A nossa história, a nossa literatura. Romantismo no Brasil O Romantismo nasce no Brasil poucos anos depois da nossa independência política. Por isso,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao Romantismo
Advertisements

ROMANTISMO III.
Professora: Tânia Valéria
O romantismo I – Contexto Histórico.
Mario Raul de Moraes Andrade
1ª Geração: Nacionalidade
O último dos poetas românticos
O Quinhentismo no Brasil
Romantismo no Brasil O Romantismo nasce no Brasil poucos anos depois da independência de Portugal. Por isso, as primeiras obras e os primeiros artistas.
ROMANTISMO Prof. Luana lemos.
Literatura Portuguesa
Romantismo Século XIX.
Oswald de Andrade.
o amor nos tempos modernos
Professora: Tânia Valéria
Literatura Informativa
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
Literatura - Prof. Hélia
Romantismo Contexto no Brasil
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
ROMANTISMO NO BRASIL AUTORA LILIANE TOMASI PÚBLICO 2º F.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
História dos Portugueses no Mundo
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
ROMANTISMO.
Romantismo no Brasil Floresta virgem do Brasil, de Conde de Clarac, 1816.
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Antônio de Castro Alves
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
A poesia romântica brasileira
Profª. Karen Neves Olivan
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Romantismo brasileiro
Revisão – professora Margarete
Bernardo França lima Turma:201
Antologia Poética do Romantismo
Ruptura e Inovação Na Literatura
POESIA ROMÂNTICA BRASILEIRA E JOSÉ DE ALENCAR
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
Produção literária no Brasil-colônia
Escravidão Brasil Colônia.
O ROMANTISMO NO BRASIL.
Profª. Karen Neves Olivan
Romantismo (1) 2ª Geração.
Principais autores e obras.
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.
LITERATURA BRASILEIRA
R OMANTISMO N O B RASIL. INICIA-SE EM 1836 COM A PUBLICAÇÃO, NA FRANÇA, DA NICTHEROY - REVISTA BRASILIENSE, POR GONÇALVES DE MAGALHÃES. NESTE PERÍODO,
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
Romantismo no Brasil: poesia
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
2ª geração - Casimiro de Abreu
Domingos José Gonçalves de Magalhães ( )
Romantismo Álvares de Azevedo.
A nossa história , a nossa literatura
As Duas Rosas De: Castro Alves São duas rosas unidas, São duas rosas nascidas Talvez no mesmo arrebol, Vivendo no mesmo galho, Da mesma gota de orvalho,
ROMANTISMO PROFESSORA ELIS. Veja uma tabela abaixo comparando algumas caracter í sticas do Classicismo com o Romantismo.
LITERATURA CARLOS EDUARDO. O que sabemos sobre este estilo literário?
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
ROMANTISMO NO BRASIL – 1836 “SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES” – GONÇALVES DE MAGALHÃES CONTEXTO HISTÓRICO: Revolução Francesa ( 1789) A vinda da Família Real.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
Romantismo brasileiro
Transcrição da apresentação:

A nossa história, a nossa literatura

Romantismo no Brasil O Romantismo nasce no Brasil poucos anos depois da nossa independência política. Por isso, as primeiras obras e os primeiros artistas românticos estão empenhados em definir um perfil da cultura brasileira em vários aspectos: a língua, a etnia, as tradições, o passado histórico, as diferenças regionais, a religião, etc. Pode-se dizer que o nacionalismo é o traço essencial que caracteriza a produção de nossos primeiros escritores românticos.

Momento histórico A Coroa portuguesa muda-se para o Brasil em 1808 e eleva a colônia à categoria de Reino Unido, ao lado de Portugal e Algarves. As conseqüências desse fato são inúmeras. A vida brasileira altera-se profundamente, o que de certa forma contribui para o processo de independência política da nação. As dinamizações da vida cultural da colônia e a criação de um público leitor criam algumas das condições necessárias para o florescimento de uma literatura mais consistente e orgânica do que eram as manifestações literárias dos séculos XVII e XVIII.

Particularidades do nosso Romantismo A Independência política, em 1822, desperta na consciência de intelectuais e artistas nacionais a necessidade de criar uma cultura bra sileira identificada com suas próprias raízes históricas, lingüísticas e culturais. O Romantismo assume em nossa literatura a conotação de um movimento anticolonialista e antilusitano. Portanto, um dos traços essenciais do nosso Romantismo é o nacionalismo, abrindo um leque de possibilidades a serem exploradas: a) o indianismo b) o regionalismo c) a pesquisa histórica, folclórica e lingüística d) crítica aos problemas nacionais Marco inicial do Romantismo no Brasil: Suspiros poéticos e saudades Suspiros poéticos e saudades (1836), de Gonçalves de Magalhães.

As gerações do Romantismo Primeira geração Nacionalista, indianista e religiosa. Poetas: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. Segunda geração Marcada pelo mal-do-século, apresenta egocen- trimo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. Poetas: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. Terceira geração Marcada pelo condoreirismo: poesia de cunho político e social. Poeta de maior expressão: Castro Alves.

O condoreirismo A terceira geração romântica foi chamada de condoreira ou de poesia social, pois buscava demonstrar em sua obra os problemas sociais do Brasil da época, como escravidão, proletariado e outros.O seu principal representante foi Castro Alves.

Obra condoreira Navio Negreiro O navio negreiro é um poema de Castro Alves e um dos mais conhecidos da literatura brasileira. O poema descreve com imagens e expressões terríveis a situação dos africanos arrancados de suas terras, separados de suas famílias e tratados como animais nos navios negreiros que os traziam para ser propriedade de senhores e trabalhar sob as ordens dos feitores.poemaCastro Alvesliteratura brasileiraafricanosnavios negreirosfeitores

Navio Negreiro Tostados pelo sol dos quatro mundos! Crianças que a procela acalentara No berço destes pélagos profundos! Esperai! esperai! deixai que eu beba Esta selvagem, livre poesia Orquestra — é o mar, que ruge pela proa, E o vento, que nas cordas assobia Por que foges assim, barco ligeiro? Por que foges do pávido poeta? Oh! quem me dera acompanhar-te a esteira Que semelha no mar — doudo cometa! Albatroz! Albatroz! águia do oceano, Tu que dormes das nuvens entre as gazas, Sacode as penas, Leviathan do espaço, Albatroz! Albatroz! dá-me estas asas.