SACARÍMETRO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Misturas e Soluções.
Advertisements

Refratometria Alunos: Alessandro Soares, André Braga, Clodoaldo Costa, Gerson e Silvio Silas.
Padrões, calibradores e amostras controle
Métodos de Separação de Misturas.
CINÉTICA QUÍMICA “Ramo da Química que estuda a velocidade das reaçãoes e os fatores que a influenciam” Reações rápidas Reações Lentas.
B)ISOMERIA ÓPTICA: -CONCEITO E HISTÓRIA:estuda o comportamento das substâncias quando submetidas a um feixe de luz polarizada,que pode ser obtida a partir.
Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor
Tratamento de resíduos
Tratamento de Resíduos
EXTRACÇÃO DE DNA PROBLEMA: Como isolar a molécula de DNA?
Como pode efectuar-se a extracção do DNA de uma célula?
Luz, produtos para tratar a água e ração
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
Tópicos em Preparo de Soluções e Conversão de Unidades
SOLUÇÕES – A SOLUÇÃO IDEAL E AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS
O que você deve saber sobre
SOLUÇÕES By ducha.
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
E quando os antibióticos não funcionam
Método de Referência par Determinação de Material Particulado
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Reciclagem do Vidro.
Trabalho : Plano de Aula Matéria: Química Nome do Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: Colegiais.
Maria Teresa Cabral da Silva Pereira
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas.
Instituto Hidrográfico
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
Ciências Farmacêuticas 2º ano Métodos Instrumentais de Análise I
“Classificação da matéria”
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
Trabalho realizado por: Ana Luisa Custódio, n.º1 Ana Rita Martins; n.º 2 David Trindade, n.º8 José Rosário, n.º /2012.
SOLUÇÕES
Compostagem Agricultura familiar.
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
SOLUÇÕES.
Soluções.
As substâncias puras podem ser classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Soluções.
ESPECTROFOTOMETRIA CROMATOGRAFIA ELETROFORESE
AL 1.3 – Identificação de uma substância e avaliação da sua pureza
PALESTRANTE: CARLOS MARCIO SOARES ROCHA QUÍMICO INDUSTRIAL
2.2.2 Fenómenos ondulatórios
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 02)
A Química tem Soluções.
Aula de vidrarias básicas
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
Capítulo 1 Introdução: matéria & medida
SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE II
Controle de Qualidade na Farmácia de Manipulação
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
Aula: Processos de separação de misturas.
QUALIDADE Controle Físico-Químico
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
EMULSÕES.
Dissolução de cloreto de amónio e preparação de um refresco
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
União da Indústria de Cana-de-Açúcar Novas Políticas Consecana-SP CANAGRO - 23 de outubro 2015 Resultados de Estudos Técnicos e Novos Desenvolvimentos.
Professor: Édio Mazera – Química
Prof. Rodrigo Alves do Carmo
VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO
TESTES DE SOLUBILIDADE E IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS DESCONHECIDOS ATRAVÉS DE MEDIDAS DE PONTO DE FUSÃO, PONTO DE EBULIÇÃO E ÍNDICE DE REFRAÇÃO Ferreira,Flavia.
PERSISTÊNCIA E EFICÁCIA DE ÓLEOS DE Carapa guianensis (AUBLET) (MELIACEAE) E Copaifera sp. (LINNAEUS) (LEGUMINOSAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO PARA Aedes.
Transcrição da apresentação:

SACARÍMETRO

Sacarimetria Ótica Introdução Polarização e Refratometria Uma propriedade algumas vezes mostrada pela matéria é a sua capacidade para polarizar a luz. Um feixe de radiação normal pode ser imaginado como um feixe de ondas com seu movimento vibratório distribuído sobre uma série de planos, cada um deles incluindo a linha de propagação. Várias substâncias transparentes que são caracterizadas por uma falta de simetria em sua estrutura molecular ou cristalina apresentam a propriedade e girar o plano da luz polarizada. Essas substâncias são chamadas opticamente ativas.

Provavelmente os exemplos mais familiares são quartzo e açúcares, mas muitos outros compostos orgânicos e inorgânicos também apresentam essa propriedade. A extensão em que o plano gira varia grandemente de um composto ativo para outro. Para tanto, o caldo deve ser clarificado para possibilitar a passagem do feixe de luz polarizada pelo tubo polarimétrico. Por muito tempo o clarificante mais utilizado foi o Subacetato de Chumbo e que por motivos de sua toxicidade está sendo substituído pelo OCTAPOL (mistura de oito reagentes químicos de segredo da indústria)

BRIX (Porcentagem de sólidos totais dissolvidos em relação a uma solução) Na análise de caldo de cana, o valor do BRIX deve ser ligeiramente superior da porcentagem de açucares, pois existem outros sólidos dissolvidos que contribuem no seu acréscimo. Desta forma, como análise preliminar, o valor do BRIX serve como uma alternativa rápida para conhecer o teor de sacarose, visto que aproximadamente o “erro” causado pelos outros sólidos dissolvidos na solução é da ordem de 1 a 2%.

Como preparar o sacarímetro antes de uma análise Antes de começar uma análise, devemos primeiro limpar o tubo de polarização, retirando toda sua incrustação, que fica retida dentro do tubo, lavar as lentes que fica na extremidade do tubo onde passa o feixe luminoso.

Calibração com padrão de Quartzo Sacarímetro Schmidt + Haensch A calibração tem que ser realizada uma vez ao dia, ou quando necessário. Cada sacarímetro tem uma forma de calibrar, em relação ao sacarímetro em questão utiliza-se o padrão de quartzo de valor conhecido de 99,44 em grau °Z.

Verificação do sacarímetro, com solução de sacarose 10 e 20% Teste de estabilidade de leitura Fazer a leitura sacarimétrica da solução de sacarose 10% e 20%. Manter a solução no tubo sacarimétrico e anotar, após 0,5min,1 min e 2 min. Anotar a diferença entre a leitura inicial e a leitura final

Reagente e Soluções Solução de Sacarose 10 e 20 % Para 10% Pesar 10,00 + 0,02g de sacarose p.a; Acrescentar água deionizada até um total de 100,00g. Agitar até completa dissolução. Para 20% Pesar 20,00 + 0,02 g e seguir procedimento descrito em cima.

Registro de calibração e verificação .

Procedimento para realizar uma análise Determinação de Pol em Caldos Determinar a polarização em caldos por sacarimetria Procedimento Separar cerca de 200 ml do caldo, adicionar o reagente clarificante no caso octapol e agitar; Filtrar sobre papel de filtro dobrado, colocando o funil sobre o copo descartável; Desprezar os primeiros 10 mL do filtrado Com o filtrado límpido, lavar o tubo de polarização e encher o mesmo, evitando a formação de bolhas; Fazer a leitura sacarimétrica (L) e anotar; Pol% caldo = L * Fator de Pol (o fator de Pol é obtido da tabela em função do Brix)

Clarificação e leitura

Sacarimetro antigo

Resumo Sacarimetro é um aparelho de muita utilidade em uma industria sucroalcooleira, que ajuda a controlar o processo em função da Pol, que é realizada a análise em vários horários do dia, a Pol em função dos caldos e méis serve para achar a pureza,e do açúcar para saber a Pol do Açúcar. O sacarimetro tem que ser sempre calibrado para que não haja erro significativo em uma análise podendo assim atrapalhar no decorrer do processo.

Nomes: Carlos Vinicius Freire Cod: 786060 Edson Massaro Cod: 789506 Sidnei Mendes Mundin Cod: 784934 Welder Luis Cod: 753473 Carlos Eduardo Cod: 786047