LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMO CRIAR E ADMINISTRAR UM BLOG.
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
Portal do Professor SEED/MEC

Regina Célia Baptista Belluzzo
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
Avaliação Mediadora.
Evasão em Cursos A Distância.
Gerenciamento do Tempo.
Andrea Mara Pimenta Alonso Christine Perry Solange Elizabeth Abril
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Clube de Casais Liberais Patrocinados do Brasil
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
DIVERSIDADE E VALORES:
Concurso Oratória nas Escolas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
S ISTEMATIZAÇÃO DO C HAT COM O P ROF M INUTTI A Visão de um Aluno João Filho.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
ALEXANDRA ALINE VERA.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O Uso Pedagógico do Blog
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Papel do Monitor.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Comunidade Virtual Abed Formação para EaD
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Top. Esp. em Teoria e Análise do Discurso
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
CiaClass Plataformas Colaborativas
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
Como aliar a Tecnologia à Educação? Felipe e Mario
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
• Manejo – Formação – Professor.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Tendências atuais do ECLE
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
BVS ePOTUGUÊSe Espaço Colaborativo Juliana Sousa, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe São Tomé e Príncipe, 25 a 29 de setembro.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos

OBJETIVOS DA PESQUISA Verificar se a lista de discussão comunidade_professores_ingles@yahoogrupos.com.br é uma comunidade virtual de aprendizagem para seus participantes; Descobrir se os membros da lista a utilizam para formação contínua e se positivo, como esse processo ocorre.

QUESTÕES DE PESQUISA Na visão dos professores participantes da lista investigada, da qual a pesquisadora também faz parte, há uma formação de comunidade? Se uma comunidade é percebida, como os professores participantes a definem? Os participantes sentem que fazem parte dessa comunidade? Na visão dos professores participantes, a sensação de pertencimento se relaciona à participação dos professores na lista? 3) Do ponto de vista dos participantes, que fatores prejudicam e favorecem a formação de uma comunidade na lista de discussão? 4) Para os participantes, a lista de discussão contribui para a formação contínua de seus membros? Como?

CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA Linha interpretativista; Estudo de caso etnográfico; “O que está acontecendo aqui?” - Natureza colaborativa

CONTEXTO DA PESQUISA Yahoo Grupos Lista de Discussão Participantes

YAHOO GRUPOS Site - WWW.YAHOO.COM.BR Usuários podem: descobrir e compartilhar informações com outros indivíduos através de um grupo de discussão (lista); ter acesso a arquivos de mensagens, fotos, agendas, enquetes e links; discutir sobre assuntos variados como: educação, esportes, relacionamentos entre outros.

LISTA DE DISCUSSÃO Criação: abril de 2006; Categoria: debates e causas; Membros: 22 (incluindo a proprietária); Total de mensagens: 635; Língua utilizada: inglês;

PARTICIPANTES 11 membros; Maioria é professor de inglês; Faixa etária: 24 a 51 anos; Tempo de profissão: 2 a 33 anos; Principais objetivos: ter contato com outros profissionais da área, discutir temas relevantes para sala de aula, aprender e ajudar quem precisa. Formação Contínua: pós-graduação, participação em seminários, leituras, visitas a site educacionais e associação de professores.

RESULTADOS PERCEPÇÃO DE COMUNIDADE NA LISTA DE DISCUSSÃO, PERTENCIMENTO E PARTICIPAÇÃO; FATORES PREJUDICIAIS E FAVORÁVEIS À FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM; FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA.

PERCEPÇÃO DE COMUNIDADE NA LISTA DE DISCUSSÃO, PERTENCIMENTO E PARTICIPAÇÃO Lista é uma comunidade para a maioria dos participantes. O que nos une enquanto comunidade? - Nossa profissão; - Idioma (língua inglesa); - Desenvolvimento profissional dos envolvidos - (objetivo em comum) Preece (2002), Palloff & Pratt (1999) e Levy (1999); - Interação entre os participantes (trocas). (exceto para pesquisadora e 2 participantes); Somos um grupo de professores que decidiram se reunir para trocar experiências, embora isso não tenha ocorrido da forma esperada, uma vez que ficou tudo concentrado nas dúvidas de um professor apenas, o moderador. (Vivian, entrevista) Associam o sentimento de pertencimento à participação diretamente; Não me sinto parte por não ter participado realmente... (Vivian, entrevista) Acho que por participar tão pouco não me sinto membro. (Vanusa, questionário) ... Cheguei a conclusão que a lista não se tornou uma comunidade. Sei que criar uma comunidade não é uma tarefa fácil, mas não deve ser forçada... (Diário da pesquisadora em 23/04/2008).

FATORES PREJUDICIAIS E FAVORÁVEIS À FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Falta de tempo dos membros; Sobrecarga de trabalho; É um grupo de professores de inglês que trabalha muito e por isso não participa tanto quanto gostaria. A questão de falta de tempo é algo comum em quase todas as respostas. (Rosa, questionário) Falta de participação dos membros; Falta de colaboração; Problemas relacionados à tecnologia (qualidade de acesso à rede, não saber usar uma lista); Não conhecer os membros da lista muito bem e não confiar neles; Utilização da língua inglesa Eu não tinha contato com a maioria deles fora dali, então não havia motivo para desconforto. (Júlia, entrevista) Falta de encontros presenciais e discussões de assuntos pessoais; Palloff & Pratt (1999) Falta de encontros síncronos (MSN); Número reduzido de professores; ...quantidade não contribui para aumentar a interação, porque você pode ter 20000 pessoas, todas sem tempo para participar e contribuir com o grupo... (Dilson, entrevista) - Falta de elo emocional, intimidade Falta de assuntos mais interessantes para os membros; - Papel do moderador da lista.

FATORES FAVORÁVEIS – SUGESTÕES DADAS PELOS PARTICIPANTES PARA FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Encontros fora da lista de discussão (on-line ou presenciais); Papel do moderador da lista; Presença de assuntos mais interessantes e polêmicos; Rodízio entre os participantes para postar assuntos na lista; Existência de prazos para postar atividades; Porque senão as pessoas se acomodam, não sei, relaxam. Pressão é tudo na vida, stress é importante... (Vivian, entrevista) Melhor organização na lista (tarefas, prazos e regras de participação);Preece (2002) Ter objetivos claros; Conhecer bem o ambiente virtual e explorá-lo (lista de discussão);

FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA Maioria acredita que a lista contribui para a formação profissional contínua de seus membros; (exceto Carla que quase não participou) Interação (troca) entre professores gera aprendizagem; Cervero (1998) Reflexão sobre suas práticas e diversos temas (tecnologia, formação contínua e outros); Tavares (2002) e Belloni (2003)

CONSIDERAÇÕES FINAIS