Motor Trifásico de Indução Partidas Convencionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Aula – Prática de Acionamentos Eletrônicos
Advertisements

Instrutor: Edson Pires da Silva
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Circuito equivalente recomendado pelo IEEE
MÁQUINA DE INDUÇÃO FUNDAMENTOS DE MÁQUINAS DE CORRENTE ALTERNADA
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - MOTOR DC
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - GERADOR DC
CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
Para isso, é necessário:
MOTORES DE INDUÇÃO 1- INTRODUÇÃO ÀS MÁQUINAS ELÉTRICAS
Circuitos Trifásicos A maior parte da geração, transmissão e utilização em alta potência da energia elétrica envolve sistemas polifásicos, ou seja, sistemas.
AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO
INVERSOR DE FREQUÊNCIA.
CHAVE SOFT-START.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Motores de Relutância Possuem o estator (polifásico ou monofásico) semelhante ao motor de Indução. Motores de relutância sem gaiola necessitam de um conversor.
AULA 2 MOTOR DE INDUÇÃO CA.
CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO
SCR   Retificador Controlado de Silício    Prof. Romeu Corradi Júnior.
Motores Elétricos Hélio Padilha.
Máquinas Elétricas I – Aula 20
Máquinas Elétricas I Aula 13
INVERSOR PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
MOTORES SÍNCRONOS Marco Bartulihe nº
Noções Fundamentais – Motores Elétricos
Acionamentos Elétricos
Automação Industrial Máquinas Elétricas
Maquina Síncrona.
Conversao de Energia II – N6CV2
Sistemas trifásicos Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Automação Industrial Máquinas Elétricas
2º Aula – Prática de Acionamentos Eletrônicos
Automação Industrial Máquinas Elétricas
Energia MecânicaEléctrica máquina eléctrica Motor Gerador Transformador Circuito eléctricoCircuito mecânico electromagnetismo Circuito eléctricoCircuito.
Parte 2 – Eletrônica de Potência
Oscar Takeshi Omar Mogames Vitor Gomes
COMPONENTES DE COMANDOS ELETROELETRÔNICOS
Parte 2 – Máquinas Elétricas
Chaves de Partida para Motores tipo Soft-Starter
MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Máquinas Elétricas Eletrotécnica
DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES E PROTEÇÃO
Inversores » Rodrigo Balani N˚ » Luiz Felipe Perrella N˚
Inversor de Freqüência Descrição do Funcionamento.
TIRISTORES TIRISTORES.
MOTOR ASSÍNCRONO OU DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
Métodos de Partida para os Motores de Indução Trifásicos
Visão Geral/Partida de Motores NBR IEC
Acionamentos Elétricos ACIJ6
Acionamentos Elétricos ACIJ6
Acionamentos Elétricos ACIJ6
Motores de Indução Máquinas Elétricas.
INDUÇÃO MAGNÉTICA Faraday, baseando-se nos trabalhos de Oersted ( ) e Ampère, em meados de 1831, começou a investigar o efeito inverso do fenômeno.
Acionamentos Elétricos ACIJ6
Conversão de Energia II – T6CV2
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS– ACIJ6
Eletrônica Aula 5 – Tiristores prof: Elói Fonseca.
Conversão de Energia I N5CV1 Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Gerador de Corrente Contínua.
Conversão de Energia II – T6CV2
Conversao de Energia II – T6CVII
Conversão de Energia II – T6CV2
Prof. Alvaro Augusto www.alvaroaugusto.com.br Tipos de Motores Elétricos Motores elétricos são dispositivos que convertem.
Instituto Federal de Santa Catarina
Conversão de Energia I N5CV1
1. INTRODUÇÃO As máquinas de corrente contínua podem ser utilizadas tanto como motor quanto como gerador. Porém, uma vez que as fontes retificadoras.
Conversão de Energia II – T6CV2
Acionamentos Elétricos ACIJ6
Transcrição da apresentação:

Motor Trifásico de Indução Partidas Convencionais

Motor Trifásico de Indução - MTI Catálogo GE

Motor Trifásico de Indução - MTI Catálogo GE Rotor de Gaiola Rotor Bobinado

Motor Trifásico de Indução - MTI Rotor de Gaiola

Motor de Indução Trifásico de Gaiola Vantagens: Robusto - requer pouca manutenção; Baixo custo de aquisição; Estável nas variações de carga.

Motor de Indução Trifásico de Gaiola Desvantagens: Corrente Partida Elevada - Queda de Tensão na Rede; Com pouca carga apresenta baixo Fator de Potência e reduzido Rendimento; Variação de Velocidade – requer alteração do número de pólos, ou variação da frequência de alimentação.

Partidas de MTI- Introdução Teórica A partida direta da rede do motor de indução pode causar distúrbios no sistema elétrico e ao sistema mecânico acionado (acoplamento e dispositivo acionado) Aplicando-se tensão plena de linha no enrolamento do estator, a corrente absorvida atinge valores entre cinco a dez vezes a corrente nominal do motor; O conjugado de partida pode atingir até 350% do valor do conjugado nominal;

Partidas de MTI - Introdução Teórica A elevada corrente durante a partida introduz uma significativa queda de tensão interferindo no funcionamento dos demais equipamentos ou componentes ligados na linha, por exemplo, queda da iluminação e “boot” nos processos automatizados; O elevado conjugado de partida introduz uma elevada aceleração, podendo danificar o próprio motor, o acoplamento ou a máquina acionada.

Catálogo do Fabricante GE

Catálogo do Fabricante GE

Circuito Equivalente do MTI Valores por Fase

Conjugado Motor Desenvolvido

Corrente Absorvida Pelo Motor

Conjugado Motor x Conjugado Resistente

Partidas Convencionais Motores Trifásico tipo Gaiola ou Barras São considerados métodos convencionais devido a não utilizar componentes de eletrônica de potência, tais com tiristores, diodos BJT’s, GTO’s, etc. São métodos que não permitem nenhum ajuste de conjugado, corrente e rotação.

Partidas Convencionais Motores Trifásico tipo Gaiola ou Barras Direta ou Plena Tensão; Estrela – Triângulo; Chave Compensadora;

Partida Estrela - Triângulo (Y/ ) Para a ligação (Y/ ) o motor deve possuir no estator pelo menos seis terminais para possibilitar as respectivas ligações Y e ; O motor é projetado para operar com potência nominal na ligação triângulo, ou seja, tensão de linha igual a tensão de fase; Inicialmente, através de contatores de manobra, a tensão de linha é aplicada ao estator ligado em estrela, ou seja, com a tensão reduzida de

Partida Estrela - Triângulo (Y/ ) IY = I / 3 e CMY = CM / 3

Partida com Chave Compensadora (Autotransformador) A aplicação da tensão ao motor é reduzida através de um autotransformador; O autotransformador poderá ser construído para uma tensão específica de saída, dependendo de cada aplicação; Normalmente os valores padronizados são de 50%, 65% e 80% da tensão da linha; Na partida com chave compensadora, os valores de corrente são reduzidas proporcionalmente aos tap’s da tensão; O conjugado é reduzido pelo quadrado da redução da tensão, ou seja, 0,25, 0,42 e 0,64 do conjugado de plena tensão.

Partida com Chave Compensadora (Autotransformador)

MOTORES DE ANÉIS OU DE ROTOR BOBINADO O rotor constituído de um enrolamento trifásico, normalmente ligado em Y e com os terminais acessíveis através de um conjunto de escovas e porta escovas; O estator dos motores de gaiola e do rotor bobinado é exatamente o mesmo; Nos motores de rotor bobinado quando resistências trifásicas são inseridas adequadamente no rotor, apresentam; 1) maior conjugado de partida; 2)menor corrente de partida; 3) Possibilita o controle de velocidade em pequena faixa de rotação, embora com dispêndio de energia.

Motor Trifásico de Indução - MTI Rotor Bobinado

Rotor Bobinado Resistência Externa: Aumenta o Conjugado de Partida; Reduz a Corrente de Partida; Regula a Velocidade.

Rotor Bobinado

Motor Trifásico de Indução Partidas Eletrônicas Chaves Softstar

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE 1) Controle de Torque e Corrente de Partida; 2) Controle de Parada; 3) Economia de Energia; 4) Entradas Digitais e Analógicas; 5) Saídas Digitais e Analógicas; 6) Comunicação Serial; 7) Proteções Incorporadas; 8) Interação com o processo.

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Aplicações Típicas Bombas; Ventiladores; Moinhos; Esteiras transportadoras, elevadores, escadas/pontes rolantes; Calandras.

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Principais Vantagens: Formas de Partida e Parada; Economia de Energia com carga parcial; Proteções incorporadas; Programação de Comandos; Medição de Grandezas Elétricas e Mecânicas Corrente de partida próxima a corrente nominal; Não existe limitação no número de manobras/hora; Torque de partida próximo do torque nominal;

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Evita os picos de corrente durante a partida; O controle da tensão é obtida com o controle do ângulo de condução dos tiristores; Principais funções: 1) Partida com Rampa de Tensão; 2) Partida com Limite de Corrente; 3) Parda com Rampa de Tensão; 4) Frenagem com Corrente Contínua; 5) Economia de Energia, com redução de carga no motor.

Desvantagens: CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Maior custo relativo para as de menores potências; Introduz harmônicas de tensão e corrente na linha.

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

Chaves Não - Controláveis - Diodos CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Chaves Não - Controláveis - Diodos Anodo Catodo i Disparo: Anodo + / Catodo - Bloqueio: Anodo - / Catodo + + -

Chaves Semi - Controláveis - Tiristores CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Chaves Semi - Controláveis - Tiristores Anodo Catodo Gate i Disparo: 1) Anodo + / Catodo – 2) Pulso de controle no Gate Bloqueio: Anodo - / Catodo + + – iG Tensão < 7,5 kV / Corrente < 4,0 kA / Freqüência < 500 Hz

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

Bloco diagrama simplificado da Softstarter CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Bloco diagrama simplificado da Softstarter

CHAVE SOFTSTART - IHM

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Rampa de Tensão na Aceleração Rampa de Tensão na Desaceleração

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Função “Kick Start” Limitação de Corrente

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE

FIM