Política Agrícola e Comércio Internacional Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
"Seguro Rural como Instrumento de Gestão"
Advertisements

Estudo Probabilístico de Obtenção de Lucro em Plantios de Milho e de Feijão no Estado do Ceará - Uma abordagem sobre Gestão de Risco Climático na Agricultura.
Normas e operacionalização do SEAF
POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO
GESTÃO DO AGRONEGÓCIO II
TÍTULO Plano Safra Cuidados para não perder a cobertura do SEAF.
Fundamentos de Economia
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
SEGURO AGRÍCOLA MILHO SAFRINHA
Histórico, Perspectivas e Tipos de Apólices
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
O crescimento da demanda mundial por alimentos e energia produzidos de forma sustentável é certo.
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
A importância da Mata Ciliar
SEGUROS AGRÍCOLAS PERSPETIVA FUTURA DO SEGURO DE COLHEITAS
Seguro de Florestas.
Aula # 2 Os Benefícios dos Serviços de Meteorologia para a Agricultura - O Caso do Brazil - Dr. Paulo C. Sentelhas.
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
Banco do Brasil e o Agronegócio
Ano IV – JUN/JUL 2010 Brasil: Crédito Rural – Programação e aplicação de recursos nas safras 2008/2009 e 2009/2010. Comentários A aplicação do crédito.
Importância e Uso da Rede Agrometeorológica no Estado de São Paulo: INFOSECA Centro de Monitoramento e Mitigação de Seca e Adversidades Hidrometeorológicas.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
SEGURO RECEITA AGRÍCOLA
Plano Safra 2011/2012. Política Pública de Crédito Rural Direito Direito Conquista Conquista.
Especificidade da produção agropecuária
SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Agência Goianésia (GO)
Conab - Companhia Nacional de Empresa Pública vinculada ao
Engª. Agrª. Bruna Obes Corrêa
Meteorologia Agrícola
SEAF SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Instrumentos de Apoio à Comercialização Agrícola e Pecuária
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Previdência Complementar 2012
Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
BIÉN VIVIR | ESENCIAL.
INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NO EQUILÍBRIO DE MERCADO
Câmara dos Deputados Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Audiência Pública sobre as causas da recente queda nos preços.
Elaboração : GETEC2 COOPERADOS 5,762 Milhões Cooperativas Singulares Cooperativas Centrais 81 Federações 76 Confederações 13 OCB UF 27 OCB EMPREGOS.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
PERSPECTIVAS ATUAIS PARA O CULTIVO, BENEFICIAMENTO, INDUSTRIALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS COM A MAMONA NO ESTADO DA BAHIA SALVADOR, 24 DE MARÇO.
FUNDO DE REPARTIÇÃO DE PERDAS DO SEGURO RURAL POR RISCOS CATASTRÓFICOS (FUNREP) Audiência Pública Câmara dos Deputados Brasília, 18 de Agosto de 2009 Welington.
Brasília – 5 de dezembro de 2006
ELEMENTOS DE UM SISTEMA SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO DE ALGODÃO
Agronegócio.
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Situação Conjuntural da Castanha-de-Caju Outubro-2003 Luís Gonzaga Araújo e Costa Gerente de Operações.
Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Ministério do Desenvolvimento Agrário.
SEAF SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR
RESUMO DO DIA ANTERIOR. Resumo do dia anterior Solenidade de abertura: Abertura do evento Breve sumário da importância do seguro rural na perspectiva.
COMO UMA SECA CATASTRÓFICA PODE SER SEGURÁVEL Piracicaba, 03 de Dezembro de 2012 Konrad Mello – Subscritor de Agro Munich Re do Brasil.
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 Agricultura Familiar: Alimentos Saudáveis para o Brasil Plano Safra.
Mercado de Seguros: Surgiu da necessidade de se resguardar possíveis danos ou perdas de bens e serviços. A apólice é contrato bilateral onde constam os.
SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura dos mercados e o comportamento dos agentes econômicos.  Promover a discussão sobre.
Crédito Rural para a Agricultura Familiar Porquê vale a pena financiar custeio Necessidade de crédito: R$ ,00 Financiamento no Banco do Brasil –
Metas 2016 Secretaria de Política Agrícola (02 de março de 2016)
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Plano Agrícola e Pecuário 2013/14 Antonio Andrade Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasília – DF, 26 de setembro de 2013.
Audiência da Suinocultura no Senado Federal, Brasília 28/04/2016 Não seja cúmplice pela morte da Suinocultura Precisamos de Ajuda.
RESOLUÇÃO N o 017/2011-CONSAD, de 19 de maio de Dispõe sobre a cobrança de valores para custeio das ações de extensão oferecidas pela Universidade.
Transcrição da apresentação:

Política Agrícola e Comércio Internacional Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia

Introdução O seguro agrícola é um dos instrumentos da política agrícola mais eficaz utilizado para minimizar os riscos sistêmicos oriundos de eventos climáticos que ocasionam prejuízos financeiros a agricultores. ¨Loyola (2010)¨

O seguro agrícola também tem coberturas específicas nas seguintes modalidades: seguro multirrisco: preveem cobertura para causas não evitáveis de perda de produção, em especial, e para os casos de clima adverso.

Seguro de granizo: cobre perdas provocadas por tempestades de granizo. A apólice padrão indeniza um valor de cobertura por unidade segurada, sendo aplicada uma dedução mínima.

Existe diferença entre seguro rural e seguro agrícola? Agricultores confundem seguro rural privado com programas de governo, principalmente o Proagro, destinado a pequenos e médios agricultores familiares para pagamento do custeio agrícola em casos de ocorrência de fenômenos naturais adversos, pragas e doenças que atinjam bens, rebanhos e plantações.

Diferença entre seguro rural e seguro agrícola é a seguinte: Rural – conjunto amplo de seguros dirigidos à agricultura e à pecuária; Agrícola – subdivisão do ramo de seguro rural, direcionado a culturas permanentes e temporárias.

Tipos de seguro agrícola Proagro: garante a cobertura dos financiamentos para custeio da atividade em caso de sinistro causado pela incidência de fenômenos naturais e em casos de incidência de pragas e doenças. Abrangência: pequenos e médios agricultores enquadrados no Pronaf e Pronap.

Seaf (Proagro mais): garantir parte da receita líquida esperada, além da cobertura relativa ao financiamento do custeio. Abrangência: agricultores familiares que possuem financiamento agrícola no Pronaf.

Garantia safra: indenizar por perdas na atividade agrícola. Abrangência: ação realizada no âmbito do Pronaf abrangendo agricultores familiares da área de atuação da Sudene especialmente no semiárido que sofre perda de safra por seca ou excesso de chuva.

Programa de subvenção ao prêmio do seguro rural: garante o pagamento pelo governo federal de uma subvenção ao produtor por meio de repasse direto a seguradora. Abrangência: cerca de setenta e oito tipos de culturas agrícolas, sete atividades pecuárias, atividades aquícolas e de florestas. Fundo mútuo: indeniza por perdas na atividade agrícola. Abrangência: casos específicos que variam entre cooperativas e associações de produtores.

Tipos de seguro agrícola mais procurados Seguro de custeio – cobre a despesa de custeio da safra, do preparo do solo à colheita. No caso de perda da produção, este seguro permite que o produtor tenha recursos para o replantio (se a indenização ocorrer em tempo hábil) ou, pelo menos, tenha condições financeiras para manter-se na atividade.

Seguro de produtividade física (sacas/ha) – cobre a perda de produção do agricultor. Ou seja, este seguro indeniza a diferença entre a produção em quantidade (sacas ou toneladas por hectare), estimada na contratação da apólice e a produção efetiva na colheita.

Seguro de renda (físico + preço) – cobre a perda de receita do agricultor por hectare cultivado. A perda de receita é a diferença entre a receita esperada e a receita realizada com a venda da produção. A receita esperada depende da produtividade da lavoura e também do preço do produto. Como ambos os fatores têm fortes oscilações, a receita esperada se baseia na produção futura pelo preço futuro do bem que vier a ser colhido.

Seguro de índice – cobre a perda de produtividade, associada a um indicador regional. A perda é estimada através de um índice que determina a quebra de produtividade (toneladas ou sacas por hectare) da região. A quebra é determinada pelo confronto das produtividades estimada e efetiva.

O seguro agrícola traz estabilidade econômica ao produtor rural e é indutor do desenvolvimento de tecnologia no campo. Ele colabora para a manutenção do emprego e protege a produção e a renda do produtor rural, equalizando o orçamento do Governo.

Seguro agrícola Sicredi Seguro agrícola que oferece proteção contra diversos eventos climáticos e indeniza as perdas de produtividade verificadas em relação à produtividade garantida pela apólice. Pode-se contratar o seguro até 30 dias após o plantio que ele cobre a produtividade da lavoura, e não apenas o custeio. Este é o SICREDI Seguro Colheita Garantida.

Sicredi Culturas Seguráveis: soja e milho. Eventos Climatológicos Cobertos: incêndio e raio, tromba d'água, ventos fortes e ventos frios, granizo, chuvas excessivas, seca, geada.

Sicredi Garantia Adicional por não Emergência: Garante proteção contra tromba d`água, chuvas excessivas e granizo, desde o plantio até a plantação atingir 15 cm de altura em, no mínimo, 70% da área onde inicia a cobertura obrigatória de produção.

Referências Bibliográficas agina.php?l=607#existe diferença agricola-e-oportunidade-para-o-mercado/ agricola-e-oportunidade-para-o-mercado/ edi/ edi/ agina.php?l=581#seguro agrícola