Metano - Metanogênicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciclo do Nitrogênio 3ª série B
Advertisements

A energia nos seres vivos
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Adensamento e Digestão Anaeróbio
Digestão aeróbia e térmica
ORGANELAS CITOPLASMÁTiCAS Profº. CLAUDIO GIOVANNINI
REINO MONERA Seres vivos procarióticos; unicelulares; autótrofos ou heterótrofos. Representado por Arqueas (espécies que habitam ambientes com condições.
NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS
Professora: Márcia M. Rios Ribeiro
Reino Monera As arqueobactérias As eubacterias
Reino Monera Características Gerais
REINO MONERA (Procariontes)
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
Reino Monera Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
Águas residuais urbanas e Sistemas de tratamento
Ciclos Biogeoquímicos
Reino Monera.
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Biomassa.
A obtenção de energia pela célula
Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.
Bactérias Histórico da descoberta
Tratamento de Águas Residuárias
Reino Monera.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
TRATAMENTO BIOLÓGICO DE RESÍDUOS 3
. Algumas bactérias podem ainda apresentar moléculas de material genético independentes do nucleóide, denominados de plasmídeos. Os representantes típicos.
UPCII - Microbiologia 2013/2014
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Apresentação desenvolvida pelo Prof. Bruno Cacique
MONERA Prof. Dagoberto N. de Avila Biologia 3ª série do Ensino Médio
RESÍDUOS SÓLIDOS DECOMPOSIÇÃO BIOLOGICA
TRANSFERÊNCIA DE MATÉRIA E ENERGIA
pH Alcalinidade Acidez
Microbiologia.
Metabolismo energético
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
METABOLISMO ENERGÉTICO
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins
Profª Karoliny D. Lecheski Química
pH e Microrganismos do Rúmen
Atividade dos seres vivos
UPCII - Microbiologia 2014/2015
Professora: Alexsandra Ribeiro
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Microbiologia aplicada ao tratamento de águas residuárias
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
BACTÉRIAS NITRIFICANTES
Metabolismo Energético
Fluxo de energia e ciclos de matéria - Fotossíntese
Ciclos Biogeoquímicos
Ecologia (gr. Oikos = casa) Termo primeiramente usado por Ernest Haeckel ( ) Foco de estudo: A ecologia estuda as interações entre os seres vivos.
COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA. COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA.
PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
Fernando Dini Andreote
LSO400 – Transformações do Carbono no Solo
Bactérias redutoras de sulfato e enxofre
Bactérias Desnitrificantes
PARTICIPANTES Cristiane Matos Donizeti Rael Jaqueline Reali
Respiração celular.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Revisão UFRGS Prova de 2013 – pt 1. v f v v.
Aulas 11 e 12 Biologia A – Caderno 2 Página 155.  Açúcares funcionam como combustíveis no interior das células  “queima” dos açúcares  Reações exotérmicas.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Ciclo do Carbono Integrantes do grupo:
Corrosão Provocada por Microrganismos
Microrganismos 1.1 Introdução
Transcrição da apresentação:

Metano - Metanogênicas Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Archaea Produtoras de Metano - Metanogênicas Laila Sousa Rafael Corrêa Rodrigo Barbosa Yves Moreira 2009

Morfologia As bactérias metanogênicas classificam-se morfologicamente de acordo com a forma da célula e com o grau de agregação: Cocos: De forma esférica ou subesférica os cocos são células esféricas que quando agrupadas aos pares recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos estes são denominados estreptococos. Cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva recebem a designação de estafilococos;

Vibrião: Vibrião, ou vibrio é um tipo de bactéria em forma de bastonetes recurvos. Sua designação refere-se a sua aparência à microscopia óptica, semelhantes a vírgulas;

Sarcina: De forma cúbica, formado por 4 ou 8 cocos simetricamente postos;

Diplobacilos: Bacilos reunidos dois a dois;

Exemplos Methanobacterium formicicum, espécie encontrada em lodo de esgoto em sistemas anaeróbios“;

Methanosarcina barkeri; Methanosaeta concilli, ambas espécies são acetoclásticas, encontradas em biodigestores anaeróbios que tratam esgoto doméstico;

Fisiologia As Metanogênicas apresentam metabolismo quimiorganotrófico ou quimiolitrótofico; São anaeróbicas restritas, exibindo enorme sensibilidade ao oxigênio; Podem ser mesófilas e algumas são termófilas.

As bactérias metanogênicas desempenham duas funções primordiais: a) Elas produzem gás insolúvel ( metano ) possibilitando a remoção do carbono orgânico do ambiente anaeróbio; b) Além de utilizarem o hidrogênio, favorecendo o ambiente para que as bactérias acidogênicas fermentem compostos orgânicos com a produção de ácido acético, o qual é convertido em metano.

As metanogênicas convertem os ácidos orgânicos, gás carbônico e hidrogênio em produtos finais gasosos, o metano e o gás carbônico pela digestão anaeróbia; Em função de sua afinidade por substrato e magnitude de produção de metano, as metanogênicas são divididas em dois grupos principais;

O primeiro que forma metano a partir de ácido acético ou metanol, e o segundo que produz metano a partir de hidrogênio e dióxido de carbono : a) Bactérias utilizadoras de acetato (acetoclásticas); b) Bactérias utilizadoras de hidrogênio (hidrogenotróficas ).

Ecologia As Archeas metanogênicas podem viver em vários tipos de ambientes, porém só produzem metano em ambientes anóxicos, ou seja, habitado por anaeróbicas; Methanobrevibacter smithii

Alguns dos locais onde são encontradas Brejos e Pântanos; Interior do tubo digestivo de insetos ( cupins e herbívoros); Lodos de esgoto; Lagoas; Campos de arroz; Regiões vulcânicas; Extremos de PH; Altas salinidades.

Pântanos

Lodos de Esgoto

Lagoas

Considerações Apesar de requererem condições extremas para crescimento e anaerobiose obrigatória, esses organismos são amplamente distribuídos na natureza, sendo encontrados em diversos ambientes associados à decomposição de matéria orgânica e/ou atividades geoquímicas.

Ciclos Biogeoquímicos As metanogênicas participam do ciclo do carbono, mais precisamente na formação do CH4; O processo de formação de metano recebe a denominação Metanogênese;

Ciclo do carbono

À metanogênese, é a produção de gás metano a partir de compostos orgânicos simples; Em habitats anóxicos (sem a presença de oxigênio), o CH4 é produzido tanto pela redução do CO2 utilizando H2 (principal produto da fermentação), como a partir de determinados compostos orgânicos como por exemplo o acetato.

Processo de formação do metano O processo se inicia com a quebra de polímeros, por exemplo a celulose por bactérias celulolíticas que quebram celulose em celobiose e por fim em glicose. Glicose é fermentada por fermentadores primários em produtos como acetato, propionato, butirato, succinato, álcoois, H2 e CO2. H2 é removido por bactérias metanogênicas, homoacetogênicas ou redutoras de sulfato.

Suas vias para obtenção de energia geralmente envolvem: a) Redução do CO2 a metano ou conversão de acetato a CO2 e então metano, sendo incorporado pela via do Acetil-Coa CO2 + 4H2  H4 + 2H2O nas metanogênicas.

Importância no ciclo do carbono São de suma importância para o ciclo, pois no processo da metanogênese elas produzem o metano, e consequentemente as metanotróficas oxidam o metano para a formação do CO2; O CO2 será utilizado na fotossíntese, e neste processo o carbono é transformado em compostos orgânicos, que posteriormente serão usados nos processos da fermentação e respiração (para obtenção de energia).

Curiosidades O papel principal do metano na atmosfera terrestre pode ter começado praticamente junto com o aparecimento da vida, há 3,5 bilhões de anos. Estudos recentes indicam que a quantidade de metano expelida pelas Archaea pode ser de 400 ton 3/ano (cerca de 50 litros por dia).

Referências Bibliográficas FONSECA, Aroldo da. Microorganismos e os ciclos biogeoquímicos. 2005. 9f. Trabalho apresentado à disciplina de microbiologia ambiental. Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em: <http: // ube-164.pop.com.br/repositorio/4488/ciclos_biogeoquímicos.doc>. Acesso em: 3 de jul. 2009. MADIGAN, Michael T.; MARTINKO, John M.; PARKER, Jack. Microbiologia de Brock . 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. 608p. Biblioteca “Prof. Antônio Secundino de São José. Desenvolvido por Mônica Dorian Arpini, 2003. Apresenta arqueobactérias metanogênicas oferecidos pela Biblioteca da Faculdade Federal de Viçosa. Disponível em: <http: // www.ufv.br/ biblioteca>. Acesso em: 6 de jul. 2009.