ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Poder, persuasão e ética
Advertisements

Ética. Conceitos e definições. Prof Betty Menzl, MPH
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
ÉTICA Ηθική.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Inteligência Ética e Moral
Um foco na Ética.
ÉTICA.
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM É útil contar como uma terceira pessoa para auxiliar no encaminhamento da solução. Deve ser alguém que não esteja diretamente envolvido.
PIRÂMIDE DE ABORDAGENS
As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer.
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
COMPORTAMENTO ÉTICO.
Divisões da Filosofia.
Filosofia.
Namoro.
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
SELECIONANDO CLIENTES
Comportamento Ético Equipe: Edilene Cordeiro Eulalia Reis
Autogerenciamento Pessoal
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Qual é o princípio supremo da moralidade?
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
Prof. Msc. Magali de Macedo
ÉTICA NA INFORMÁTICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
“Uma empresa que é uma ótima idéia”.... INTRODUÇÃO Antes de assistir a apresentação da palestra sobre negociação e venda é preciso raciocinar na seguinte.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
Planear a mudança Tomar controle.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
A Ética em Vendas A Ética é o estudo dos costumes considerados moralmente certos e errados. Todos nós nos deparamos com dilemas morais todos os dias. Isso.
Ética.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Ética e Contabilidade.
Um foco na Ética.
FILOSOFIA PROFª MARCELA
PROFESSOR: ALESSANDRO
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Disciplina: Técnicas de Negociação
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
Pegue a sua Bíblia e diga:
Moral e Ética: uma leitura psicológica
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Temperamentos.
Responsabilidade Social em Marketing. Responsabilidade Social Obrigação que uma organização tem de maximizar seus impactos positivos sobre a sociedade,
Ética.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
A DMINISTRAÇÃO P UBLICIDADE E M ARKETING. ÉTICA DA NEGOCIAÇÃO Mercados e Negociação Comercial Março 2011 Docente - Dra Fernanda Policarpo Discente – Maria.
Crítica “Ética na Negociação”
Profa. Dra. Josmarí Pirolo
Liderança e Relacionamento.
Padrões de controle.
Os constituintes do campo ético
Profº.: Denílson Pereira (86)
Transcrição da apresentação:

ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira

Por que os negociadores precisam saber sobre ética? Nas situações de negociação as pessoas são confrontadas com decisões importantes sobre as estratégias que usarão para alcançar objetivos importantes.

O que é ética e por que ela se aplica à negociação ? Ética são padrões sociais aplicados sobre o que é certo e o que é errado em uma situação particular. A ética procede de filosofias as quais pretendem definir a natureza do mundo no qual vivemos e prescrever regras para vivermos juntos. (padrões fixos). Os padrões fixos diferem de moral, que são convicções individuais e pessoais sobre o que é certo e errado.

O que é ética e por que ela se aplica à negociação ? Hitt sugere 4 padrões para valiar as estratégias e táticas na negociação: 1. Tomar decisão com base nos resultados esperados ou o que nos daria o maior retorno de investimento. (Ética de resultado final – avalia os prós e contras de suas consequencias). 2. Tomar decisão com base no que a lei diz, na legalidade do assunto. (Ética de regra – leis e padrões sociais que definem certo, errado, limites)

O que é ética e por que ela se aplica à negociação ? 3. Tomar decisão com base na estratégia e valores da organização. (Ética de contrato social – normas, costumes de uma sociedade ou comunidade). 4. Tomar decisão com base em minhas próprias convicções pessoais e consciência. (Ética personalística – consciência e padrões morais)

O que é ética e por que ela se aplica à negociação ? Nas discussões de ética empresarial confundem critérios tais como: Ético: apropriado, determinado por padrão de conduta Prudente: sábio, entender a tática e consequências Prático: o que pode fazer acontecer em uma determinada situação Legal: o que a lei define como prática aceitável

Tipos de conduta ética e antiética que ocorrem na negociação Por que os negociadores escolhem usar táticas que podem ser antiéticas? A decisão de usar esta tática será influenciada pelas motivações dos negociadores e sua percepção/julgamento da propriedade da tática. Os negociadores avaliam: 1. se a tática funcionou; 2. como eles se sentem depois de usar a tática; 3. como podem ser julgados pela outra parte.

Tipos de táticas vistos como eticamente problemáticos Questões éticas na negociação é sobre revelar a verdade – o grau de honestidade, sinceridade e abertura que o negociador deve ter. Há atenção no que dizem e como dizem , do que no que eles fazem.

Tipologias e táticas enganosas O embuste e o disfarce podem assumir várias formas na negociação: 1. Representação incorreta da sua posição para a outra parte – o negociador mente sobre o ponto de acordo preferido ou o de resistência. 2. Blefe – os negociadores afirmam que farão algo que não pretendem ( e podem não ser capazes de) fazer. 3. Falsificação – introdução de informações factuais errôneas; falsos documentos; falsas declarações

4. Embuste – constrói-se argumentos verdadeiros e/ou falsos que conduzem a outra parte à conclusão errada. 5. Revelação seletiva ou representação incorreta às comunidades – não diz com precisão o que aconteceu; não fala seus verdadeiros desejos.

Motivação para comportar de forma antiética A motivação do negociador pode afetar sua tendência de usar táticas enganosas. Quando motivados a ser competitivos, e esperando que o outro também o fosse, o negociador veria as táticas marginalmente éticas como apropriadas. Quando ambas as partes estivessem competitivamente motivadas, apresentariam a maior tendência em empregar táticas marginalmente éticas.

Consequências da conduta antiética As consequências baseiam-se na eficácia da tática, na maneira como a outra pessoa, a comunidade e os observadores avaliam a tática e na maneira como o negociador avalia a tática.

Explicações e justificativas A motivação de um negociador para usar uma tática enganosa é ganhar uma vantagem de poder temporária. O propósito destas explicações e justificativas é racionalizar, explicar ou desculpar o comportamento – para verbalizar uma razão boa e legítima do porquê desta tática ter sido necessária. Alguns exemplos incluem:

Explicações e justificativas A tática foi inevitável; A tética era inofensiva; A tática ajudará a evitar consequências negativas; A tática produzirá boas consequências; Eles sabiam que isso aconteceria, eles merecem isto, estou apenas vendo o meu lado. Eles iam fazer isto de qualquer maneira; A tática é justa

Como lidar com o uso de embuste pela outra parte Se você pensa que a outra parte está usando táticas enganosas, em geral pode-se fazer isto: Fazer perguntas de sondagem – para informações que forem omitidas. Reconhecer a tática – ignorar a tática, chamar a tática, responder de acordo, ajudar a mudar para um comportamento mais honesto.