Desafios Profissionais e Protagonismo do Jovem Engenheiro Sindicato dos Engenheiros / SP – NOV/15 Farmacêutica Júnia Dark Vieira Lelis Diretora do Sindicato.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
O QUE É A PASCOM?.
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO POPULAR: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO O texto como autoria e construção.
Secretário Nacional de Juventude
Economia da Informação
Gestão Estratégica para ONG’s
TEMA Jovem, qual é tua luta?.
1998 Começa a tramitar um projeto de lei para um plano de carreira para os servidores do CEETEPS; O projeto: não atendia as reivindicações salariais retirava.
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
Fabiano André Vergani
Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba -SIFEP-
Uma nova metodologia para uma nova escola
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
A necessária organização da categoria profissional
Desenvolvimento Comunitário
Querido(a) Colega, Você sindicalizado(a) Sinsjustra! É com muita alegria que nós colegas da CHAPA: A FORÇA DO SINSJUSTRA É VOCÊ! estamos aqui, nesta oportunidade,
Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
A importância da Comunicação no cooperativismo
Sistemas de informação em planos de saúde: rede credenciada, usuários e ANS André Junqueira Xavier.
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
CENÁRIOS DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO NO BRASIL 18º Congresso Mineiro de Recursos Humanos 8 de maio de 2014 – Belo Horizonte/MG.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Evangelização da Juventude Desafios e Perspectivas Pastorais
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
SEMINÁRIO DOS JOVENS TRENTINOS
ORGANIZAÇÃO SINDICAL.
1ª Reunião de Diretoria 17 de maio de A Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio grande do Sul - Federasul - é uma entidade de.
RELATÓRIO DAS AÇÕES DE AÇÕES REALIZADAS EM 2012 ORGANIZAÇÃO I- Regularidade de reuniões ordinárias de direção Não foi possível manter a regularidade.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
“SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA:
Secretaria de Estado Extraordinária
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
I Encontro Municipal da Juventude da Calheta 24 de julho 2015 Centro das Artes – Casa das Mudas.
 A organização dos serviços em cada ramo de atividade L'organizzazione di servizi in ogni area di attività L'organizzazione di servizi in ogni area di.
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
MOBILIZAÇÃO CONGRESSO Debate incidindo na sociedade Mobilizar em combinação com nossas responsabilidades políticas, cujo foco é o projeto 2014 Incidir.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Prontuário Eletrônico - Histórico, Conquistas e Tendências.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
Reunião em ASSOCIADOS / SINDICALIZADOS DEZEMBRO / ,59% DEZEMBRO / ,51% ABRIL / ,73% FEVEREIRO / ,50% FEVEREIRO/2015.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O JOVEM ENGENHEIRO Mariles Carvalho.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
BALANÇO 2015 FIM DE UM CICLO E INÍCIO DE UMA NOVA FASE PARA A FITMETAL.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
O PAPEL DO DELEGADO DE BASE NA CONJUNTURA ATUAL. DIRETORIA DO SIMPERE COMPOSTA POR 30 MEMBROS.
Apresentação Outubro/2010. Do nascimento A rede de Mulheres da Uni no Brasil foi criada em 2005, após várias tentativas anteriores. Em 2004, durante a.
CONTEXTO PROBLEMAS Necessidade de uma urgente e profunda reestruturação sindical frente aos novos objetivos do Mov. Sindical da A.L. 1. Ampliar a representatividade.
PLAN DE TRABAJO BRASIL Martinho Conceição Coordenador da Secretaria Nacional de Formação da CUT Ana Paula Melli Coordenadora Pedagógica da Esc.Sindical.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Filiado à.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL EM 2013 André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
ANDRÉ SANTOS & ROGÉRIO SAMPAIO Comunicação Sindical.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da CNPL.
Formação Sindical Para Negociação Coletiva Negociação Coletiva e Salários no Contexto da crise: o caso brasileiro.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
O DESAFIO DO MOVIMENTO SINDICAL PARA A PRÓXIMA LEGISLATURA – 2015/2019 André Santos André Santos, Jornalista, Assessor do DIAP e Especialista em Política.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Desafios Profissionais e Protagonismo do Jovem Engenheiro Sindicato dos Engenheiros / SP – NOV/15 Farmacêutica Júnia Dark Vieira Lelis Diretora do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais Diretora da Federação Nacional dos Farmacêuticos O Jovem e o Movimento Sindical

Formei e Agora? Momento de medo e ansiedade pelo Futuro Extrema alegria Pós-Graduação Mercado de Trabalho Formal Conselho de Classe

A Importância dos Sindicatos Frente à Atual Conjuntura

Cenário complexo e desafiador Defender a classe trabalhadora é... PL 4330 Terceirização Ajuste Fiscal Impacto nas negociações coletivas Aumento do desemprego Congresso conservador Retrocesso nos direitos humanos

Quem é esse jovem? Extremamente conectado Com pouca formação e/ou aversão a política Desconhece a história das conquistas trabalhistas Não possui cultura sindical Ansioso por uma vida digna Exposto à violência Individualista e tecnicista

O Jovem e o Movimento Sindical Dificuldades e Desafios Desconhecimento da existência do Sindicato Distância do Sindicato / Interior Dificuldade de renovação/Chapa/salário Individualismo Responsabilização Comunicação (Linguagem sindical) Falta de diálogo com os jovens / Juventude não é pauta do Sindicalismo Mais profissionais no mercado e menos sindicalizados A Grande Mídia e a criminalização dos sindicatos e dos movimentos sociais (momento de desacreditação)

Individualismo: Um desafio a ser superado

Estratégias para atrair os Jovens Assembleias /pauta de reivindicações online Repaginar velhos jornais e panfletos Criar site e perfil nas redes sociais e fazer manutenção Boletim Informativo Eletrônico Comunicação via WhatsApp

Outras Estratégias para atrair os Jovens Visitas as universidades/Aumentar o contato com a graduação Criar e Fortalecer a Secretaria da Juventude (22% não são ocupadas por jovens) Promover eventos Sindicais específicos para jovens Melhorar a comunicação Implantação de programas e serviços para os jovens Isenção da primeira sindicalização

OBRIGADO!!! “SER JOVEM E NÃO SER REVOLUCIONÁRIO É UMA CONTRADIÇÃO GENÉTICA” ALLENDE