MOBILIZAR Fase 3 – Coleta de dados em campo e análise do problema

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Transcrição da apresentação:

MOBILIZAR Fase 3 – Coleta de dados em campo e análise do problema Nome: Consórcio BRA1001 Rosaniele Santos - Líder Caroline Moura Victor Oliveira Fernando Moreira Yago dos Santos Carlos Alberto Rosiane Braga MOBILIZAR Fase 3 – Coleta de dados em campo e análise do problema

O trânsito é sem sombra de dúvidas um problema, decidimos então fazer a analise da trajetória de regiões do Rio de Janeiro, até os locais de jogos das Olímpiadas. Medições e avaliações

TEMPO TRAJETO MADUREIRA – LOCAIS DE EVENTO

TEMPO TRAJETO COPACABANA – LOCAIS DE EVENTO

Todos os dados mostrados anteriormente foram avaliados no horário de “rush” entre 17:00 e 18:00. Em 46,7% dos casos a bicicleta foi o meio de locomoção mais rápido, mesmo com o número de ciclovias insuficiente para uma cidade do porte do Rio de Janeiro.

FOTOS Com o alto número de veículos e falta de investimento em transporte público, diariamente presenciamos cenas lamentáveis no nosso trajeto pro trabalho, faculdade e casa. Trânsito, transporte público lotado e pessoas sem conforto após uma longa jornada de trabalho. Os registros a seguir mostram um pouco disso.

Entrevistas Você pretende ir aos Jogos Olímpicos 2016? Qual meio de transporte você pretende usar? Transporte Público Carro Bicicleta Outros De 1 a 5, quanto o trânsito do Rio de Janeiro te atrapalha? 1 (muito pouco) 2 (pouco) 3 (indiferente) 4 (muito) 5 (ao extremo) 4. 5.

Dados estatísticos disponíveis Quando falamos de Olímpiadas já associamos com outros grandes eventos, como a Copa do Mundo, Rock in Rio e a Jornada Mundial da Juventude. O que esses eventos tem em comum? Todos já tiveram o Rio de Janeiro como sede. E como a cidade se comportou durante os mesmos? E quanto as ciclovias da cidade, é suficiente? A qualidade das existentes é boa?

ROCK IN RIO 261 mil pessoas usaram o BRT entre o terminal Alvorada e a Cidade do Rock 938 carros multados e 213 rebocados por estacionar em local proibido 88,5% dos turistas que estavam no evento vieram à cidade exclusivamente para assistir ao festival 30,8% declararam que desejam voltar e assistir os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Total de aproximadamente 600 mil pessoas 295.120 turistas participaram do Rock in Rio 2015, sendo destes, 2% eram estrangeiros.

COPA DO MUNDO 2014 Total de 700 mil estrangeiros vieram ao Brasil Rio recebeu 886 mil turistas, sendo 471 mil estrangeiros. Investimentos no Brasil para a Copa Mobilidade Urbana: R$ 8,9 bilhões Aeroportos: R$ 8,4 bilhões Estádios: R$ 7,6 bilhões Estruturas, equipamentos, capacitação em segurança: R$ 1,9 bilhão Portos: R$ 700 milhões Telecomunicações: R$ 400 milhões Turismo: R$ 200 milhões

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013 (JMJ) 400 mil pessoas foram até a abertura em Copacabana 1 milhão de pessoas foram até a festa de acolhida 3 milhões de pessoas foram até a Vigília em Copacabana 2 milhões de turistas passaram pelo Rio O evento reuniu 3,7 milhões de fiéis O sistema de transporte por ônibus transportou uma média de 390 mil passageiros/dia com um aumento de 15% da frota circulante e uma demanda adicional de 26%, com uma concentração de mais de 3 milhões de pessoas nos últimos 2 dias sem que parasse o funcionamento da cidade

MAPA CICLOVIÁRIO

O Rio de Janeiro hoje possui aproximadamente 400km de ciclovias, onde grande parte foi construída durante o século XX, e pretende atingir a meta de 450km até as olímpiadas. Algumas ciclovias estão sendo feitas como a da Avenida Niemeyer, Elevado do Joá, Entorno do Engenhão, Parque de Madureira, Porto maravilha e PAC Manguinhos. Mas quanto as existentes parece que não há movimentação para reformas e o estado de algumas é simplesmente lamentável.

TABULAÇÃO DE DADOS

ANÁLISE DAS VÁRIAVEIS DE ENTRADA E SAÍDA

CAUSAS E EFEITOS DO PROBLEMA

SOLUÇÕES JÁ EXISTENTES PARA PROBLEMAS SIMILARES Rio de Janeiro Muita das vezes é declarado ponto facultativo nas empresas para evitar que tenha um número alto de pessoas indo e vindo de seus trabalhos, assim evita o congestionamento. Normalmente é utilizado o metrô como principal meio de transporte para levar pessoas aos locais, foi assim na Copa do Mundo e na Jornada Mundial da Juventude. O metrô colocava todos seus trens para circulação e diminuía o tempo de intervalo entre um e outro.

Linhas Primeira Classe – Rock in Rio 2015 Os ônibus dos serviços de fretamento denominados Linhas Primeira Classe saiam de 16 pontos estratégicos do município do Rio de Janeiro. São veículos diferenciados com ar condicionado, tipo rodoviário, que seguiram direto para o local de desembarque dos ônibus, no Riocentro, em frente à cidade do Rock, mesmo local onde ocorreu o embarque na volta. Na ida, o trajeto foi ponto a ponto. Na volta, um mesmo ônibus realizou várias paradas dentro de um itinerário. Só poderia embarcar nos veículos quem tivesse posse do cartão Rock in Rio Primeira Classe, com horário e local correspondente.

FONTES http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-08/rio-de-janeiro-tem-400-km-de-ciclovias-mas-pistas-apresentam-problemas http://www.rio2016.com/mapa-de-instalacoes http://maplink.com.br/RJ/rio_de_janeiro/Estatisticas http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/07/rio-recebeu-886-mil-turistas-durante-copa-do-mundo-diz-riotur.html http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/91265/4133646/relacaodeprojetoscicloviasPAGINASMAC16115.pdf http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/dez-solucoes-reduzir-transito-742452.shtml http://vejario.abril.com.br/materia/cidade/prefeitura-divulga-numeros-dos-sete-dias-de-rock-in-rio/ http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-07-25/festa-da-acolhida-reuniu-cerca-de-1-milhao-de-fieis-na-praia-de-copacabana-estima-porta-voz-do-vatica

OBRIGADO PELA ATENÇÃO