Desenvolvimento Esportivo e Recreativo O Caso de Curitiba/ PR - Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas Públicas de Esporte e Lazer
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO Promovendo Envelhecimento Saudável
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
ESPORTE E LAZER PPA
Apresentação do Projeto
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
Política Pública de Esporte e Lazer
Curitiba se preocupa com o desenvolvimento pleno de seus cidadãos, assim possuí vários projetos, programas e atividades orientadas para proporcionar condições.
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Gerência de Núcleo de Promoção da Saúde Dia 6 de abril de 2009.
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Programa de mudança de estilo de vida com alimentação e exercícios
Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão
Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE ICMS
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Projetos Financiados em 2010
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA
Secretaria de Turismo, Comércio e Indústria. Eventos 2011.
PLENÁRIA FINAL.
CIANORTE ENTRA NO RITMO DA VIDA MODERNA
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Programa Prevenir DER São Bernardo
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
Florianópolis 286 anos-Programação de Aniversário
Secretaria de Turismo, Comércio e Indústria
VOCÊ NUNCA VIU NADA IGUAL...
Clube do Corredor de Santa Teresa Espírito Santo
Quem somos: O Instituto João XXIII é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado, com reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual e.
Rio Mulher.
ESPORTE COMO FORMA DE EDUCAÇÃO
INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA
Lei Paulista de Incentivo ao Esporte
10 na Bola 10 na Escola “Nenhum país é melhor que seu povo.”
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
2 (DUAS) ETAPAS DISTINTAS
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
09/04/2017 I SEMANA DA PESCA AMADORA ESPORTIVA, AQUICULTURA E PROTEÇÃO AMBIENTAL. I TORNEIO NACIONAL DE PESCA AMADORA ESPORTIVA.
Propostas de Atividades Células de Adolescentes Estudos direcionados para adolescentes Galera com identidade própria Culto de Adolescentes Ministração.
Criança Brasil no Tênis Associação Criança Brasil Academia Lito Tênis Julho 2006.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Realizadores: Carlos Alberto Schneider Superintendente Geral Fundação CERTI Gincana do Milênio Sapiens Circus Operação: Vitória.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
PROGRAMA FORMANDO CRIANÇAS PARA O FUTURO
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
FOCO DO PROGRAMA MEU EVENTO SEGURO
ABRIL 2010.
LAZER Direito Social.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
MAIO 2010.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, RECREAÇÃO E LAZER PROGRAMA.
Voleibol A.D Criciúma/ FME
Parajasc Suzana Lovatto, Raniela Rodrigues, Luiz Henrique, Adelcio junior Rigo.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Número do processo: SLIE Clinicas de Taekwondo nas escolas publicas de Baixo rendimento na cidade de São Carlos.
IMPLANTADO EM 01 JULHO DE 2006 NA EMPRESA SINTETIC BOOL ATRAVÉS DE UMA PARCEIRA COM O PROESPUFMG, SENDO QUE A EMPRESA ESTÁ NA ÁREA ESPORTIVA E SOCIAL.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL DE RIO FORTUNA/SC Flávia Alberton – Nutricionista – Coordenadora do Projeto Renata Boeing – Professora.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Esportivo e Recreativo O Caso de Curitiba/ PR - Brasil

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer SMEL Órgão da prefeitura municipal de Curitiba, com um quadro de aproximadamente 220 funcionários entre professores de educação física (secretaria de educação), orientadores de esporte e lazer (carreira própria da secretaria), assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais. Foi criada há aproximadamente 14 anos. Antes era uma divisão da secretaria de educação chamada ‘unidades recreativas’. Missão Fomentar práticas de esporte, lazer e atividades físicas para o desenvolvimento de potencialidades do ser humano, visando seu bem estar, sua promoção social e inserção na sociedade, consolidando a sua cidadania.

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer Secretário: Rudimar Fedrigo Gabinete - equipe de apoio técnico e administrativo Superintendência Gerências regionais: Bairro Novo Boa Vista Boqueirão Cajuru Cic Matriz Pinheirinho Portão Santa Felicidade Departamento de esporte Departamento de lazer Departamento de incentivo ao esporte e promoção social

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Programas e eventos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Departamento de Lazer Lazer na Cidade Recicle e Brinque (Recreação mensal realizada em escolas municipais participantes do Programa Comunidade Escola com foco na transformação de material reciclado em brinquedos) Brinca Curitiba (Evento realizado quinzenalmente aos sábados, no período da tarde em diferentes parques da cidade, desenvolvendo atividades recreativas, oficinas de artes e gincanas) Recreação nas Arcadas (Evento acontece aos domingos de manhã no Largo da Ordem com o intuito de oferecer atividades lúdicas aos freqüentadores e turistas da Feira de Artesanato)

Brincriando com a SMEL (Evento que acontece uma vez por mês numa tarde de domingo em espaços da comunidade. Além de atividades recreativas buscando maior integração da família) Brincadeira tem Hora (Evento recreativo realizado pelas Gerências Regionais da SMEL em finais de semana, em espaços públicos ou em parceria com Associações de Moradores da regional) Linha do Lazer (Lançada em 1993 oferece atividades educativas e sócio-recreativas à comunidade Foi pioneira no país em utilizar um ônibus adaptado para levar atividades diversificadas de recreação e lazer a locais desprovidos de infra-estrutura. A partir de 1997, impulsionado pela demanda, a Linha do Lazer ampliou as suas atividades atendendo a 3ª idade em lares e casas de repouso, e crianças internadas em enfermarias pediátricas de Hospitais)

Lazer Comunitário Festival de Férias (As atividades são desenvolvidas em Ruas da Cidadania, Associações de Moradores, Parques e outros espaços indicados pelas gerências da SMEL. Este evento atende aproximadamente 50 locais da cidade com uma programação de recreação diversificada, como brincadeiras recreativas, oficinas de artes, brinquedos radicais, jogos, dança e outros) Atividades Sócio-Recreativas (São atividades diferenciadas como bailes, passeios (dentro do perímetro urbano de Curitiba), gincanas e demais atividades afins. Esta programação é desenvolvida pelas gerências das nove regionais)

Dança Curitiba Dança Curitiba- Circuito (Apresentações de dança de grupos amadores, pré-profissionais e profissionais realizadas em pontos turísticos da cidade como parques e Memorial de Curitiba) Dança Curitiba – Festival (Com mostras oficiais no Teatro Ópera de Arame e apresentações paralelas que pode acontecer na Rua XV de Novembro, Parque Barigüi, Shoppings e outros pontos turísticos da Cidade ) Mostra de Danças nas regionais (Em parceria com as gerências regionais da SMEL, as mostras são realizadas de setembro a novembro. Participam grupos, academias e escolas de dança, com inscrições nas próprias regionais)

Eventos Comemorativos Festa de Aniversário da Cidade (Comemorando o Aniversário de Curitiba, no mês de março, acontecem nas 09 regionais da Cidade festas com programação cultural, apresentações, recreação e participação de outras secretarias) Dia da Criança (Grande festa voltada ao público infantil que acontece desde 1987 no dia 12 de outubro no Parque Barigui, são ofertada muitas brincadeiras, atividades recreativas e esportivas, oficinas e apresentações de palco )

Pedala Curitiba Passeio Ciclístico de Aniversário da Cidade (reuniu nas últimas edições aproximadamente 7.000 ciclistas) Passeio Ciclístico da Primavera (percurso de aproximadamente 6 km priorizando a participação da família curitibana) Circuito Bike Kids (Complementando o Passeio Ciclístico da Primavera, é oferecido um circuito ciclístico com rampas e obstáculos para crianças até 08 anos no local de chegada do evento maior, normalmente no estacionamento do Parque Barigüi) Bike Night (Passeio ciclístico noturno semanal, as quintas-feiras, com percurso aproximado de 20 km com saída às 20h30 da Praça Garibaldi) Ciclo Lazer (Todo o 3º sábado de cada mês, com saída da Praça Afonso Botelho às 15h. O objetivo da atividade é ofertar uma opção de lazer segura e saudável incentivando a visita a locais turísticos)

Departamento de Esporte Esporte Comunitário Campeonato Adulto de Corridas de Rua (6 Etapas / Cada corrida soma ponto para classificação geral / Percurso de 10 km / ) Festival Infantil de Corridas de Rua (7 Etapas / Manhãs de Domingo/ Cada corrida soma ponto para classificação geral ) Programa PASE (Programa de atendimento sócio-esportivo visa prestar atendimento a crianças e adolescentes de 6–17 anos através de atividades físicas para sua socialização, qualidade de vida, desenvolvimento do acervo motor, aprimoramento de técnicas e táticas esportivas e, consequentemente, ocasionar transformações bio-psico-sociais) Torneios Abertos (Com uma programação de eventos competitivos, as modalidades de tênis de mesa, xadrez, “street ball”, vôlei de praia e futevôlei estão disponíveis para a comunidade em geral como torneios abertos)

Esporte Estudantil - Pré mirins 10, 11 e 12 anos 09 modalidades - Infantis 12, 13 e 14 anos 10 modalidades - Infanto juvenis 13, 14 e 15 anos 11 modalidades - Juvenis 15, 16 e 17 anos 11 modalidades

Jogos Escolares da Grande Curitiba (Os Jogos Escolares compreendem seis competições durante o ano, em diferentes períodos, abrangendo estudantes nascidos entre 1992 e 1999. São realizados mediante inscrição prévia e estão abertos a estabelecimentos de ensino municipais, estaduais, federais e particulares, de Curitiba e da Região Metropolitana) Jogos Especiais de Curitiba (Realização conjunta com a Fundação de Ação Social, esta competição acontece em agosto e reúne os alunos das instituições de ensino especial. Neste evento os alunos participam de esportes convencionais e/ou atividades esportivas adaptadas, criadas em função das necessidades) Encontro Esportivo das Escolas Municipais (Realização conjunta com a Secretaria Municipal da Educação, os encontros reúnem somente os alunos da rede municipal de ensino. As competições são realizadas entre as escolas de uma mesma região)

Esporte Rendimento Jogos da Juventude do Paraná (Aproveitando as potencialidades esportivas da cidade, institui-se a delegação que representará Curitiba nos Jogos da Juventude do Paraná. A capital participa desde 1987, em todas as modalidades e no mês de  setembro, cerca de 500 participantes entre atletas, comissão técnica e dirigentes se deslocam para a cidade sede dos Jogos para as competições) Maratona de Curitiba (Prova incluída no calendário nacional da modalidade, a Maratona de Curitiba, este ano em sua 13.ª edição, acontece no dia 22 de novembro. No percurso de 42.195 metros, 27 bairros da cidade têm a oportunidade de incentivar os atletas que participam )

Incentivo ao Esporte e Promoção Social A Lei Municipal de Incentivo ao Esporte (Decreto 824/03) capta recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que são investidos diretamente em projetos esportivos. Entidades civis sem fins lucrativos, inclusive clubes sociais, poderão ter redução de 66,66% do IPTU, relativo aos imóveis de sua propriedade, cuja utilização seja vinculada às atividades essenciais. (Redução de R$ 3,00 do imposto devido para cada R$ 1,00 investido em projetos esportivos) Beneficiários = Somente atletas com residência fixa e comprovada no município de Curitiba podem utilizar o benefício da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, que destina recursos para despesas de viagem, alimentação e hospedagem do atleta. Protocolo de Projetos = Os atletas interessados têm duas oportunidades por ano para protocolar seus projetos na Secretaria Municipal do Esporte e Lazer - a primeira em março (de 01 a 31) e a segunda em setembro (de 01 a 30).

Ex: 2º semestre de 2009 419 propostas protocoladas 333 – Atletas 36 - Federações e Associações esportivas 29 – Para – atletas 21 – Categorias de educação e pessoa física

Atividade Física e Saúde Curitibativa / Idoso em Movimento Objetiva a promoção do bem estar físico e mental, fundamentado na proposta de manutenção e prevenção de saúde da população, através de palestras, capacitações dinâmicas, avaliações físicas e aulas sistemáticas, levando a esta população a importância da atividade física e adoção de um estilo de vida com hábitos saudáveis.

Academia ao Ar Livre Saúde preventiva e incentivo à prática esportiva Projeto: até final do ano serão 130 academias ao ar livre (em todos os bairros e parques da capital paranaense) Foram contratados professores de EF para orientar as pessoas na utilização dos aparelhos.

Academia ao Ar Livre Academia para melhorar a condição física a qualidade de vida e a saúde das pessoas. Os equipamentos das academias ao ar livre não têm pesos e usam apenas a força do próprio corpo para exercícios de musculação e alongamento. São indicados para maiores de 12 anos e principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa, funcionando como uma academia de ginástica ao ar livre.

Comunidade Escola Programa de governo 2005-2008, é um conjunto de ações com o objetivo de estender o domínio da escola à comunidade, ampliando e adequando os espaços físicos a novas funções sociais. As escolas deverão incorporar atividades para todas as faixas etárias potencializando o uso das estruturas instaladas e proporcionando uma maior interação e vivência das comunidades em um espaço de cultura e lazer dotado de capacidade para o atendimento em tempo integral da sociedade tornando-se um ponto de coesão social.

implantado em 30 escolas das 165 escolas municipais

Equipamentos Públicos Regionais - Ruas da Cidadania Centros Regionais de Esporte e Lazer Parques - Praças Clube da Gente Ciclovias

Ruas da cidadania integração de transporte e serviços públicos 9

Ruas da Cidadania Funcionam como braço da prefeitura FAS promove atividade física para idosos e SMEL aulas de ginástica estética, ginástica localizada, ginástica para 3ªidade, volei, basquete, futebol, jazz e orientação para caminhadas e exercício físico CATES oferece atividades para crianças e adolescentes (escolinhas de futebol, volei, basquete, handebol, ginástica rítmica e olímpica, natação, atletismo e tênis de mesa)

Centros municipais de esporte e lazer equipamentos de esporte e lazer por regionais 28 cel’s Curitiba está dividida em 9 administrações regionais. Cada regional possui em média 3 CEL’s com infraestrutura para o esporte e o lazer em cada administração regional há uma rua da cidadania, onde também existe infraestrutura para o esporte e o lazer além dos CEL’s, existem 800 praças onde são desenvolvidas atividades de esporte e lazer.

CEL Xapinhal CEL Ginásio Bairro Novo CEL Vila Tecnológica REGIONALIZAÇÃO BAIRRO NOVO CEL Xapinhal CEL Ginásio Bairro Novo CEL Vila Tecnológica

Parques e Bosques Curitiba possui 26 parques e cerca de 81 milhões m² de área verde preservada. São 55m² de área verde por habitante, três vezes superior ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de 16m². No Brasil, é a cidade onde a Mata Atlântica é melhor preservada.

Flood Control, Water Supply and Leisure parque tanguá parque barigüi Flood Control, Water Supply and Leisure

parque tingüi jardim botânico

unilivre ópera de arame Passeio Público bosque do papa bosque alemão

120 km de ciclovias 1977: av. vítor ferreira do amaral primeiro trecho de ciclovias de curitiba a malha de ciclovias interliga os parques e locais de interesse de esporte e lazer malha de ciclovias

Clube da Gente