Metodologia Metodologia Técnica Universo Data de campo Abrangência

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Transcrição da apresentação:

Metodologia Metodologia Técnica Universo Data de campo Abrangência Pesquisa quantitativa, com entrevistas pessoais e individuais. Os entrevistados foram abordados em ponto de fluxo populacional, mediante aplicação de questionário estruturado com cerca de 15 minutos de duração. Universo População paulista, com idade a partir de 18 anos. Data de campo O campo foi realizado nos dias 24 e 25 de setembro de 2015. Abrangência Estado de São Paulo.

Metodologia Amostra Foram realizadas 807 entrevistas com a seguinte distribuição: Natureza do município: Entrevistas Margem de erro2 TOTAL REGIÃO METROPOLITANA 381 5 p.p Capital 221 7 p.p Outros municípios da Região Metropolitana 160 8 p.p INTERIOR 426 TOTAL 807 4 p.p Porte da cidade Entrevistas Margem de erro² Metrópole (mais de 500 mil hab.) 345 5 p.p Grande porte (mais de 200 a 500 mil hab.) 174 8 p.p Médio porte (mais de 50 a 200 mil hab.) 164 Pequeno porte (até 50 mil hab.) 124 9 p.p TOTAL 807 4 p.p No processamento dos resultados do total da amostra, os dados foram ponderados de acordo com a natureza e o porte do município. Margem de erro máxima, para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.

47% 53% Natureza e Porte do município Natureza do município (em %) Natureza do município Região Metropolitana 47% Porte do município Capital: 27% Outros Municípios da Região Metropolitana : 20% Interior 53% Total população do estado de São Paulo, a partir de 18 anos: 32.721.062 milhões Fonte: IBGE – CENSO 2010 – Estimativa 2015 Base: Total da amostra = 807 entrevistas

Razões para ter praticado a agressão “Foi um debate entre eu e o médico. Me senti ofendida com o que ele me falou. Pedi uma opinião dele sobre o meu problema e ele disse que era clínico geral e não era Deus. Me senti ofendida.” Mulher - 19 anos O médico nem me olhou. Falei para ele o que estava sentindo. É um péssimo profissional, totalmente despreparado. Então, foi na consulta medica, rasguei a guia e joguei em cima dele. Mulher - 56 anos “O médico deu diagnóstico errado pro meu filho dizendo que ele tinha pneumonia, e na verdade ele tinha infecção de glândula. Ele aplicou remédio errado nele, e a partir daí passei a discutir com ele.” Mulher - 25 anos “Por demora no tempo de atendimento na UNIMED PAULISTANA, o médico chegou a chamar a polícia com medo. A polícia chegou e me tirou do local, mandando buscar atendimento em outro hospital. O cirurgião marcou a cirurgia para às sete da manhã, mas só chegou às dez da manhã.” Homem - 33 anos

Não possui plano de saúde Onde episódios de agressão são mais comuns 5 (Estimulada e única, em %) Os episódios de agressão ao médico são mais comuns nos atendimento realizados no SUS, tanto para quem tem Plano de saúde como para quem não tem. Possui plano de saúde Não possui plano de saúde 89 90 9 6 2 4 Base: 335 472 Base: Total da amostra = 807 entrevistas P.12 Você acredita que esses tipos de episódios são mais comuns nos atendimentos realizados no SUS, pela Saúde Suplementar ou seja, Planos de Saúde, ou nos atendimentos particulares?

Principal causa das agressões sofridas por médicos 6 (Espontânea e única, em %) ATENDIMENTO 41 Demora para ser atendido/ causa stress/ mais de duas horas para ser atendido/ as pessoas já chegam doentes e tem que esperar 30 Muitos pacientes/ poucos médicos para atender 6 Consultas rápidas/ superficiais/ não dão atenção necessária/ sem qualidade 3 COMPORTAMENTO/ POSTURA DOS MÉDICOS 19 Médicos não olham na cara dos pacientes/ não dão atenção/não ouvem/ ficam no celular 11 Médicos são insensíveis/ arrogantes/ ignorantes/ metidos/ mal educados/ se acham superiores 5 Médicos fazem pouco caso/ destratam paciente de classe média baixa/ descriminam 1 Médicos não tem respeito com os pacientes / não tem paciência ATENDIMENTO NOS HOSPITAIS 18 Faltam médicos/ muitos pacientes/ superlotação/ hospitais lotados 9 Hospitais sem estrutura/ equipamentos danificados/ falta recurso/ atendimento precário Demora pra ser atendido no Pronto-Socorro (PS) Funcionários mal-educados/ não dão atenção Faltam materiais para o atendimento/ gases/ medicamentos/ luvas/ seringas COMPORTAMENTO DOS PACIENTES 8 Pessoas não tem paciência para aguardar/ são mal-educadas/ ignorantes 7 QUALIDADE DOS MÉDICOS Médicos são sobrecarregados/ acúmulo de trabalho/ ganha pouco 4 Médicos erram/ não definem diagnóstico CONSULTAS Demora no atendimento/ espera muito para entrar na consulta/ médicos atrasam 2 Demora na marcação de consultas/ demora meses OUTRAS RESPOSTAS NÃO SABE Base: 807 Base: Total da amostra = 807 entrevistas P.13 Em sua opinião, qual é a principal causa das agressões sofridas pelos médicos?

Sugestões para evitar ou reduzir agressões a médicos 7 (Espontânea e múltipla, em %) AUMENTAR A EQUIPE DE PROFISSIONAIS (mais médicos/ profissionais de atendimento em horários de maior movimento) 43 MELHORAR O COMPORTAMENTO DOS MÉDICOS (dar mais atenção aos pacientes) 17 MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO (melhorar remuneração, equipamentos, insumos, diminuir carga horária) 16 REDUZIR O TEMPO DE ESPERA 10 MELHORAR A CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS (dar cursos, treinar, reciclar) MELHORAR A SEGURANÇA DOS POSTOS (ter mais agentes de segurança, policiais) 7 MELHORAR A POSTURA DOS PROFISSIONAIS (devem ser mais pacientes) 4 AUMENTAR POSTOS DE ATENDIMENTO (hospitais públicos, postos de saúde) 3 MELHORAR O COMPORTAMENTO DOS PACIENTES (mais educados, pacientes) 2 NENHUMA SUGESTÃO NÃO SABE 6 Citações até 2% Base: Total da amostra = 807 entrevistas P.16 Se fosse possível sugerir algumas medidas para evitar e reduzir tais agressões, quais você acha que seriam eficientes para melhorar a proteção do médico?

Sugestões para evitar ou reduzir agressões a médicos “Que atendesse os pacientes melhor e com respeito. Que desse importância para o paciente, escutando o paciente. E não só passar uma dipirona, como acontece na maioria das vezes” Mulher - 22 anos “Teria que ter mais médicos, pois a principal reclamação é a demora. A pessoa não ficaria estressada de esperar, não precisariam ficar perguntando pelo médico. Com mais médicos o atendimento é mais rápido” Homem - 74 anos “Melhorar o atendimento para o paciente, ou seja, não demorar tanto para atender e depois fazer uma consulta super rápida sem dar a devida atenção que o paciente merece.” Mulher - 47 anos “O médico deve saber diferenciar problemas fora do consultório com os internos pra não interferir na relação com paciente. Como uma médica que eu aguardava, ela veio de Ribeirão Preto, e já chegou estressada no consultório porque o carro dela quebrou. Com isso ela tinha pressa em atender, e não fazia consulta direito.” Mulher - 19 anos

Considerações finais 9 De modo geral, o profissional médico passa credibilidade e confiança, sendo melhor avaliado que advogado e juízes pela a população. Os médicos são considerados educados, atenciosos, a menor avaliação é no quesito pontualidade e tempo da consulta. O serviço da área da saúde, mesmo o oferecido por planos, sofre uma avaliação crítica. Apenas 42% dos entrevistados possuem plano de saúde, sendo que mais da metade da população costuma utilizar o SUS para atendimento médico  quem utilizou serviço médico no último ano, utilizou mais o SUS e em segundo lugar o convênio médico. Os serviços utilizados no último ano são bem avaliados, independente do tipo do atendimento, público, privado ou particular.

Considerações finais 10 Apenas 1/3 dos entrevistados afirmaram passar por algum situação de stress, sendo essa, em sua maior parte, ocasionada no local de espera do atendimento. Cerca de 60% afirmaram ter filas e espera para o cadastro para atendimento  21% passaram por stress nesse momento. Dos entrevistados que tiveram um momento de stress, apenas 10% tomou algum tipo de atitude  Apenas 18 casos afirmaram ter praticado agressão verbal, já 35% presenciaram este tipo de agressão; 14% presenciaram ameaças psicológicas e 4% agressões física. COMPORTAMENTO/ POSTURA DOS MÉDICOS (9) Médicos são grossos/ mal-educados/ desrespeitam o paciente (3) Médicos não deu atenção/ não foi prestativo/ insensível (2) Médicos não olham na cara do paciente/ não ouvem o problema Médico foi irônico com o paciente (1) Médico desmentiu o paciente/ mentem em relação à consulta Médico só atendeu depois de reclamar QUALIDADE DOS MÉDICOS Médicos prescrevem errado/ não acertam o diagnóstico/ dão medicação errada (5) Médicos são despreparados ATENDIMENTO (6) Atendimento demorado/ horas de espera (4) Base: 18* Por quais razões você praticou alguma agressão contra o médico?- Números absolutos - Para quem praticou a agressão, a razão está diretamente relacionada ao atendimento médico

Principal causa da agressão? Visão dos entrevistados Considerações finais 11 Já a população avalia a demora, como o fator principal, que leva a situações de agressões. O comportamento do médico fica em um patamar abaixo Principal causa da agressão? Visão dos entrevistados ATENDIMENTO 41 Demora para ser atendido/ causa stress/ mais de duas horas para ser atendido/ as pessoas já chegam doentes e tem que esperar 30 COMPORTAMENTO/ POSTURA DOS MÉDICOS 19 Médicos não olham na cara dos pacientes/ não dão atenção/não ouvem/ ficam no celular 11 ATENDIMENTO NOS HOSPITAIS 18 Faltam médicos/ muitos pacientes/ superlotação/ hospitais lotados 9 COMPORTAMENTO DOS PACIENTES 8 Pessoas não tem paciência para aguardar/ são mal-educadas/ ignorantes 7 QUALIDADE DOS MÉDICOS 5 Médicos são sobrecarregados/ acúmulo de trabalho/ ganha pouco 4 CONSULTAS 3 Demora no atendimento/ espera muito para entrar na consulta/ médicos atrasam 2 NÃO SABE Base: 807

Considerações finais 12 Para os entrevistados, são claras duas carências que atrapalham um atendimento de qualidade: a necessidade de um maior número de médicos e a melhoria das condições de trabalho  percebem uma sobrecarga do sistema, gerando tensão em toda a cadeia de atendimento. Contudo, o comportamento dos médicos (falta de atenção ao paciente) e a capacitação dos profissionais em geral são pontos que a população de São Paulo vê como passíveis de melhoria. Como evitar agressões? AUMENTAR A EQUIPE DE PROFISSIONAIS (mais médicos/ profissionais de atendimento em horários de maior movimento) 43 MELHORAR O COMPORTAMENTO DOS MÉDICOS (dar mais atenção aos pacientes) 17 MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO (melhorar remuneração, equipamentos, insumos, diminuir carga horária) 16 REDUZIR O TEMPO DE ESPERA 10 MELHORAR A CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS (dar cursos, treinar, reciclar)