Conteúdo - Ausculta pulmonar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parede Torácica, Músculos da Respiração e Pulmões
Advertisements

SÍNDROMES PULMONARES II
EXAME FÍSICO DO TÓRAX.
Ciências Naturais – 8º ano
Semiologia pediátrica
2ª fase Ensino Médio Escola Angelina Jaime Tebet Profº. Carlos
Sistema Respiratório Pulmões Vias respiratórias Sistema Respiratório
Ciências Naturais – 8º ano
Professor: Indíara Jorge Latorraca
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Identificar os órgãos que compõem o sistema respiratório; Descrever o processo de respiração, abordando as etapas de ventilação, hematose.
SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO
EXAME FÍSICO DO APARELHO RESPIRATÓRIO
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Sistema Respiratório.
SUPORTE IMEDIATO DE VIDA
SEMIOLOGIA MÉDICA Exame Pulmonar Acd. Elpidio Ribeiro.
SEMIOLOGIA MÉDICA Exame Cardíaco Acd. Elpidio Ribeiro.
Exame do Coração.
SISTEMA RESPIRATÓRIO FUNÇÃO – assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
SUGESTÃO MOSBY’S GUIDE TO PHYSICAL EXAMINATION.
Exame do Coração.
Professor Jorge Antonio Sistema Circulatório Sistema Cardiovascular.
Tórax Monitor: Bruno Caldas À Monitoria.
Prof.Me. José Francisco Fonzar
Exame do Coração.
unesp EXAME FÍSICO DO TÓRAX E APARELHO RESPIRATÓRIO
EXAME FISÍCO.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Sistema Respiratório.
8º AB (2º Bimestre) SISTEMA RESPIRATÓRIO
Curso Técnico em Enfermagem
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
AUSCULTA PULMONAR Prof. Arthur de Almeida Medeiros.
Fisioterapia Cardiorrespiratória
EXAME DO APARELHO RESPIRATÓRIO
O corpo humano sistema respiratório
Sistema Circulatório.
Sistema Respiratório e suas respectivas funções
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Fisiologia – Sistema Circulatório
CASO CLÍNICO 4 – ASMA/DPOC
SEMIOLOGIA RESPIRATÓRIA
RADIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Sistema Respiratório TRAQUÉIA: parede posterior sem cartilagem
TÉCNICAS BÁSICAS PARA O EXAME FÍSICO
Sistema Respiratório Humano
Sistema respiratório.
Exame Clínico Sistema Respiratório
Sistema Respiratório.
SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.
Sistema Respiratório e suas respectivas funções
O SISTEMA RESPIRATÓRIO
CIRCULAÇÃO DO AR.
FERNANDO BARBOSA BENVENUTO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
SEMIOLOGIA RADIOLÓGICA DO TÓRAX AULA PRÁTICA
Sistema Respiratório Profa: Marta Adorno.
História Harvey 1628 “em cada movimento do coração, quando da passagem de uma certa quantidade de sangue das veias para as artérias, produz-se um pulso.
Avaliação Respiratória
CIE: Curitiba Turma: CRN 094 Curso: Técnico em Radiologia Módulo: II
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Teleradiografia do Tórax
Sistema Respiratório Respiração Humana
Semiologia Médica Aula 03.
Transcrição da apresentação:

Conteúdo - Ausculta pulmonar Conteúdo - Palpação de ossos e músculos respiratórios Conteúdo - Percussão torácica Conteúdo - Frêmito toraco vocal Conteúdo - Cirtometria de tórax Conteúdo - Ângulo de Charpy

Orientações para o paciente. AUSCULTA PULMONAR Ausculta é o método semiológico básico no exame físico dos pulmões realizada com o auxílio de um estetoscópio. As principais fontes sonoras do tórax são o coração e os pulmões. Entretanto, a traquéia, os brônquios, a pleura, o pericárdio, os grossos vasos e o esôfago podem gerar sons. Orientações para o paciente.

AUSCULTA PULMONAR O Estetoscópio É o aparelho habitualmente utilizado para realizar a ausculta, biauricular, composto por três peças: receptora, condutora e auricular.

*Sons respiratórios normais: AUSCULTA PULMONAR *Sons respiratórios normais: Murmúrio vesicular (MV): quando se ausculta o tórax de um individuo normal, ouve um som murmurante, que na inspiração é mais longo e mais nítido e na expiração é mais curto, mas fraco e menos nítido.

AUSCULTA PULMONAR * Ruídos adventícios: quando os ruídos respiratórios não são audíveis em condições normais são denominados ruídos adventícios, podendo ser de origem da árvore brônquica, alvéolos ou espaço pleural. Os ruídos adventícios são classificados em secos (roncos e sibilos), úmidos (estertores creptantes e subcreptantes) e atrito pleural.

AUSCULTA PULMONAR Roncos: é um ruído de tonalidade grave predominantemente inspiratório, geralmente acompanhado de tosse . Sibilos: são ruídos de tonalidade aguda, predominantemente inspiratório, habitualmente referido pelo paciente como “chiado” ou “chiadeira”.

AUSCULTA PULMONAR Estertores subcreptantes: são ruídos descontínuos ouvidos na inspiração e na expiração. Estertores creptantes: São estertores úmidos e descontínuos, exclusivamente inspiratórios. Atrito pleural: é um estalido ou “som de couro” que ocorre a cada respiração mais intenso na inspiração quando as superfícies pleurais estão irritadas por inflamação, infecção ou neoplasia.

Percussão torácica Som maciço:percussão de regiões sólidos,desprovidas de ar(baço,fígado,músculo)O som maciço é acompanhado da sensação de dureza ou resistência. Som submaciço:percussão de regiões relativamente densas,com quantidades restrita de ar(intestino). Som timpânico:percussão de cavidades fechadas com qntidade considerável de ar.É acompanhado da sensação de elasticidade.intestino e estomago.

FREMITO TORACO VOCAL

Cirtometria de tórax

Ângulo de Charpy Torax normolineo- Ângulo igual à 90º Torax longelineo – Ângulo menor do que 90º Torax brevilineo – Ângulo maior do que 90º.

AUSCULTA CARDIACA Foco pulmonar: localizado no 2º espaço intercostal esquerdo (2º EICE), junto à margem do esterno. Foco aórtico: localizado no 2º espaço intercostal direito (2º EICD), junto à margem do esterno. Foco tricúspide: localizado no 4º espaço intercostal esquerdo (4º EICD), junto à margem do esterno. Foco Aórtico Acessório: localizado no 3º espaço intercostal esquerdo (3º EICE), junto à margem do esterno. Foco Mitral: localizado no ápice, ou ictus cordis, no 4º e 5º espaços intercostais esquerdos entre a linhas mamilar e para-esternal.