A instituição escolar e a violência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

DOCENTES DO NRE ITINERANTE – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA ANO 2010
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Escola Municipal Professor Antonio Lopes Lins
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
^. VIOLÊNCIA O QUE É VIOLÊNCIA? Vem do latim vis=força; É uma força(ação destrutiva) se exerce contra uma pessoa ou coisa; Coisificamos o outro cada.
15 DE SETEMBRO DE 2011 E.E.SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO
DOCENTES DO NRE ITINERANTE – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA ANO 2010
Parte II VIOLÊNCIA na FAMÍLIA.
PROJETO: DIA ESTADUAL DA CONSCIENTIZAÇÃO,PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING NAS ESCOLAS.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
RESPEITO À DIFERENÇA EVITA O BULLYING
VITIMIZAÇÃO: VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
^ ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET. Projeto: Escola patrimônio professora: Amanda Nery.
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Bullying.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL.
Isolamento Social.
Violência Familiar.
ESCOLA DE PAIS Pauta: Apresentação: Bullying Espaço Aberto: Participação dos Pais e Responsáveis Vídeo: Felicidade – Içami Tiba Dinâmica: Centro das Atenções.
VIGILÂNCIA DA VIOLÊNCIA
Bullying Escola secundária de S. Pedro da Cova Trabalho realizado por:
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
BULLYING - ligue o som -.
Seminário Tema: VIOLÊNCIA.
TRÍADE ESCOLAR Chamo de tríade escolar os três pilares que formam uma escola, eles tem o mesmo grau de importância para que uma escola seja um lugar do.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ
PROJETO ANTI-BULLYING
VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS
Bullying, isso não é brincadeira!
Campanha Contra o Bullying
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Bullying Trabalho realizado por: André Duarte nº1 Theodora nº25
CAMPANHA CONTRA O BULLYNG
CARACTERÍSTICAS COMUNS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES MALTRATADOS
A Igreja Mundial Adventista do Sétimo Dia, também tem se preocupado com este assunto, e procurado dar a sua participação. A Ênfase é assegurar que cada.
O que é Bullying?.
Desenvolvimento: Luiz Carlos
O que é o Bullying? Onde o Bullying ocorre?
Professora Roseli Candida Leite
Trabalho de sociologia.
Violação dos direitos da criança
Pesquisa dos casos notificados em 2011 (Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema)
Escola Secundária da Ramada
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Uma ameaça a dignidade humana
Bullying.
INICIATIVA DO MANDATO DA DEPUTADA ESTADUAL BETH SAHÃO (PT) APOIO: Liderança do PT na Alesp 15 de maio de 2013.
BULLYING O QUE E ???.
BULLYING Marta de Sousa Vasconcelos Sá. Bullying BULLY: valentão, tirano, mandão, brigão. BULLYING: conjunto de atitudes de violência física ou psicológica,
BULLYING O preconceito a ser evitado.
A VIVÊNCIA DOS ADOLESCENTES EM RELAÇÃO AO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE TUBARÃO-SC, (Art. 170), Ciências Humanas. BARBOSA,
BULLYING.
Cinara Mateus Réus Clemes Bolsa do Ar. 170 Psicologia - Araranguá
Fenômeno Bullying: a prevenção começa pelo conhecimento
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Psicologia Aplicada ao Direito Prof.ª Carla Bittencourt Lorusso
Quando a brincadeira perde a graça...
Ano Lectivo 2009/2010 Bullying nas escolas.
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
Semana da Cidadania 2011.
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
VIOLÊNCIA.
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Ciências Humanas/ Linguagens e Artes.
Transcrição da apresentação:

A instituição escolar e a violência Aula : 03 2ª Unidade

Tipos de Violência – Enfrentada por Crianças e Adolescentes Violência Física uso da força ou atos de omissão praticados pelos pais ou responsáveis, com o objetivo claro ou não de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros e tapas, agressões com diversos objetos e queimaduras causadas por objetos .

Violência Psicológica rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito e punições exageradas são formas comuns desse tipo de agressão, que não deixa marcas visíveis, mas marcam pelo resto da vida . Violência Sexual - Abuso Sexual abuso de poder no qual a criança ou adolescente é usado para gratificação sexual de um adulto, sendo induzida ou forçada a práticas sexuais com ou sem violência física.

Exploração Sexual meio pelo qual o indivíduo obtém lucro por conta da prostituição de outra pessoa. Negligência e Abandono ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para seu desenvolvimento.

Violência na Escola Preocupação Mundial – independe da condição social do indivíduo. Pesquisa em 2008 feitas com 12 mil estudante em 06 estados 84% apontam suas escolas como violenta . A violência escolar tem numerosas causas e conseqüências. Ao lidarmos com questões de violência utilizando violências ainda maiores, com medidas exclusivamente punitivas, estaremos adiando a questão e camuflando seus efeitos, para que mais tarde tudo volte à tona. Áurea Guimarães (1996)

O que fazer? Informar e conscientizar todos os atores acerca dessa violência na escola e esclarecer os seus direitos. Estabelecer regras claras dentro da escola sobre o comportamento do aluno através do diálogo, do incentivo ao aluno e nunca usar a Repressão. Mostrar que cada aluno pode ajudar com estratégias para a melhoria da sua escola. Incluir os alunos que são vistos como diferentes por colegas,direção e professores nas atividades,dando a eles responsabilidades.

Buscar construir uma relação de confiança entre o aluno e a escola para que ele possa procurar a escola quando sentir necessidade. Trabalhar com a família ,ou membro responsável pelo aluno verificando se existe uma violência dentro desse espaço.

Bullying Atitudes agressivas (físicas ou verbais) , intencionais e repetitivas que ocorrem sem uma motivação evidente,adotada por um ou mais estudantes contra outro(s) causando dor, angustia, sofrimento, executada em relação de poder desigual. Termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica praticado por um “bully” (valentão). Brasil estudos a partir de 1990. Vítimas não comunicam o que está ocorrendo por vergonha ou por achar que nada vai ser feito.

Características que interferem nas escolhas das vítimas Etnia Orientação Sexual Fragilidade Deficiência Desigualdade Social Crianças e adolescente que sofrem no contexto familiar. Obesos.

Sintomas apresentados por Crianças e Adolescentes que sofrem com Bullying Perda da auto-estima Ato grau de ansiedade Adoecimento psicossomático Baixa frequencia escolar Abandono escolar Agressividade