Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Advertisements

Programa de Plantas Medicinais: a Fitoterapia na Casa do Adolescente
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Amigo de verdade é aquele do peito. Cuide bem do seu coração!
Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
19 E 20 DE NOVEMBRO NO BAIRRO RESTINGA
Painel Social. Painel Social A Equiplex tem o compromisso com a transformação social, com o desenvolvimento sustentável e com a inovação. Investimos.
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
Promovendo Soluções Sociais
Apresentação para a atividade de informática básica Esta apresentação é sobre a semana da jornada odontologia na cidade de Araxá.
Rede de Promoção da Saúde
Atribuições do Farmacêutico
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Programa de Apoio ao Acesso e Permanência
Nutrição AV. MARIA QUITÉRIA, 2116 CENTRO – FEIRA DE SANTANA – BAHIA – TEL.:
Conclusões e recomendações
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
PROGRAMAS SOCIAIS PUCRS. Pró-Reitora de Assuntos Comunitários Coordenadores de Assuntos Comunitários nas Unidades Dimensão Acadêmica Dimensão Ambiental.
UNIFACS E QUALIDADE DE VIDA NA COMUNIDADE
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE ITAÚNA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA PATRÍCIA MENDES FREITAS.
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Curso de Primeiros Socorros
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Area de Concentração Serviço Social: Políticas Públicas. Democratização do Ensino. A Implantação de Propostas Educacionais. Orientadora: Profa. Dra. Célia.
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
CÂNCER DE COLO UTERINO: ANÁLISE POPULACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO EM EVENTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RONCHI, M. V. T. ; LEITE, S. P. ; PATINI, B. J. T.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
LiCAD – Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
18/08/11 Farmacovigilância de Plantas Medicinais e Fitoterápicos em Araraquara-SP–Brasil Botelho VT 1, Straci MS 1, Frederico NR 2, Figueiredo WM 2, Quilez.
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
DIAGNÓSTICO COLETIVO DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA BAIRRO PALMITAL Orientadora: Rosa R. L. S., autores: Batalhão A. B, Santos C.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
A Pró-Reitoria Especial de Assuntos Comunitários e Estudantis/PRACE é o setor da UFOP que oferece programas e benefícios de assistência e apoio aos estudantes.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Extensão do HOSPED: formando estudantes mais humanizados Principais projetos: Cuidado integral - LASFACE CD: crescimento e desenvolvimento - Casa de Passagem.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Grupo Aspectos Gerenciais Componentes: Andrea-Deges /MS,Vânia /AC,Carmem /SP, Janete /SC,Maria da Conceição /AM, João /AP,Elizabete /DF.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
CRIAÇÃO DO NASF.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Transcrição da apresentação:

Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/ Departamento de Fármacos e Medicamentos Metodologia Resultados e Discussões Figura 7 – SAFE 2014, estande: Orientação Sexual Durante o ano a entidade realiza diversos eventos relacionados com saúde em parceria com a própria faculdade, empresas, escolas, asilos, etc. Como exemplo podemos citar: Movimento Saúde – Dia de Prevenção e Movimento Unamos: Síndrome metabólica, nos campus da faculdade; Heineken Cidadania, um dia de feira de saúde realizada em parceria com a cervejaria Heineken; Assistência aos Idosos na semana do idoso, em parceria com asilos da cidade; Projeto de orientação sexual numa escola da rede pública. A entidade é dividida entre coordenadorias temáticas e auxiliares. As coordenadorias temáticas são relacionadas com nosso maior evento, que é a SAFE (Semana de Assistência Farmacêutica Estudantil), sendo: Uso correto de medicamentos; Primeiros socorros e prevenção de acidentes; Anemia; Fitoterápicos, homeopáticos e plantas tóxicas; Alimentação e saúde; Pressão arterial; Doenças parasitárias; Orientação sexual; Diabetes; Prevenção do câncer e CrianSAFE. Já as coordenadorias auxiliares são responsáveis pelo gerenciamento do projeto durante a gestão. Sendo elas: Coordenadoria Geral, Tesouraria, Patrocínio, Divulgação, Criação e arte, Eventos e Secretaria. Introdução e Objetivos O Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil realiza um conjunto de eventos promovidos pela FCFAr – UNESP e conta com a participação efetiva de alunos da graduação (atualmente são 44 alunos), visando transmitir à população conhecimentos básicos de saúde, além de reafirmar a importância do profissional farmacêutico, garantindo também a formação humana do profissional. Prezamos os valores de solidariedade, responsabilidade, comprometimento, respeito e ética para ajudar a formar profissionais mais humanizados. Mostra dos Trabalhos de Extensão do Campus de Araraquara – UNESP O maior evento é a Semana de Assistência Farmacêutica Estudantil – SAFE, que ocorre há 16 anos, na praça da Santa Cruz, no centro da cidade. No ano de 2014 realizamos a XVI SAFE e passaram cerca de 5000 pessoas nos estandes, sendo o de maior procura o estande de diabetes, em que a pessoa pode realizar o teste de glicemia capilar. Essa semana de assistência conta com a participação dos alunos da graduação do curso de Farmácia- Bioquímica, que passam por devido treinamento prévio antes do evento. Além do trabalho realizado na praça, há também o trabalho educativo sobre Saúde junto a crianças e adolescentes em escolas ou centros de atividades complementares do município de Araraquara, realizado pela coordenadoria do CrianSAFE, que tem como objetivo a educação em saúde e social das crianças e adolescentes. Conclusão Apoio - continuidade nos trabalhos, sempre aprimorando o atendimento bem como as informações, com novos temas e/ou abordagens, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida da população. Figura 2 - SAFE 2014, estande do Diabetes Figura 3 - CrianSAFE 2014 Figura 4 – Heineken Cidadania 2014 Figura 5 - Movimento Saúde 2014 Figura 6 – Lar Vila Vicentina 2014 Figura 8 – Heineken Cidadania 2014 Figura 9 - Movimento Saúde 2014 Figura 1 – Gestão 2014/2015 do PAFE