PCH Legislação e Estudo de Caso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
Advertisements

Legislação de Geração de Energia Elétrica Comercialização
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Geração Distribuída de setembro 2004 Apresentação Rio Janeiro
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Evolução no uso das fontes de energia
Energia Hidrelétrica.
MENU GERAÇÃO DISTRIBUIÇÃO FISCALIZAÇÃO.
MENU GERAÇÃO DISTRIBUIÇÃO FISCALIZAÇÃO.
Os polêmicos projetos hidrelétricos no Brasil
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
Roteiro Apresentação da ABRAGE
Monitoramento Hidrológico na Produção de Energia Hidrelétrica
O PROBLEMA ENERGÉTICO NO BRASIL
PCH’s Quartel I, II e III PCH’s Quartel I, II e III
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
Forças hidráulicas em usinas hidrelétricas
Estudos Hidrológicos para Projeto de Usinas Hidrelétricas
SISTEMA AUTOMÁTICO PARA MEDIÇÃO DE RENDIMENTO DE GRUPOS HIDRO-GERADORES APLICADO A PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS - UM ESTUDO DE CASO NA PCH ERVÁLIA C.
Temas 1. Definição 2. Características importantes
XXV Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades
Usina Hidrelétrica.
Energia Hidráulica.
Pequenas Centrais Hidroelétricas: Perspectivas de Expansão no Brasil
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
Rio Tijuco com 250 km de extensão é o segundo maior afluente do lado de Minas do rio Paranaíba Acima mapa das possibilidades de construção de PCHs e a.
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
Professora: Ana Paula Diniz
Rio de Janeiro, 27 de Novembro de 2014
Tarifação Horo-Sazonal
IMPLANTAÇÃO DE PARQUES EÓLICOS E O MERCADO DE ENERGIA
Cogeração na Indústria
GERAÇÃO INDEPENDENTE DE ENERGIA ELÉTRICA
Apresentação – GD de médio porte Cogen Rio Jul/2012.
Barragens de contraforte
Energias Renováveis no Brasil Deputado Paulo Teixeira.
O Licenciamento Ambiental das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH)
Apresentação: Eng. Pedro Ramos, MSc.
CHAMADA PÚBLICA ANEEL.
Central Hidrelétrica Reversível Sazonal
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
Belo Monte PARTICIPAÇÃO DO AHE BELO MONTE NO ATENDIMENTO AO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL EM ,4 % 6,4 %
Geração de Energia Elétrica
Eng. Eletricista Ivo Pugnaloni Diretor Presidente da ABRAPCH e do Grupo ENERCONS 38ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria da Agência Nacional de energia.
Carvão Mineral Uso em siderúrgicas e termoelétricas
FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após.
Sistemáticas dos Leilões
VIII Conferência Anual da RELOP
Senador Walter Pinheiro A Energia Competitiva do Nordeste.
Procedimentos para a implantação de aproveitamentos hidrelétricos
PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE UMA USINA HIDRELÉTRICA: BARRAGEM RESERVATÓRIO VERTEDOR CASA DE FORÇA SUBESTAÇÃO ECLUSA USINAS HIDRELÉTRICAS.
FORUM MINEIRO DE ENERGIA RENOVÁVEL ENERGIA SOLAR J. Fernando Contadini
Apresentação CEI Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica.
Resultados do 3T08. 2 Destaques 3T08 –Geração de energia no 3T08, 16,3% superior à energia assegurada –3.241,1 GWh gerados no 3T08, 4,5% menor que no.
1 Visão da APINE sobre o Mercado Livre Proposta para ampliação Luiz Roberto Morgenstern Ferreira Brasília, 02 de dezembro de 2014.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Hidrelétricas
1 LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO ÀS FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA PROINFA Brasília, 30 de março de 2003 Dilma Vana Rousseff Ministra de.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
Ministério de Minas e Energia Altino Ventura Filho Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético SENADO FEDERAL COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES.
Forum Democrático de Desenvolvimento Regional 01/09/2008.
Cenários de regulação do setor energético no Brasil Atual e Futuro (energia, petróleo e gás canalizado) IX Congresso Brasileiro de Regulação Associação.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
Micro e minigeração distribuída
Potencial Hidroelétrico no Rio Araguaia Brasília - DF 16/09/2015 Mariana Sampaio Gontijo Vaz Especialista em Regulação.
Ampliação do Mercado Livre
B RASIL 2035 Energia Tendências Brasília, 7 de junho de 2016.
Ministério de Minas e Energia CONGRESSO NACIONAL - CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO Audiência Pública “Debater.
Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura
Transcrição da apresentação:

PCH Legislação e Estudo de Caso Felipe de Carvalho Morales Matheus dos Santos Prado Natanael Magno Gomes

Histórico Crise do petróleo-1982 gerou a criação do Programa de Pequenas Centrais Hidrelétricas. Crise de energia e os apagões de 1999 e 2001. Com o apagão ocorreu a “volta” do Programa de Pequenas Centrais Hidrelétricas.

Características de uma PCH Na maioria dos países: As PCH’s estão limitadas a 10 ou 15 MW. No Brasil : De acordo à Resolução ANEEL 394/98, devem ser ter potência maior que 1 MW e menor que 30 MW, com um reservatório de área total inferior a 3,0 km2.

Características de uma PCH No caso da área do reservatório ser superior a 3 km², o aproveitamento ainda será considerado com características de PCH se forem atendidas pelo menos duas condições: Fórmula:

Características de uma PCH Reservatório: cujo dimensionamento, comprovadamente, foi baseado em outros objetivos que não o de geração de energia elétrica

Classificação de uma PCH Quanto à capacidade de regularização: PCH´s a fio d’água PCH´s de acumulação

Classificação de uma PCH Quanto ao sistema de adução Adução em baixa pressão por escoamento livre / escoamento em baixa pressão por conduto forçado Adução em alta pressão por escoamento livre / escoamento em baixa pressão por conduto forçado

Matriz Energética Nacional As PCHs eram responsáveis por apenas 1,35% do potencial instalado no Brasil Figura 1: Fontes primárias para geração elétrica no Brasil (ANEEL, 2006)

Matriz Energética Nacional

Incentivos do Governo Federal REIDI Regime Especial para Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura. PROINFA Programa de Incentivo às Fontes de Energia Elétrica Programa Luz para Todos

Adequabilidade do Local Queda natural ascentuada; Ombreiras e boas condições de fundação; Existência de jazidas naturais de materiais de construção; Aspectos ambientais.

Coleta e Análise de Dados Mapas diversos da região; Fotografias aéreas/Mapas cartográficos; Imagens de satélites; Perfis do rio; Sistema energético da região; Dados hidrométricos; Estudos hidrológicos; Dados geológicos e geotécnicos; Dados ambientais.

Verificação do Potencial do Local Estimativa da Energia Firme. 1 MW médio = 8760 MWh por ano, durante a vida útil da usina. Estimativa Potência Instalada:

Atratividade do Empreendimento Estimativa de quantidades e custos; Impactos ambientais; Estudo econômico comparativo; Investimento inicial e custos de O&M; Valor Presente Líquido (VPL)

Constituição Federal 1988 Os potenciais de energia hidráulica pertencem a união, podem ser explorados mediante autorização. Fontes de potencia reduzida e renováveis podem funcionar sem autorização.

Decreto no 2.003 de 1996 Regulamenta a produção de energia elétrica por Produtor Independente e por Autoprodutor.

Resolução ANEEL nº 394, 1998 Define PCH como sendo todo empreendimento hidroelétrico com potência superior a 1MW e inferior a 3MW com área de inundação inferior a 3,0 Km². Hidroelétricas com potência menor que 1MW é uma Central Geradora Hidroelétrica.

Lei nº 9468 PCHs destinadas a autoprodução e produção independente podem comercializar energia com consumidores de carga maior que 500kW. PCHs tem abatimento de 50% no custo de transmissão e distribuição. PCHs são isentas de pagar compensação financeira pelo uso do recurso hidráulico.

Resolução no 395, de 1998 Registro e aprovação de estudos de viabilidade e projeto básico de empreendimentos de geração hidrelétrica, assim como da autorização para exploração de centrais hidrelétricas até 30 MW

Conclusões Baixo impacto ambiental Rapidez e baixo custo de implantação Apresentam-se como boa opção, tendo em vista a necessidade de aumentar a quantidade de energia gerada no país