Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade Disciplina: Técnicas de Apresentação Professora: Eliana Maria Ieger Curitiba/PR – 11/09
Tema do encontro de hoje... Representando a Empresa em eventos sociais
Por onde começar??
Que tal pelo convite!!!
Algumas observações em relação ao convite... Local, data e horário Traje (cuidado!) R.S.V.P. até a data __/__/__ “Convite Pessoal e intransferível” Caso seja necessário apresentá-lo quando da entrada no evento Algum outro tipo de observação quando o evento for temático
Lá estando... Cumprimente os anfitriões; Espere que o anfitrião direcione de que maneira devemos nos “situar na festa”; Cumprimente os demais convidados (alguns mais próximos e que você conheça); Dê uma passadinha no toalete...; Sente-se no lugar indicado (jantar ou almoço);
Lá estando... Não fure filas. Serva-se pouco, principalmente, se você não conhece a comida. Não faça um “drama” em relação a comidas as quais você é alérgico. Posso repetir? Preste atenção no tipo de serviço. Cuidado com os resíduos na borda dos copos e taças. Atenção: Cuidado com “lavanda”
Lá estando... Atenção: Manteiga não é queijo!! Em coquetéis espere que o garçom lhe serva, caso não tenha esse tipo de serviço, serva-se de maneira comedida. Como??
Em coquetéis... O que faço com minhas “coisas” (pasta, bolsa, papéis, casaco etc.)??? O que faço com copo + guardanapo + salgadinho + prato de bolo??
Como é que se como isso?? Azeitona Pão (couvert) Consomê Ostra Mexilhão Alcachofra Salada em folhas inteiras Massa (pasta ou macarrão)
Como é que se como isso?? Tortas, pavês, bolos “Gelados” Frango assado e à “passarinho” Frutas: de polpa cremosa, já cortadas, em calda ou com casca
Incidentes acontecem... Derrubou o vinho na toalha de linho puro, o que fazer?? Derrubou algum talher, o que fazer? Tropeçou no garçom e caiu tudo, o que fazer?
Outras dicas... Posso fumar?? Quem convida paga a conta?? Oba!! Vou escolher o prato mais caro!! Cuidados com atrasos. Não cumprimente o maître, ou alguém de sua equipe com aperto de mão. Isso não significa que não deva tratá-los com educação. Pedidos ao garçom. Sommelier??
Outras dicas... Nada de celular tocando. Evite falar alto demais. Avistou um conhecido, você... A comida está ruim, você... Posso levar o que sobrou pra casa?? Posso aproveitar o self-service para um almoço profissional?? Posso fazer uma reunião no restaurante??
No outro dia... Agradeça enviando cartão, flores, um e-mail ou apenas um breve telefonema.
Créditos Bibliográficos GUIORAO, Maria Elisabeth Farina. A etiqueta que faz a diferença nas empresas. Ed. Novatec, São Paulo, 2006. MATARAZZO, Claudia. Etiqueta sem frescura. Ed. Melhoramentos, São Paulo, 2004 RIBEIRO, Célia. Etiqueta século XXI: um guia prático de boas maneiras para novos tempos. Ed. L&PM, Porto Alegre, 2008.