.trademarketing.com.br/index/artigo01.php?idarti=108 >, acessado em: 23 set. 2010. BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: Transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993. Tombo 2179. CAMARGO, Caio. O Brasil é a bola da vez no varejo mundial, argumentam especialistas na Associação Comercial de São Paulo. Disponível em: http://falandodevarejo.blogspot.com/2010/02/o-brasil-e-bola-da-vez-no-varejo.html > acessado em: 22 out.2010.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHING, Hong Yuh: Gestão de estoque na cadeia de logística integrada. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2001. CORRÊA, Abidack Raposo. O complexo coureiro-calçadista brasileiro. Disponível em: <http://www.bndespar.com.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/ conhecimento/bnset/set1404.pdf> acessado em 23 set. 2010. COUROMODA.COM (site oficial). Disponível em:<http://www.couromoda.com/index.php?http://www.couromoda.com/noticias/ca_mundo/c a_mundo1302.html> acessado em 4 nov. 2010. DIAS, Marcos Aurélio P.: Administração de Materiais – princípios, conceitos e gestão. – 5ª ed.- São Paulo: Atlas, 2008. FILHO, Antônio Alvino da Silva. Comercio Eletrônico: Marketing, Segurança, Aspectos Legais e Logística. Disponível em: <http://www.buscalegis.ufsc.br/arquivos/7934.pdf> Acessado em 4 nov. 2010. HARA, Celso Minoru. Logística: Armazenagem, distribuição e trade marketing. 3ª edição. São Paulo: Alínea, 2010. KALAKOTA, Ravi; ROBINSON, Márcia. E-business: estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. 2ª edição, Porto Alegre: Artmed, 2001. KOTLER, Philp; ARMSTRONG, Gary. Princípios do Marketing. 9ª edição. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2003. McCARTHY, E. Jerome; PERREAULT, William G. Jr. Marketing essencial: Uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, 1997. RATTO, Luiz. Comércio: Um mundo de negócios. 2ª edição. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2008.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrosio. Gestão estratégica da armazenagem. 2ª edição. São Paulo: Aduaneiras, 2009. SANTOS, Ângela Maria Medeiros M.; COSTA, Cláudia Soares. Características Gerais do varejo. Disponível em: <http://www.fundoamazonia.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arq uivos/conhecimento/bnset/varejo.pdf > acessado em: 23 set. 2010. SIMÕES, Leider e RIBEIRO, Profª M. Sc. Máris de Cássia. A CURVA ABC COMO FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE ESTOQUES. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2007/trabalho/aceitos/CC04099565629A.pdf> acessado em: 25 out. 2010. SLACK, Nigel; CHAMBER, Stuart; JONHSTON, Robert. Administração da produção. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2002. SIMCHI-LEVI, David; KAMINSHY, Philip; SIMCHI-LEVI, Edith. Cadeia de suprimento -Projeto e Gestão (conceitos, estratégias e estudos de caso). São Paulo: Bookman, 2000. TURBAN, Efraim; MCLEAN, Epharaim e WETHERBE, James. Tecnologia da informação para gestão: Transformando os negócios na economia digital. 3ª edição. São Paulo: Bookman, 2002. UEHARA, Leonardo. Evolução do desempenho logístico no varejo virtual do Brasil. Disponível em: <http://www.ilos.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1161&Itemid= 74> acessado em: 22 nov. 2010. VANUCCI, Gustavo: O varejo no Brasil em 2010. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-varejo-do-brasil-em-2010/36093/> acessado em: 22 out. 2010.
OBRIGADA !