Implementação Orientada a Objetos – Aula 09 Pacotes Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes 2013-02.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JAVA Orientação a Objetos
Advertisements

Programação orientada a objetos
Programação Orientada a Objetos*
Reflexão Marco Antonio Arquiteto de Software Novembro/2007.
Modificadores Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Atualizado em Novembro/2008.
Capítulo 1 Introdução.
Aula Teste INFNET terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Programação orientada a objetos
Projeto de Sistemas de Software
Java: Pacotes e Modificadores de Visibilidade
Java: Pacotes e Modificadores de Visibilidade
Wagner Santos C. de Jesus
Treinamento no GRADEp HelloWorld Args. Slide 2 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - julho 2005 HelloWorld e Args Autoria Autora.
Revisão da Linguagem C.
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Introdução a Programação JAVA
Paradigmas de Linguagens de Programação Paradima da Programação Orientada à Objetos Professor: Armando Hage Belém-2008.
CRIANDO OBJETOS EM JAVA
Tipos Agregados Homogêneos e Listas
Programação Orientada a Objetos com Java
JAVA Linguagem Ambiente de Desenvolvimento
METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala 1.
Programação I Aula 2 (Métodos)
Linguagem técnica de programação I Java
Linguagem de Programação JAVA
1 Introdução a C# Sharp Shooters.NET Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Recife, 15/08/2002 Autor: Marden Menezes Costa.
LPII Professora Lucélia. Pacotes Um pacote em Java é um diretório onde ficam armazenadas uma ou mais classes. Geralmente as classes com a mesma afinidade.
Aulas 2 e 3 – Java – Prof. Marcelo Heitor # O método main e argumentos na linha de comando; # Fluxo padrão de entrada e saída; # A classe JOptionPane;
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani )
Wagner Santos C. de Jesus
Profa. Patrícia A. Jaques
Programação Orientada a Objetos - Java
Implementação Orientada a Objetos – Aula 03
Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da Profa. Denise Bandeira.
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Java Kickstart, day 2 Semelhanças com linguagem C.
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Construtor é bloco declarado que é chamado no momento em que o Objeto é criado (instanciado). Todas as classes.
Implementação Orientada a Objetos – Aula 05 Construtores e sobrecarga de métodos Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
Análise Léxica Prof. Alexandre Monteiro
Estrutura de Controle em JAVA
Implementação Orientada a Objetos – Aula 06 Conversão de tipos e métodos estáticos Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
Herança e Arquitetura em camadas
Certificação Marco Antonio. Introdução A compreensão desse capítulo é muito importante pois trata de um assunto essencial em qualquer linguagem de programação,
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
RMI Objetos Distribuídos Luiz C. D´oleron SCJP
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Factory.
POO - I PROF.: JEAN CARLO MENDES
Introdução Sintaxe Básica da Linguagem JAVA
© Copyright 2008 Algoritmos e Estruturas de Dados 1 IF672 - Algoritmos e Estruturas de Dados CIn - UFPE Adriana Libório Fernandes Lins Arthur Cavalcanti.
Associação. 2 Desafio – Aula class Aluno { 2. private String nome; 3. private float nota; 4. public Aluno(String nome, float nota){ 5. this.nome.
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
Implementação Orientada a Objetos – Aula 03 Atributos e Encapsulamento Prof. Danielle Martin/ Marcia Bissaco Universidade de Mogi das Cruzes
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Implementação Orientada a Objetos – Aula 07 Agregação e composição de objetos Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
1 Programação – JAVA Unidade - 4 Arrays e Strings Prof. Aparecido V. de Freitas Mestre e Doutorando em Engenharia da Computação pela EPUSP.
Implementação Orientada a Objetos – Aula 04 Métodos, parâmetros e retorno Prof. Danielle Martin/Marcia Bissaco Universidade de Mogi das Cruzes
Padrões de Projeto de Criação Padrões de Projeto Orientados a Objetos Prof a. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes.
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Carlos Marques
Java Básico Lab Ruddá Beltrão | Cristian Costa.
Polimorfismo com Interfaces Pacotes em Java Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Prof. Tiago Massoni (Slides Originais) Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB.
IDENTIFICAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS Nesta atividade devem ser definidos os relacionamentos entre as classes Podem ser representados pela: – associação, –
Laboratório de Computação Aula 06 e 07 – Implementação de classes Prof. Fábio Dias
CONSTRUINDO CLASSES Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java)
Implementação Orientada a Objetos – Aula 02 Introdução ao Java Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes.
Transcrição da apresentação:

Implementação Orientada a Objetos – Aula 09 Pacotes Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes

Pacotes A linguagem Java permite a criação de pacotes (packages) para organização dos arquivos de código fonte; Pacotes são diretórios (pastas) onde as classes são armazenadas; Ter todas as classes de uma aplicação em um único diretório pode aumentar a complexidade e dificultar a manutenção, se a aplicação for grande; Classes que referenciam classes em diferentes pacotes precisam importá- las, usando o comando import; Classes localizadas no mesmo pacote não necessitam ser importadas; Para identificar que a classe será compilada em um pacote específico, usa- se o comando package.

Pacotes do Java A biblioteca do Java é organizada em pacotes, sendo que a hierarquia inicia sempre com os pacotes java e javax; –Ex: java.util, java.lang Alguns pacotes padrão do Java: –java.lang – classes fundamentais –java.util – utilitários –java.io – classes para entrada e saida de dados –java.net – classes para conexão de rede TCP/IP Classes do pacote java.lang são importadas por padrão: –Double, Integer, Long, String, StringBuilder, System, etc… As demais classes do java precisam ser importadas no código. –Ex. import java.util.Scanner; Para importar todas as classes de um determinado pacote, pode-se fazer: (cuidado!) –import java.util.*;

Exemplo de Pacotes package model; public class Cliente { //código da classe Cliente } package model; public class Compra { //código da classe Compra } package model; public class Produto { //código da classe Produto } package util; public class FormataData { //código da classe FormataData } A estrutura de pacotes acima foi criada para organizar as classes do código fonte. As classes que estão dentro de pacotes usam o comando package para identificar o pacote.

Exemplo de Pacotes import model.Cliente; import model.Produto; import model.Compra; import util.FormataData; public class AplicacaoLoja { public static void main(String[] args) { Cliente novoCliente; novoCliente = new Cliente(); novoCliente.setNome(“Carla”); Produto prod = new Produto(3, “camiseta”, 39.9); Compra novaCompra = new Compra(); novaCompra.setData(FormataData.formata(31,10,2013)); novaCompra.setCliente(novoCliente); novaCompra.setQuantidadeProdutos(1); novaCompra.addProduto(prod); if (novaCompra.finalizar()) { System.out.println(“Compra realizada com sucesso”); } else { System.out.println(“Erro ao finalizar compra”); } A estrutura de pacotes acima foi criada para organizar as classes do código fonte. A classe AplicacaoLoja deve importar as classes que estão dentro de pacotes para utilizá-las.