Programa Conexões de Saberes. Eguiberto Ao ler esse gráfico, podemos perceber que os bolsistas do Conexões de Saberes realizam sua alimentação em casa,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção de saúde na comunidade surda
Advertisements

Sistema de Indicadores de Percepção Social
Registro de Estudo de Caso.
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Universidade Federal do Ceará
Quem são nossos alunos? Centro Universitário Salesiano de São Paulo NAP 2007.
DADOS PESSOAIS Gênero Faixa Etária Deficiência Raça País 20/11/07.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
A História de José José é um aluno de 14 anos, que mudou da capital para viver com sua família no norte do Paraná. Na nova cidade, ingressou na 8ª serie.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
ENSINO DE ESPANHOL PARA A MELHOR IDADE
Ministério da Educação
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
Simone Braz Ferreira Gontijo
Qualificação e utilização das informações Projeto de BI - UERJ Agosto-2010.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FISICA. FISICA MATERIAL LÁPIS LAPISEIRA CANETA.
AULA MAGNA
Estudos de Usuários Proposta de reflexão teórica baseada na análise de sete dissertações de mestrado sobre usuários de bibliotecas escolhidas aleatoriamente.
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Desempenho Acadêmico Graduação
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
QUEM SÃO OS(AS) ALUNOS(AS) DO EJA?
Trabalho de Usuários da Informação
O desempenho educacional no Brasil e as questões de gênero
Rafael Felipe Sawitzki
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
Física Geral VI - Aula 1 - Apresentação da Disciplina 60 horas (2 vezes por semana - 15 semanas) FÍSICA GERAL VI APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA FÍSICA GERAL.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Junho de 2006 PROAI.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
CONTRADIÇÕES NO INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPB ANTES E PÓS-SiSU Paulo Hideo Nakamura MAIO/2015.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MEDIO: JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente de Ensino.
Rafael Eduardo Dias Geraldo 2º PPM Tema: Graduandos que leem pouco.
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
• Manejo – Formação – Professor.
Orientações, Metas, Desafios, Campanhas & Mais
QUEM SÃO OS ALUNOS(AS) DO EJA? ADRIANA, DAIANY, FERNANDA BEATRIZ E MARIA LUIZA – PEAD/UFRGS DORIS FISS O devido trabalho trata de uma pesquisa realizada.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
LOGO Estudante Universitário Contemporâneo: Estudante Universitário Contemporâneo: Aspectos psicológicos, culturais e sociais Por Gabriela L. Barroso.
Programa Conexões de Saberes - Unirio. Laís - Enfermagem É notável a prevalência do sexo feminino como integrantes do programa conexões de saberes, acreditando-se.
Escola... Qual o perfil da sua?.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Aptidão para o mercado de trabalho
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
QUEM SÃO OS ALUNOS E ALUNAS DA EJA? ADRIANA, DAIANY, FERNANDA BEATRIZ E MARIA LUIZA – PEAD/UFRGS DORIS MARIA LUZZARDI FISS – Orientadora – PEAD/UFRGS O.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Levantamento Socioeconômico, Cultural e Étnico Racial dos Acadêmicos.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
De Bolsas de Estudo Política Senac de Concessão. A Política Senac de Bolsas de Estudo foi criada em 2006 com o objetivo de facilitar o acesso à educação.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Programa Conexões de Saberes

Eguiberto Ao ler esse gráfico, podemos perceber que os bolsistas do Conexões de Saberes realizam sua alimentação em casa, em lanchonetes e trazendo marmitas apesar de dispor de uma Cantina dentro do campus onde a sala do Conexões de localiza. Podemos apontar alguns motivos para esse fato como: a falta de condições financeiras para comer fora de casa, a qualidade dos alimentos oferecidos na cantina e a preferência do aluno.

Constatamos nesse gráfico que a totalidade dos bolsistas utiliza o transporte público para chegar à universidade, podemos apontar alguns motivos para esse fato, são eles: a falta de condições para ter/manter um veículo próprio, a falta de estacionamento para os alunos, o custo de o transporte coletivo ser menor do que os outros meios de transporte são alguns dos motivos verificados.

Podemos perceber através desse gráfico que grande parte dos bolsistas não domina alguma língua estrangeira. Podemos apontar a falta de condições financeiras para fazer um curso; falta de tempo, já que cursar graduação e participar do Conexões de Saberes que exige 20 horas semanais dos bolsistas torna difícil conciliar horários.

Lais É notável a prevalência do sexo feminino como integrantes do programa conexões de saberes, acreditando-se que isso se deve ao fato da localização do mesmo ser no campus de Enfermagem, onde há predominância feminina.

Observa-se uma presença significativa de solteiros possivelmente resultantes da maioria dos ingressantes serem relativamente jovens. E considerando a dificuldade de ser provedor de família em conjunto a ser estudante de uma Universidade Federal que exige dedicação e tempo.

Ingrid Inseridos em uma realidade com princípios ligados á informática, seria esperado como principal fonte de informação o uso de internet. Porém, revela o gráfico que o uso da televisão é ainda a principal fonte de informação sendo o meio mais acessível.

A leitura do gráfico nos permite a reflexão de que um curso de graduação exige o mínimo de conhecimento de informática para realização de atividades acadêmicas.

Bruna Com base no gráfico de curso pré vestibular, percebe-se que dentre os participantes do Programa de Extensão Conexões de Saberes, 38% não fizeram curso para preparação do vestibular, podendo ser relacionado ao fato de não terem condições financeiras para tal, por não ter conseguido entrar no pré vestibular social ou por terem conseguido aprovação logo após o termino do ensino médio.

Com base no gráfico de graduação, percebe-se que dentre os participantes do Programa de Extensão Conexões de Saberes, que 89% está na primeira graduação, esse quantitativo deve-se a maioria dos participantes se encontrarem na faixa etária de 17 a 27 anos.

Percebe-se que 81% dos participantes do Programa Conexões de Saberes não realizaram nenhum tipo de curso extra classe (curso de línguas, de informática,...). Isso nos sugere que pode ser pela razão de 71% terem faixa salarial de até três salários mínimos, ou seja, como esses tipos de cursos tem um custo elevado as pessoas que tem uma renda baixa não conseguem ter acesso.

Ane