A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PROJETOS PROGRAMAS AÇÕES

2 ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA ROCHE, 2002 Análise do ambiente DIAGNÓSTICO MISSÃO Razão de ser OBJETIVOS GERAIS ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PLANO OPERACIONAL ANUAL Indicadores PROJETOS PROGRAMAS AÇÕES

3 Potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças PFOA
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças PFOA É um método de análise de mercado que as empresas utilizam para identificar potencialidades e fragilidades, oportunidades e ameaças Potencialidades e fragilidades relacionam-se com a organização, às suas estratégias e como ela se compara à concorrência Oportunidades e ameaças relacionam-se com o ambiente externo

4 Potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças -PFOA
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças -PFOA Potencialidades Quadro professores especializados e proposta pedagógica consistente Trabalho conjunto com setor competitivo Diversidade de modalidades Instalações e materiais Opções de canais internos de divulgação Fragilidades Desconexão das opções de atividades para pais em horários compatíveis Horários inadequados Pouca autonomia para mudanças Ameaças Aumento da oferta de atividades em centros esportivos, Sesc e nas escolas Inadimplência e venda de títulos Oportunidades Valorização da atividade física Demanda pela prática de modalidades – natação e ginástica olímpica – Jogos Olímpicos

5 Levantamento de Suposições/Sugestões
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Levantamento de Suposições/Sugestões Suposições/Sugestões Oportunidades Valorização da atividade física Demanda pela prática de modalidades – natação e ginástica olímpica – Jogos Olímpicos Oferecer atividades para pais Incluir novas atividades na escola de esportes Suposições/Sugestões Ameaças Aumento da oferta de atividades em centros esportivos, Sesc e nas escolas Inadimplência e venda de títulos Diversificar atividades Estimular inscrições

6 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Suposições/Sugestões Fragilidades Desconexão das opções de atividades para pais em horários compatíveis Horários inadequados Pouca autonomia para mudanças Oferecer atividades para jovens e adultos Reorganizar horários Necessária aprovação da Diretoria Suposições/Sugestões Potencialidades Quadro professores especializados e proposta pedagógica consistente Trabalho conjunto com setor competitivo Diversidade de modalidades Instalações e materiais disponíveis Opções de canais internos de divulgação Oferecer novas atividades Incrementar divulgação

7 * * *       RESUMO - Levantamento de Suposições/Sugestões
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos RESUMO - Levantamento de Suposições/Sugestões * Oferecer atividades para pais Incluir novas atividades na escola de esportes Diversificar atividades Estimular inscrições Oferecer atividades para jovens e adultos Necessária aprovação da Diretoria Oferecer novas atividades Incrementar divulgação * *

8 ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA ROCHE, 2002 Análise do ambiente DIAGNÓSTICO MISSÃO Razão de ser OBJETIVOS GERAIS ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PLANO OPERACIONAL ANUAL Indicadores PROJETOS PROGRAMAS AÇÕES

9 OBJETIVOS GERAIS - médio prazo – 3 ou 4
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos OBJETIVOS GERAIS - médio prazo – 3 ou 4 A PARTIR DA MISSÃO E DA ANÁLISE PFOA APOIAR-SE NOS PONTOS FORTES (POTENCIALIDADES) ELIMINAR, CORRIGIR, MINIMIZAR OS PONTOS FRACOS (FRAGILIDADES) APROVEITAR AS OPORTUNIDADES NEUTRALIZAR AS AMEAÇAS OBJETIVOS Mensuráveis - indicadores Propósitos a médio prazo Factíveis e realistas Claros e compreensíveis Motivadores Assumidos e aceitos por todos os níveis da organização

10 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos OBJETIVOS GERAIS Melhorar quantitativa e qualitativamente a oferta de atividades relacionadas com a Escola de Esportes Oferecer atividades para pais Oferecer atividades para jovens e adultos Oferecer novas atividades * *  Incluir novas atividades na escola de esportes Diversificar atividades Administrar com maior eficiência os recursos gerenciais e os da entidade Estimular inscrições Necessária aprovação da Diretoria Incrementar divulgação

11 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos OBJETIVOS ESTRATÉGICOS caminho através dos quais serão cumpridos os gerais nas organizações pequenas os gerais e estratégicos podem ser considerados em um só nível OBJETIVO GERAL: Melhorar quantitativa e qualitativamente a oferta de atividades relacionadas com a Escola de Esportes ATRAVÉS DE . . . OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Implantar novas atividades para acompanhantes Adequar as atividades existentes para acompanhantes Incrementar a oferta de atividades da Escola de Esportes

12 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos OBJETIVOS ESTRATÉGICOS caminho através dos quais serão cumpridos os gerais OBJETIVO GERAL: Administrar com maior eficiência os recursos gerenciais e os da entidade ATRAVÉS DE . . . Estimular novas inscrições OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Elaborar plano de divulgação

13 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Objetivos - Exemplos Aumentar as incrições no curso X em 10% Dobrar, até 2005, o número de freqüentadores nas piscinas Aumentar, em 30%, o número de participantes nas competições de futebol Triplicar, até 2005, o número de freqüentadores na área de lazer A

14 ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA ROCHE, 2002 Análise do ambiente DIAGNÓSTICO MISSÃO Razão de ser OBJETIVOS GERAIS ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PLANO OPERACIONAL ANUAL Indicadores PROJETOS PROGRAMAS AÇÕES

15 ELEMENTOS DO PLANO Souci, 2002
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ELEMENTOS DO PLANO Souci, 2002 PERGUNTA ELEMENTOS DO PLANO TIPO DE PLANO Por quê? Missão, Metas (múltiplas), Objetivos (variados) ESTRATÉGICO O que? Tarefas e responsabilidades, Programa de atividades, Projetos principais ESTRUTURAL Quem? Recursos humanos, Capacidade das pessoas, Organograma (relação de autoridade) Como? Métodos de trabalho, Motivação do pessoal, Normas e avaliação, Políticas e procedimentos OPERACIONAL Quanto? Recursos financeiros, Pressupostos (receitas e despesas) Onde? Recursos materiais, Instalações e equipamentos Quando? Recursos temporais, Prazos, horários, Prioridades a curto, médio e longo prazo

16 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos MISSÃO - Desenvolver atividades sócio-culturais, recreativas e esportivas com excelência de qualidade para seus associados para proporcionar seu bem-estar social e de seus familiares Planejamento/objetivos estratégicos Implantar núcleo de fitness para associados a partir de 15 anos Ampliar o número de vagas da escola de esportes Planejamento tático – objetivos resultado a ser alcançado – O QUE, COMO, QUANDO  Todo objetivo deve ser concreto, atingível e mensurável IMPLANTAR O NÚCLEO DE FITNESS ASSOCIADOS A PARTIR DE 15ANOS AMPLIAR O NÚMERO DE VAGAS DA ESCOLA DE ESPORTES concreto O QUE CONSTRUIR E EQUIPAR O NF AMPLIAR O NÚMERO DE VAGAS DE 30 PARA 200 atingível COMO/ ONDE EM TERRENO PRÓPRIO EM DUAS ETAPAS: 30 P/ 150 – 1º SEM. – MANHÃ 150 P/ 200 – 2º SEM. - TARDE mensurável QUANDO EM 24 MESES EM 12 MESES

17 Planejamento operacional – QUANDO, POR QUEM, COMO, QUANTO
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Planejamento operacional – QUANDO, POR QUEM, COMO, QUANTO IMPLANTAR NÚCLEO DE FITNESS - ASSOCIADOS ACIMA DE 15 ANOS ATIVIDADE MESES RESPONSÁVEL APROVAR PLANTA 3 ENGENHARIA CONTRATAR EMPREITEIRA 4 ENGENHARIA/PRESIDÊNCIA DEFINIR EQUIPAMENTOS/LAYOUT ESPORTES/CONSULTORIA COMPRAR EQUIPAMENTOS 6 COMPRAS/PRESIDÊNCIA SELECIONAR E CONTRATAR RECURSOS HUMANOS 2 RH/ESPORTES DEFINIR/CONTRATAR SISTEMA CONTROLE DE ACESSO ESPORTES/COMPRAS/ TECNOLOGIA ELABORAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO 1 ESPORTES/COMUNICAÇÃO ELABORAR/REALIZAR EVENTO DE INAUGURAÇÃO ESPORTES/MARKETING

18 Planejamento operacional – QUANDO, POR QUEM, COMO, QUANTO
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos/ Ary Rocco Planejamento operacional – QUANDO, POR QUEM, COMO, QUANTO AMPLIAR O NÚMERO DE VAGAS DA ESCOLA DE ESPORTES 1ª ETAPA – 1º SEMESTRE – MANHÃ REMANEJAR HORÁRIOS EQUIPES TREINAMENTO MANHÃ 1 MÊS GERÊNCIA/TÉCNICOS/ DIRETORES AMPLIAR CARGA HORÁRIA/CONTRATAÇÃO PROFISSIONAIS GERÊNCIA/RH DIVULGAR HORÁRIOS/TURMAS/NÍVEIS GERÊNCIA/COMUNICAÇÃO/ MARKETING REALIZAR INSCRIÇÕES 15 DIAS GERÊNCIA/SECRETARIA/ TECNOLOGIA 2ª ETAPA – 2º SEMESTRE – TARDE GERÊNCIA/COMUNICAÇÃO /MARKETING GERÊNCIA/SECRETARIA /TECNOLOGIA

19 ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos/ Ary Rocco ELEMENTOS DO PLANO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA ROCHE, 2002 Análise do ambiente DIAGNÓSTICO MISSÃO Razão de ser OBJETIVOS GERAIS ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PLANO OPERACIONAL ANUAL Indicadores PROJETOS PROGRAMAS AÇÕES

20 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos/ Ary Rocco
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos/ Ary Rocco Plano de Ação Alvo Posição atual Ação Por Início Fim Custo Ampliar a oferta de cursos Três cursos: futebol, natação, yoga e judô Não há curso para a terceira idade Cursos oferecidos em dois horários Acrescentar curso de voleibol Acrescentar curso de ginástica Oferecer cursos as terças e quintas (13/14 horas) WL PA IG 10/02 10/08 10/05 28/04 28/09 28/06 R$150

21 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Plano de Ação Alvo Posição atual Ação Por Início Fim Custo Melhor adequação dos espaços Espaço para o Judô inadequado Falta iluminação no campo - 2 Transferir o curso de judô para o salão nobre Iluminar campo -2 PL GE 28/09 10/06 10/12 15/12 R$ 200 R$


Carregar ppt "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google