Escola Secundária José Loureiro Botas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
Advertisements

Plano de Prevenção e Emergência
Nome da escola + logotipo Nome dos alunos, turma e ano letivo
A SEGURANÇA RODOVIÁRIA EB1 MEIOS 2005 / 2006.
PLANO DE SEGURANÇA INTERNO
Plano de ação emergêncial
Vamos recuar no tempo ... Lisboa … 1 de Novembro de 1755 …
Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil
Sismos.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Câmara Municipal de Felgueiras
S i s m o s.
O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre.
Plano de Prevenção e Emergência
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
A Higiene e Segurança no Trabalho
Escola Básica 2.3 de São Gonçalo Plano de Prevenção e Emergência
CONHECER PARA PREVENIR
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Escola Secundária Jaime Moniz
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
Plano de Emergência em acção
PLANO DE EMERGÊNCIA E DE EVACUAÇÃO
Catástrofes Naturais.
Colégio Senhor dos Milagres
A Moça das Maçãs.
Projecto “Escola Segura”
L U I S R U I V O APRESENTA Com o apoio:.
Segurança na Escola.
Tremores em Montes Claros
NÃO SABEMOS QUANDO VÃO OCORRER OS TERRAMOTOS Faça circular esta informação. Podemos salvar muitas vidas em caso de terramoto. Avance com “clicks” do rato.
COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL DE SÃO GONÇALO
SISMOS Saiba como actuar.
Durante um sismo pode ocorrer:
Incêndios na Escola. Os incêndios podem ser assustadores, mas se souberes agir e mantiveres a calma tudo será muito mais fácil. Contamos Contigo!
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
O que são sismos? Os sismos são movimentos bruscos da superfície terrestre resultantes da libertação súbita de energia numa zona de rutura na litosfera.
Plano de ação emergêncial
A Marca de Amor.
O QUE FAZER CASO VOCÊ SE DEPARE COM UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO:
Marcelo Kressin Técnico em Segurança do Trabalho
Faz para ver o que já sabes
Formação Cívica Regras básicas.
USO CORRETO DE ELEVADORES
Proposta de metodologia a adotar pelo Diretor de Turma com os seus alunos: 1. Apresentação aos alunos do PowerPoint “Plano de Emergência Interno” e debate.
Jogo sobre inundações Vem jogar para aprenderes !!
Atletismo Salto em comprimento.
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
ATLETISMO REVEZAMENTO.
Informações sobre as atividades a realizar no domínio da segurança
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Guião de Procedimentos para Exercício de Evacuação total ou parcial (GPEE_ESVN) Escola Secundária Vitorino Nemésio.
O dia 13 de outubro, Dia Internacional das Catástrofes, costuma ser assinalado com a realização do exercício público de prevenção do risco sísmico A TERRA.
BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL CLUBE PROTEÇÃO CIVIL Normas de Evacuação 1 Clube de Proteção Civil.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
ESCOLA SECUNDÁRIA DO CARTAXO SEGURANÇA NA ESCOLA Na escola podem ocorrer situações de risco, como por exemplo: incêndios, ameaças de bomba ou sismos.
6º Grupamento de Bombeiros de Nova Friburgo
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Comando de Bombeiros de Área – CBA SERRANA.
Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo
EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO SEGURANÇA Saudação Caros colegas, aqui estão reunidas um conjunto de informações essenciais para o bom desempenho das nossas funções,
Plano de Emergência Interno ESTG - Leiria
K4 Riscos e proteção das populações CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
Plano de Prevenção e Emergência
INSTRUÇÕES GERAIS DE EVACUAÇÃO
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
Transcrição da apresentação:

Escola Secundária José Loureiro Botas

Todas as escolas têm um plano de evacuação que é utilizado em caso de incêndio. Em situações destas é normal ficarmos em pânico sem saber o que fazer, é então importante conhecermos o plano de evacuação e saber como nos devemos comportar.

Plano de evacuação 1ºpasso O sinal de alarme é constituído por um toque contínuo (sirene).

2ºpasso Ao ouvires o sinal de alarme, mantêm-te calmo e segue as instruções do teu Professor e/ou dos funcionários.

3ºpasso Não te preocupes com o material escolar; deixa-o como estiver mas leva a mochila.

4ºpasso O delegado de turma – Cerra-fila, dirige-se à porta da sala, abrindo-a e mantendo-a aberta até à saída do último aluno, seguindo então atrás do último.

5ºpasso Sai da sala em fila indiana seguindo o percurso de evacuação. Não corras e mantém o silêncio.

O sub - delegado de turma - Chefe de fila -segue à frente da fila. 6º passo O sub - delegado de turma - Chefe de fila -segue à frente da fila.

7º passo Não pares na porta da saída e de mais acessos: estes devem estar livres.

8º passo Não voltes atrás.

9º passo Dirige-te para o Ponto de reunião situado no campo de jogos, onde se encontra sinalizado o local da tua turma e mantém-te junto ao teu professor e Delegado de turma, para se apurar que não falta ninguém.

Aguarda aí, ordeiramente, novas instruções. 10º passo Aguarda aí, ordeiramente, novas instruções.

11º passo Em caso de ordem de regresso à sala de aula, todos devem seguir o mesmo percurso em sentido inverso.

No local de reunião Ponto de encontro Os professores devem: Reunir os alunos por turma e contá-los. Os alunos devem: Permanecer no Ponto de Encontro. Não abandonar o local sob qualquer pretexto e sem a devida autorização.

Escola Secundária José Loureiro Botas Simulacro em Sismo

O que esperar em caso de SISMO O primeiro indício de um Sismo de grandes proporções poderá ser: Um tremor ligeiro perceptível pela oscilação de objetos suspensos e pelo abanar de objetos em prateleiras; Um “bang” violento, semelhante à passagem de um avião supersónico; Um ruído surdo e prolongado, que poderá ser bastante alto.

O QUE FAZER DURANTE O SISMO No interior do edifício: Não tentar sair do edifício; Não deves tentar sair pelas janelas: Deves afastar-te de janelas e painéis de vidro; Deves afastar-te de armários, prateleiras, objetos pesados e outro mobiliário que possa cair; Não deves aceder às varandas; Não deves utilizar elevadores (Se existirem).

O RUÍDO QUE ACOMPANHA UM SISMO PROVOCADO PELOS OBJETOS A CAIR, VIDROS A QUEBRAR, ALARMES DE INCÊNDIO QUE DISPARAM, PORTAS A BATER E PAREDES A RACHAR PODE PROVOCAR ENORME TENSÃO. O RUÍDO SERÁ ASSUSTADOR, MAS UM POUCO MENOS QUANDO É ESPERADO.

O que fazer em caso de sismo? · Manter a calma. · Dirige-te para o local seguro, ombreiras de portas, cantos de salas, debaixo das mesas. · Ajoelha-te e protege a cabeça e os olhos com as mãos. · Afasta-te de janelas, ou outro objeto que possa cair. · Nunca utilizes os elevadores. · Afasta-te de edifícios altos, postes elétricos ou outros

O que fazer depois de um sismo O que fazer depois de um sismo? · Teres atenção a novas réplicas ( As Réplicas são Sismos mais pequenos que ocorrem depois do principal). · Não acendas isqueiros ou fósforos, pode haver fugas de gás. · Dirige-te para um local aberto, podem estar coisas a/ou para cair. · Corta a eletricidade, gás e água de imediato. · Não toques em nada que esteja em contacto com fios elétricos.

Sinal de alarme Se houver uma SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA na tua escola será acionado um sinal de alarme. SISMO —som forte constituído por três toques INCÊNDIO —som forte e contínuo.

Ao ouvires os três toques de sinal de alarme, mantém-te calmo e segue as instruções do teu Professor e/ou dos funcionários.

Coloca-te debaixo das mesas protegendo a cabeça e o pescoço com os braços, conta até 50 segundos e depois segue em fila indiana, sempre junto à parede atrás do subdelegado de turma. O delegado de turma segue em ultimo lugar.

Chefe de Fila e cerra fila Cerra Fila - A coordenação é feita por ambos; Chefe de Fila é o primeiro a sair e o professor o último, certificando-se que nenhum aluno ficou na sala.

Material escolar Em caso de evacuação urgente não te preocupes com o MATERIAL ESCOLAR. Deixa-o sobre as carteiras e sai.

Saídas Segue o percurso de evacuação

Fila Indiana Sai em FILA INDIANA, sem corridas mas em passo apressado e encostados à parede.

Sinaleiro Nos pontos críticos (escada e saídas) haverá um SINALEIRO. Segue sempre as suas instruções. Não pares nas saídas.

Ponto de encontro/Local de reunião Em caso de evacuação, a Escola tem um LOCAL DE REUNIÃO (Campo de Jogos e zona poente contigua a este espaço) combinado para onde te deves dirigir. Ao chegares ao PONTO DE ENCONTRO segue para o LOCAL DE REUNIÃO.

Mantém-te no local de reunião Deves manter-te sempre no LOCAL DE REUNIÃO enquanto os professores conferem o número de alunos e até serem dadas outras instruções pelo professor ou pela Diretora do Agrupamento

Em zonas de circulação ou onde não haja possibilidade de te cobrires Refugia-te junto de pilares, sob vigas e vergas de portas ou junto de uma parede interior, ajoelha-te, coloca a cabeça junto aos joelhos, aperta as mãos firmemente por trás do pescoço e protege os lados da cabeça com os cotovelos.

Regresso à sala de aula: O regresso à sala de aula é feito seguindo o mesmo percurso em sentido inverso, depois da ordem dada pelo professor ou pelo responsável do simulacro.