Motor Trifásico de Indução Partidas Convencionais
Motor Trifásico de Indução - MTI Catálogo GE
Motor Trifásico de Indução - MTI Catálogo GE Rotor de Gaiola Rotor Bobinado
Motor Trifásico de Indução - MTI Rotor de Gaiola
Motor de Indução Trifásico de Gaiola Vantagens: Robusto - requer pouca manutenção; Baixo custo de aquisição; Estável nas variações de carga.
Motor de Indução Trifásico de Gaiola Desvantagens: Corrente Partida Elevada - Queda de Tensão na Rede; Com pouca carga apresenta baixo Fator de Potência e reduzido Rendimento; Variação de Velocidade – requer alteração do número de pólos, ou variação da frequência de alimentação.
Partidas de MTI- Introdução Teórica A partida direta da rede do motor de indução pode causar distúrbios no sistema elétrico e ao sistema mecânico acionado (acoplamento e dispositivo acionado) Aplicando-se tensão plena de linha no enrolamento do estator, a corrente absorvida atinge valores entre cinco a dez vezes a corrente nominal do motor; O conjugado de partida pode atingir até 350% do valor do conjugado nominal;
Partidas de MTI - Introdução Teórica A elevada corrente durante a partida introduz uma significativa queda de tensão interferindo no funcionamento dos demais equipamentos ou componentes ligados na linha, por exemplo, queda da iluminação e “boot” nos processos automatizados; O elevado conjugado de partida introduz uma elevada aceleração, podendo danificar o próprio motor, o acoplamento ou a máquina acionada.
Catálogo do Fabricante GE
Catálogo do Fabricante GE
Circuito Equivalente do MTI Valores por Fase
Conjugado Motor Desenvolvido
Corrente Absorvida Pelo Motor
Conjugado Motor x Conjugado Resistente
Partidas Convencionais Motores Trifásico tipo Gaiola ou Barras São considerados métodos convencionais devido a não utilizar componentes de eletrônica de potência, tais com tiristores, diodos BJT’s, GTO’s, etc. São métodos que não permitem nenhum ajuste de conjugado, corrente e rotação.
Partidas Convencionais Motores Trifásico tipo Gaiola ou Barras Direta ou Plena Tensão; Estrela – Triângulo; Chave Compensadora;
Partida Estrela - Triângulo (Y/ ) Para a ligação (Y/ ) o motor deve possuir no estator pelo menos seis terminais para possibilitar as respectivas ligações Y e ; O motor é projetado para operar com potência nominal na ligação triângulo, ou seja, tensão de linha igual a tensão de fase; Inicialmente, através de contatores de manobra, a tensão de linha é aplicada ao estator ligado em estrela, ou seja, com a tensão reduzida de
Partida Estrela - Triângulo (Y/ ) IY = I / 3 e CMY = CM / 3
Partida com Chave Compensadora (Autotransformador) A aplicação da tensão ao motor é reduzida através de um autotransformador; O autotransformador poderá ser construído para uma tensão específica de saída, dependendo de cada aplicação; Normalmente os valores padronizados são de 50%, 65% e 80% da tensão da linha; Na partida com chave compensadora, os valores de corrente são reduzidas proporcionalmente aos tap’s da tensão; O conjugado é reduzido pelo quadrado da redução da tensão, ou seja, 0,25, 0,42 e 0,64 do conjugado de plena tensão.
Partida com Chave Compensadora (Autotransformador)
MOTORES DE ANÉIS OU DE ROTOR BOBINADO O rotor constituído de um enrolamento trifásico, normalmente ligado em Y e com os terminais acessíveis através de um conjunto de escovas e porta escovas; O estator dos motores de gaiola e do rotor bobinado é exatamente o mesmo; Nos motores de rotor bobinado quando resistências trifásicas são inseridas adequadamente no rotor, apresentam; 1) maior conjugado de partida; 2)menor corrente de partida; 3) Possibilita o controle de velocidade em pequena faixa de rotação, embora com dispêndio de energia.
Motor Trifásico de Indução - MTI Rotor Bobinado
Rotor Bobinado Resistência Externa: Aumenta o Conjugado de Partida; Reduz a Corrente de Partida; Regula a Velocidade.
Rotor Bobinado
Motor Trifásico de Indução Partidas Eletrônicas Chaves Softstar
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE 1) Controle de Torque e Corrente de Partida; 2) Controle de Parada; 3) Economia de Energia; 4) Entradas Digitais e Analógicas; 5) Saídas Digitais e Analógicas; 6) Comunicação Serial; 7) Proteções Incorporadas; 8) Interação com o processo.
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Aplicações Típicas Bombas; Ventiladores; Moinhos; Esteiras transportadoras, elevadores, escadas/pontes rolantes; Calandras.
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Principais Vantagens: Formas de Partida e Parada; Economia de Energia com carga parcial; Proteções incorporadas; Programação de Comandos; Medição de Grandezas Elétricas e Mecânicas Corrente de partida próxima a corrente nominal; Não existe limitação no número de manobras/hora; Torque de partida próximo do torque nominal;
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Evita os picos de corrente durante a partida; O controle da tensão é obtida com o controle do ângulo de condução dos tiristores; Principais funções: 1) Partida com Rampa de Tensão; 2) Partida com Limite de Corrente; 3) Parda com Rampa de Tensão; 4) Frenagem com Corrente Contínua; 5) Economia de Energia, com redução de carga no motor.
Desvantagens: CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Maior custo relativo para as de menores potências; Introduz harmônicas de tensão e corrente na linha.
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
Chaves Não - Controláveis - Diodos CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Chaves Não - Controláveis - Diodos Anodo Catodo i Disparo: Anodo + / Catodo - Bloqueio: Anodo - / Catodo + + -
Chaves Semi - Controláveis - Tiristores CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Chaves Semi - Controláveis - Tiristores Anodo Catodo Gate i Disparo: 1) Anodo + / Catodo – 2) Pulso de controle no Gate Bloqueio: Anodo - / Catodo + + – iG Tensão < 7,5 kV / Corrente < 4,0 kA / Freqüência < 500 Hz
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
Bloco diagrama simplificado da Softstarter CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Bloco diagrama simplificado da Softstarter
CHAVE SOFTSTART - IHM
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Rampa de Tensão na Aceleração Rampa de Tensão na Desaceleração
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE Função “Kick Start” Limitação de Corrente
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
CHAVE SOFTSTART – PARTIDA SUAVE
FIM