TÉCNICAS DE REDAÇÃO PARA A TV

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O PRONOME.
CRASE ORIGEM DA PALAVRA : CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Conselhos para melhorar a sua redação
Prof. Richard Brunel Matias
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
TEXTO.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
Gramática da Sapatilha
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Criação de anúncio.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Atualidades Entrevista de emprego.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
MPU -Prova Discursiva-
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
Transitividade Verbal
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Verbo Língua Portuguesa.
Termos essenciais da oração
O RE - SENTIMENTO.
INTERPRETE AS PERGUNTAS PENSE: O QUE ELAS PEDEM PARA VOCÊ RESPONDER?
Escola Estadual Silva Dourado
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Dicas para Apresentações
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Organizando o trabalho pedagógico
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Facilitadora: Marcela Alves
Concordância Verbal Professora France Lima.
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Uso da Crase.
Crase Professora France Lima.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
REDAÇÃO FORENSE Faculdade Dinâmica.
Crase. O que é? Crase é o fenômeno em que ocorre a fusão de dois sons vocálicos iguais num só. O acento que se coloca sobre o a chama-se acento grave.
FICHAMENTO.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
Uso dos sinais de pontuação Professor Marcel Matias.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Transcrição da apresentação:

TÉCNICAS DE REDAÇÃO PARA A TV TELEJORNALISMO I PROF. ILKA GOLDSCHMIDT

TELEJORNALISMO A televisão surgiu no Brasil na década de 50 e desde então está em constante transformação, provocada principalmente pelas novas tecnologias de produção e de transmissão. A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro de 2007 e marcou o início de um novo tempo. Nas emissoras, não apenas a redação como as ilhas de edição estão informatizadas. A edição linear é substituída pela não-linear e as fitas em pouco tempo serão peça de museu. Mas, até que ponto a tecnologia também transforma a linguagem na televisão? Essa é uma pergunta que devemos responder nos próximos anos, ao que tudo parece se não houver adaptações e inovações no jeito de se fazer e apresentar os programas televisivos, a televisão pode perder para a internet.

TELEJORNALISMO Muito além das novidades tecnológicas, o telejornalismo deve apostar na criatividade e inovar na linguagem, nos enquadramentos, nas edições, nos formatos dos programas. Em certo ponto percebe-se que alguns procedimentos antes proibidos no telejornalismo hoje são amplamente utilizados. Isso é bom, é sinal de que determinadas regras podem e devem ser transgredidas, desde que, no telejornalismo, a compreensão do conteúdo não seja prejudicada. Nesse sentido, as informações contidas neste manual devem ser encaradas como orientação e não como regra intransponível. Certamente algumas técnicas e conceitos dificilmente serão modificados e por este motivo devem ser compreendidos, mas o que deve prevalecer sempre é o conteúdo, a criatividade, a sensibilidade e, acima de tudo, o bom senso.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO - TJ 1) As frases devem obedecer à ordem direta, seguindo a regra gramatical: sujeito + verbo + predicado. Ex.: Representantes de entidades beneficentes participam de uma reunião com secretários municipais e empresários. 2) Prefira frases curtas, elas proporcionam clareza e compreensão do assunto. Mas, cuide para não deixar o texto fragmentado.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO - TJ 3) O texto deve ser preciso e conciso. Procure as palavras exatas e não use palavras em excesso. Ex.: A escola apresenta vários problemas que têm tornado as aulas inviáveis quando chove e prejudicado os alunos e professores. Prefira: As salas de aula estão com infiltração, o piso foi arrancado e o chão é de terra, os vidros estão quebrados e as goteiras inviabilizam as aulas em dias de chuva.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO - TJ 4) No telejornalismo o texto é escrito para ser falado ( pelo repórter ou apresentador) e ouvido (pelo telespectador). É importante, sempre, ler o texto em voz alta para evitar problemas de interpretação e estrutura de texto. 5) Respeite a pontuação,ela dá ritmo ao texto. Para uma boa narrativa/conversa é necessário pausa para respirar. 6) Não use palavras rimadas.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO - TJ 7) Use artigos. 8) Não utilize palavras difíceis, que não sejam usuais. 9) Termos técnicos e expressões usadas por especialistas de certas áreas precisam ser “traduzidos”. 10) Evite usar palavras estrangeiras. Quando for necessário, não deixe de dizer o que significam.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO - TJ 11) As siglas devem ser desdobradas, exceção feita para as mais conhecidas, como as dos partidos políticos e de alguns órgãos e instituições. No caso de desdobrá-las, dê primeiro a sigla, depois o que quer dizer. 12) Não tema repetir palavras. Repetir no texto de TV é importante para acentuar a informação e dar clareza à notícia. Jamais use “naquele órgão”, “a referida pessoa”, “a mesma” . Repita sim, só não exagere.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO - TJ 13) O singular é melhor que o plural. Facilita a leitura. Sempre que possível, use o singular. Ex.: o lixo (não os lixos). Lembre: a chuva dos últimos dias, nunca: as chuvas. 14) Evite redundâncias (velhas tradições, surpresa inesperada), lugares-comuns, clichês, chavões (cara-metade, ponto alto, luz no fim do túnel). 15) Entenda o que você está escrevendo: se vc não entender, ninguém entenderá.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO - TJ 16) Identifique no texto os elementos fundamentais da notícia: quem, que, quando, onde, por que, como. 17) Cada notícia deve ser completa em si mesma. Nunca imagine que o telespectador já conhece os antecedentes do fato, nem mesmo quando o assunto já tenha estado na ordem do dia durante semanas. 18) Não se deixe envolver pela linguagem dos documentos oficiais. 19) Nunca use um adjetivo simplesmente para embelezar a frase. Só use adjetivos quando for indispensável e tiverem o objetivo de completar a informação.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO - TJ 20)Os números podem ser arredondados, aproximados, a não ser que a exatidão do número seja a notícia. 21) É importante comparar grandes números com o dia-a-dia do telespectador para dar uma idéia mais clara do que eles representam. 22) Para informar hora/horários deve ser usada a forma mais comum. Exemplos: A reunião está marcada para às quatro horas da tarde (em vez de dezesseis horas). - A abertura dos jogos está prevista para às dez horas da manhã. - O evento inicia às nove horas da noite. (em vez de vinte e uma horas).

TÉCNICAS DE REDAÇÃO - TJ 23) É importante precisar o momento em que aconteceu o fato para ajudar no esclarecimento da notícia. Exemplo: Hoje de manhã, na manhã de hoje, hoje à tarde, na noite de ontem, amanhã pela manhã. 24) No texto os nomes próprios não precisam e não devem ser precedidos de senhor, senhora, doutor, doutora. 25) Na entrevista o repórter deve usar senhor/senhora.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO - TJ 26) Evite o tratamento íntimo com personalidades e também o excesso de cerimônia. É importante identificar as pessoas com os títulos, cargos ou profissões que possuem. Ex: O prefeito Manoel Santos dos Reis, o vereador Antonio Carlos Lemes, o advogado Gabriel Soares. 27) Localidades não muito conhecidas devem ser identificadas relacionando-as a cidades maiores ou capitais (lembrando sempre o alcance do telejornal). Ex: Maravilha, a 80 quilômetros de Chapecó.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO - TJ 28) Sempre que se referir a uma cidade brasileira, diga também o nome do Estado. Quando se tratar de distrito, deve-se dizer o nome do município a que pertence. No caso das cidades estrangeiras, nunca deixe de dizer o nome do país. 29) Evite, na medida do possível, a expressão aqui se referindo a uma cidade e não a uma rua ou prédio. Ex: Aqui, em Chapecó (no caso de matéria local que é gerada em Chapecó mesmo).

TÉCNICAS DE REDAÇÃO - TJ 30) Os pronomes possessivos podem provocar situação de ambigüidade em televisão. Portanto, elimine o seu, sua e adote o pronome dele, dela. Exemplo: Na polícia o motorista provou que o carro era dele (em vez de: que o carro era seu). 31) As citações devem ser anunciadas. Exemplo: O governador do Estado declarou à imprensa que “o governo não vai atender às reivindicações dos professores em greve”. 32) Continua é uma palavra proibida para começar uma notícia. Tudo o que continua já não tem impacto e não é notícia. Dê o que tiver de novo no dia se você tiver que voltar ao assunto.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO - TJ 33) Evite dizer esposo, esposa ou senhora para designar relação conjugal. O coloquial é dizer simplesmente marido, mulher. 34) Não confunda o demonstrativo este com o demonstrativo esse. Este é o que está próximo. Esse é o que está distante. Isto é fundamental em um veículo demonstrativo como a televisão. 35) Procure, sempre que puder, usar os verbos no presente do indicativo ou no futuro composto. É melhor dizer “O prefeito viaja amanhã” do que dizer “O prefeito viajará amanhã”. Ou então: “O vereador vai dizer, na semana que vem, se é candidato” em vez de: “O vereador dirá, na semana que vem, se é candidato”.